Phoenix Gambit
Não vai ser precisa a intervenção de Batman para que o Suicide Squad se torne público ou para que Amanda seja presa. Tudo isso irá acontecer como uma consequência dos eventos de Suicide Squad #39 (Vol 1).

 

 Contudo e ironicamente será Batman que no número seguinte irá auxiliar Waller na reconstrução do Suicide Squad. Enquanto investigava a morte de Nikolas Varga, um homem forte da nação de Valtava, Batman enfrenta o meta-humano responsável pela mesma, um tal de Steel Wolf, um agente soviético membro da infame Red Shadows (black-ops russas).

 O vilão escapa, sendo que Batman é interrompido pelo Sargeant Steel, um operativo norte-americano, que o recruta para uma missão especial a pedido de uma Waller liberta por meio de um perdão presidencial. 

 

Com o risco de uma guerra civil em Valtava e com a ameaça de uma eventual intervenção da U.R.S.S, Batman decide ajudar Waller no recrutamento de candidatos para o novo Suicide Squad. 

Bats vai recrutar o primeiro dos membros no pequeno país da América do Sul, Puerto Verde. Sem grandes alternativas, Poison Ivy acede ao "pedido" do morcego. 

O próximo que Batman recruta é Ravan, um assassino de Kali. Batman destrói a base do vilão antes do o trazer à força (tudo isto nas páginas de Suicide Squad #41, Vol 1). 

Com o novo Suicide Squad montado, Batman parte, deixando Waller ciente de que tem a sua parte do acordo para cumprir (a qual passa por entregar-lhe o assassino de NikolasVarga).

 

 Enquanto o Suicide Squad trata de libertar Count Vertigo, o herdeiro do trono de Valtava, do controlo da Red Shadow, Batman vê-se ser capturado pelos mesmos em Gotham ... ou pelo menos é isso que eles pensam. 

Quem a Red Shadows capturou foi Captain Boomerang que se fez passar pelo Bats a mando de Waller.

 Sem ninguém saber (para além de Waller), o verdadeiro Batman ficou em Washighton onde consegue descobrir os verdadeiros cabecilhas por detrás de um plano que visava colocar americanos e russos uns contra os outros. 

 

Os responsáveis são dois nacionalistas, Heller e Zastrow, os quais são apreendidos por Batman e Deadshot. A conclusão desta aventura, em Suicide Squad #43 (Vol 1) marcará o princípio de uma relação de respeito mútuo entre Amanda e Wayne.

 

Esta nova confiança irá fazer com que Maxwell Lord recorra aos serviços de Amanda em Justice League of America #27 (Vol 2). Esta é chamada à Embaixada da JLA em Nova Iorque para tentar quebrar o controlo mental que a Queen Bee detinha sobre Blue Beetle.

Novos tempos, novos conflitos 

 

 Amanda, que na altura servia o Presidente Luthor, vai auxiliar no recrutamento de uma "JLA", liderada pelo Captain Atom (e que incluía Power Girl, Starfire, Katana, Black Lightning, John Stewart e Major Force), que visava capturar não apenas Batman, mas também Superman, vistos na época como inimigos públicos (Superman/Batman #4, Vol 1). 

 

Outro conflito viria em Superman/Batman #47, o duo que na altura procurava tornar o Mundo mais seguro para o Homem de Aço, livrando a Terra de toda a Krpytonite, descobre que um dos maiores reservatórios do minério não só está em Smallville, como é da pertença do governo norte-americano.

 Eis que surge Waller, a chefe da First Line, uma equipa militar de meta-humanos especialmente destacados para derrotar Superman. Contudo a maior surpresa de Waller vem na figura de um jovem soldado transformado, sem o seu consentimento, numa versão de Doomsday (repleto de kryptonite ). 

 

O "monstro" é lançado sobre Superman, que o enfrenta a custo, na cidade de Smallville. O conflito acaba, contudo, por terminar bem, uma vez que Batman consegue acalmar o novo Doomsday ao trazer a família deste para junto do mesmo. 

 

Para além disso, Bats consegue não só virar a First Line contra a sua criadora, como expor Waller não só como responsável moral da destruição de Smallville, mas também pela transformação de Josh.




Waller vai recuperar a sua posição como  chefe máximo do Suicide Squad e vai destacar a equipa para a apreensão de vilões fugitivos, os quais seriam depois aprisionados num planeta-prisão longe da Terra.

O assunto chega à atençao da JLA em Justice League of America #17 (vol 3) com diversos vilões, entre os quais Dr. Polaris e Key a pedirem asilo junto à equipa de heróis. 



Não tarda até que Waller envie o Suicide Squad até ao Hall of Justice buscar os tais vilões. O conflito é inevitável. 

Temos alguns "sobreviventes" daquele primeiro confronto entre ambas as equipas nos anos 80, são eles: Batman , Vixen e Black Canary do lado da JLA e Bronze Tiger do lado do Squad. 

Os "newcomers" são Wonder Woman, Red Arrow e Hawkgirl no que à JLA diz respeito, e Captain Boomerang II, General Eiling, Multiplex, Count Vertigo e Plastique do lado do Squad. 

 

A batalha é breve e termina com a JLA a receber autorização para viajar ao dito planeta-prisão, acompanhados de Flag, para verem as condições do mesmo.  

Contudo acabam por descobrir que os vilões não se encontram lá. O conquistador galáctico Kanjar Ro enviou-os para parte incerta. 

A JLA, mais precisamente Red Arrow, vence Kanjar, mas não fica mais perto de saber o paradeiro dos vilões agora desaparecidos...mas isso é uma história para outro dia.