Batman e Drácula: Red Rain é uma comic de 1991, publicada na linha Elseworlds, que explora as diferentes realidades alternativas do Universo DC, sendo escrita por Doug Moench e desenhada por Kelley Jones.

A nossa história começa como qualquer boa aventura relacionada com vampiros deveria começar, isto é, com a polícia e Batman a investigarem uma série de misteriosos homicídios em Gotham nos quais as vítimas surgem desprovidas de sangue.

A ideia de vampiros circula no ar e embora Batman não a assuma como realidade, não exclui de todo essa possibilidade.

Atormentado com estranhos sonhos, os quais são cada vez mais vividos, o Cavaleiro das Trevas vai ter um encontro fortuito com um dos homicidas, sem ser no entanto bem sucedido na sua captura.

A mulher que o atacou era feroz, rápida e inumanamente forte. Incapaz de a parar, Batman regressa à Mansão Wayne.


 


Com os seus sonhos, nos quais é mordido por uma vampira, a se mostrarem cada vez mais frequentes e realistas, Batman decide consultar uma especialista em vampirismo, de forma a saber aquilo com que estava a lidar.

Reunida a informação necessária e sabendo agora que um vampiro renasce três dias após a sua morte, Wayne dirige-se ao cemitério onde se depara com o pior dos cenários.

As sepulturas das vítimas dos homicídios estão abertas e pior, foram abertas por dentro…

Descendo ao sistema de esgotos de Gotham, Batman encontra um cenário de horror. 

Aos inúmeros corpos amontuados junta-se um cheiro nauseabundo e a água de cor carmesim.


 


 Não tarda até que Batman se aperceba de que está cercado por vampiros sedentos de sangue.

 Sem grande hipótese de fuga e incapaz de se bater contra tantos, Batman é salvo pela intervenção de um outro grupo de vampiros liderados pela benevolente Tanya, precisamente a mulher com a qual o Cavaleiro das Trevas sonhava todas as noites. 

A chegada das forças de Tanya permitem virar a corrente a favor do Cavaleiro das Trevas, mas apenas momentaneamente, pois o líder dos vampiros homicidas finalmente revela-se. 

Ele é Drácula, o primeiro dos vampiros e o mal incarnado que agora ameaça transformar Gotham na sua capital dos mortos-vivos.

 Como senhor de todos os vampiros não é difícil para Drácula assumir controlo sobre Tanya e força-la a ela e aos seus aliados a cometerem suicídio. 

Isto apenas não se torna realidade porque Batman intervém e confronta Drácula directamente. 


 


Contudo o senhor das trevas é demasiado forte e depressa Batman vê-se gravemente ferido e a esvair-se em sangue. 

Desesperado o herói faz o símbolo da cruz, com o seu próprio sangue, numa das paredes rochosas do túnel e aguarda pacientemente pela chegada do Sol, negando a Drácula o seu prémio. 

Tanya leva um exausto Bruce Wayne de volta à mansão, onde Alfred trata dos seus ferimentos. 

É também nessa altura que Tanya revela que tem estado a partilhar algum do seu sangue amaldiçoado com Bruce de forma a torna-lo forte o suficiente para vencer Drácula. 

 A própria Tanya revela que já serviu o senhor das trevas, contudo assim que se apercebeu do seu nível de maldade, o feitiço que este detinha sobre a sua mente evaporou-se e Tanya libertou-se da sua influência.

 Foi nessa altura e depois de conseguir vencer a sua sede por sangue humano que Tanya procurou libertar outros vampiros e uni-los na luta contra o seu antigo senhor. 

Com os céus de Gotham a deixarem cair chuva escarlate, o tempo urge e Batman sabe disso pelo que elabora um plano para colocar um ponto final na horde de vampiros malignos. 


 


Apoiado por Tanya, Wayne atrai os vampiros até à sua mansão, a qual sacrifica de forma a conseguir destruir todos os vampiros presentes no local. 

Contudo, Wayne não só perde a casa, mas também Tanya e o seu grupo. 

Apesar de tudo, a batalha pela alma de Gotham ainda não terminou pois um vingativo Drácula captura Gordon.

 Para impedir a morte de um dos seus maiores amigos, Batman vai mais uma vez de encontro ao senhor dos vampiros, manifestando já alguns dos atributos que Tanya lhe havia falado (neste caso asas de morcego).

Wayne consegue afastar Drácula, de Gordon e da cidade, empalando-o numa gigantesca estaca de madeira, mas não antes do vilão morder-lhe o pescoço e lhe sugar grande parte do sangue. 





Vitorioso, mas combalido, Bruce Wayne cai numa poça do seu próprio sangue, enquanto o que resta de Drácula arde. 

O fiel Alfred chega pouco depois, mas nada pode fazer. Batman está morto...ou pelo menos é o que parece.

Dias mais tarde, na casa citadina dos Wayne, Batman renasce, agora um verdadeiro Cavaleiro das Trevas.