No distante ano de 1975, os Avengers passavam por um período de intensas mudanças, com a Scarlet Witch a aprender feitiçaria junto de Agatha Harkness e Steve Rogers a desistir da sua identidade como Captain America para passar a agir como Nomad.


 


 Os Avengers deslocam-se ao Vietnam para enterrar os resto mortais de um dos seus membros, Swordsman, caído em combate contra Kang nas páginas de Giant Size Avengers #2 (Vol 1), de 1974, quando eis que o vilão ataca novamente.

 Resgatado do fluxo temporal por Immortus enquanto enfrentava a uma versão alternativa sua, a do Faraó Rama-Tut, Kang vai trair e aprisionar o seu salvador, usando a sua tecnologia para criar a Legion of The Unliving, composta por indivíduos que em 1975 se encontravam falecidos. 

São eles: o Monstro de Frankenstein, o Baron Zemo original, The Ghost, Midnight, Wonder Man e o primeiro Human Torch. Raptando os Avengers (Thor, Iron Man, Hawkeye, Mantis e Vision) e separando-os, Kang lança a sua Legion contra os estes na expectativa de finalmente os conseguir vencer. 

De salientar que os membros da Legion lutam pelo prémio de regressarem definitivamente ao mundo dos vivos. 


  

Thor encontra-se com o Monstro de Frankenstein e apercebe-se, depois de um breve confronto, que este não deseja lutar, pelo que o deixa partir em paz. 

Contudo, de todos os Avengers presos neste labirinto temporal, Thor é o mais afortunado. 

Vision é perseguido e gravemente danificado pelo Ghost*, enquanto que Iron Man é morto no seu duelo com o Human Torch. 


 


Mantis, a única dos Avengers que Kang pretendia capturar viva por ela ser a Celestial Madonna (supostamente a mulher cujo rebento será o ser mais poderoso do Universo), derrota com facilidade Midnight, mas perde de vista Vision, levado pelo Monstro. 

Este último leva-o não a Kang, pois o prémio de nova vida não era algo que o seduzisse, mas antes a Human Torch. 

A ligação entre os dois homens artificiais faz com que o Torch use as suas chamas para reactivar o Vision, devolvendo-o à plena força.

 Entretanto Kang e Wonder Man cruzam-se com um Thor bastante revoltado com a morte de Tony Stark. 


 


Contudo a fúria do Deus do Trovão é parada pelo imenso poder físico de Wonder Man. 

A chegada de Vision permite virar a balança a favor do Asgardiano.

 O sintozóide derrota Wonder Man, ao passo que Thor imobiliza Kang. Immortus e Rama-Tut são libertos por Hawkeye, com o primeiro a reduzir Baron Zemo a nada mais que pó. 

Com os ventos a soprarem contra si, Kang foge de volta para o fluxo temporal. Immortus restaura os falecidos e devolve os membros da Legion, com excepção do Human Torch, aos seus respectivos períodos temporais.

Os acontecimentos aqui descritos tiveram lugar nas páginas de The Avengers #131-132 (Vol 1) e Giant Size Avengers #3 (Vol 1).


* Não o inimigo de Iron Man, mas antes o fantasma de um pirata holandês que atormentou Silver Surfer durante a sua primeira estadia na Terra.