Tartarugas ao ataque!


     Conhecidos como Nokonoko no Japão, estas pequenas criaturas são inspiradas nos Kappa, monstros da Mitologia Nipónica. 
Os Koopa, dos quais se destaca o seu rei, Bowser, e os infames Hammer Bros, surgiram, pela primeira vez em 1983, no jogo Mario Bros, nas arcades da época. 




     Apelidados de Shellcreepers, na altura, estas tartarugas infestavam os esgotos da cidade e tentavam, a todo o custo, eliminar os canalizadores, Mario e Luigi, que pretendiam exterminá-las. 

     Reimaginadas para Super Mario Bros 1, da NES, em 1985, as nefastas tartarugas ganharam o seu nome, Koopa, e passaram a ser identificadas como parte integrante de um exército liderado por Bowser, o Koopa King.




     Os Koopa Troopa constituem, juntamente com os Goomba, a espinha dorsal do exército de Bowser e contam com diversas versões distintas de si mesmos. 

     Para além dos Koopa com carapaças de cor diferente, sendo a verde o standard, temos inúmeras outras variantes que foram surgindo ao longo do tempo. 
Destaco algumas.




      Primeiro os Paratroopa, que nada mais são que Koopas com asas nas carapaças.
 Esta versão alada nasceu em Super Mario Bros 1.  

     Em Super Mario Bros 3, os Koopa ganham dimensões gigantescas. 
Os Gargantua Koopa Troopa surgiam no mapa da Giant Land.

     Para além de gigantes, em SMB3 tínhamos Koopas Zombies, os chamados Dry Bones, a guardar as fortalezas de Bowser. 





     O jogo de 1990, Super Mario World, para a SNES, trouxe-nos não só os Kamikaze Koopa, Koopas com carapaça amarela que os torna não apenas mais velozes, mas também invencíveis, como também os Super Koopas, que podiam voar pelos ares via o uso da pena. 




     Ainda mais conhecido e popular que estas duas versões seria a introdução do Magikoopa, o feiticeiro particular de Bowser e ocasional middle-boss em muitos dos futuros jogos da série. 

     Super Mario Land, do Gameboy, trar-nos-ia Koopas negros e explosivos, daí o apelido de Bombshell Koopas. 
Estes são, também, os primeiros Koopas a trabalhar para alguém que não o Bowser. 

     Outras versões dos Koopa incluem o Boss inicial em Super Mario Land 3, Spiked Koopa Troopa, bem como Kooper, membro da party de Mario na série de Rpg's Paper Mario. 




     Os Koopas estariam presentes em todos os jogos da série principal de Mario, assim como em numerosos dos seus spin-offs, por vezes até mesmo na condição de personagem jogável, como no Mario Kart da SNES, em 1992. 




     Ironicamente a personagem ou qualquer uma das suas variantes estaria ausente do filme de 1993, ainda que o mesmo não possa ser dito das séries de animação dos anos 80. 
     
     Á parte das TMNT, os Koopa são, sem sombra de dúvida, as tartarugas mais conhecidas da Cultura Pop.