Avengers Assemble é uma série de animação particularmente recente. 

     Estreando-se em 2013, esta produção da Marvel Animation seria emitida em Portugal nos canais da SIC E SIC K. 

     Aproveitando o clima de sucesso protagonizado pelo Universo Cinematográfico da Marvel, Avengers Assemble traz-nos mais aventuras da super-equipa mais poderosa da Marvel, mas faz-lo de uma forma muito mais próxima da fórmulas dos filmes que a série anterior, Avengers: Earth's Mightiest Heroes.

     Curiosamente seria no episódio 14 da Segunda Temporada da série que teríamos uns pequenos vislumbres de "Civil War" nos ranks dos Avengers. 

     Vitoriosos na sua batalha final com o Titã Insano, Thanos, oa Avengers vêem-se expostos a uma nova ameaça, a de Ultron. 



     Este apodera-se do corpo robótico de Arsenal, uma das criações de Howard Stark, pai de Tony. 

     Contudo, o problema nem reside tanto nisso, mas mais no facto do robot estar energizado pelas vastas energias cósmicas das Infinity Gems, tornando Ultron uma ameaça gigantesca...

     Tony, que nutria sentimentos de amizade pelo Arsenal, vai tentar resolver a questão sozinho, colocando o bem estar do robot acima da do planeta, algo que não irá cair bem no goto de outro Avenger...



     No final do episódio e apesar dos Avengers sairem vitoriosos, Steve Rogers demite-se da equipa em sinal de protesto contra as atitudes "egoístas" de Tony Stark.

     A luta contra Ultron prossegue no episódio seguinte com o vilão a assumir controle sobre outro andróide, o Adaptóide, bem como da própria Torre dos Avengers, que acaba destruída no final do episódio.

     Cap regressa, não para voltar a juntar-se aos Avengers (apesar dos múltiplos apelos de Spider-Man), mas para dividir ainda mais a equipa. 

     A cisão, toda ela o endgame de Ultron, dá-se e Iron Man, Hawkeye e Thor ficam de um lado e Cap, Black Widow, Hulk e Falcon do outro.

      Tony consegue recrutar Ant-Man (Scott Lang) para os seus Avengers, enquanto que Cap consegue o "patrocínio" da S.H.I.E.L.D.

     A desavença não durará muito e as duas equipas de Avengers voltam a unir-se numa, conseguindo derrotar Ultron e impedir o seu plano de robotizar a Humanidade (vestígios de uma história que já tinhamos tido oportunidade de ler nas comics dos West Coast Avengers no princípio da década de 90).

     Tudo está bem quando acaba bem.