Quem são os Kree, ao certo?
Conforme nos tem sido revelado na série "Agents of Shield" e em filmes como "Guardians of the Galaxy", tratasse de uma raça de extraterrestres de pele azul, donos de um vasto Império intergalático.



     Criados, no agora bastante distante ano de 1967, pelos mestres Stan Lee e Jack Kirby, os Kree marcaram a sua primeira aparição nas páginas do número 65 da revista "Fantastic Four".
 Nesse número, a primeira família da Marvel teria um encontro imediato com uma gigante, e perigosa, criatura metálica, que dava pelo nome de Sentry 459. 
Destruindo o robot, os heróis estavam longe de saber que este tinha sido deixado na Terra, pelos Kree, com o intuito de vigiar a raça humana.
 Reed Richards e os seus companheiros acabariam por se haver com um Kree de verdade, Ronan The Accuser, no número seguinte. 
Depois desta primeira aparição, os Kree e Ronan, tornar-se-iam inimigos mais frequentes dos Avengers e do Captain Marvel (também ele, irónicamente, de origem Kree).




     Os Kree são originários do distante planeta Hala. De pele azulada, os Kree não viviam sozinhos em Hala e partilhavam a superfície do mesmo com os Cotati (seres humanóides com características vegetais). 
Conforme foi revelado no número 133 da revista "Avengers", tanto os Kree, como os Cotati, foram abordados pelo, na época pacífico, Império Skrull. 
Estes últimos visavam a integração de uma das raças na sua rede comercial. 
Para seleccionar qual, os Skrulls promoveram um concurso entre ambos.
 Deixando representantes de cada uma das espécies em Luas desabitadas e dando-lhes os utênsílios necessários, os Skrulls incentivaram a que criassem. A raça com a melhor criação seria inserida no Imperio. 
Os Cotati criaram um luxuriante jardim, enquanto os Kree uma sofisticada cidade (feita na nossa Lua). 
Impressionados com o trabalho de ambos, os Skrull escolheriam, contudo, a obra dos Cotati, despertando a fúria dos Kree, que os atacaram e mataram. 
Com a tecnologia roubada aos Skrulls, os Kree poderam, em pouco tempo elevar-se ao espaço e tornarem-se, eles mesmos, um Império. 
Esta é a génese de uma guerra com os Skrulls, que se tornariam muito mais agressivos daqui em diante, e que teria graves repercussões para a Terra, futuramente.





     A presença dos Kree, na Terra e no nosso sistema solar, não se ficou por esta cidade na Lua. 
Os Kree criariam um entreposto, em Uráno, e daí regressariam à Terra, para experimentar sobre os humanos. 
Criando uma "splinter race", os Inhumans, o Império Kree visava a não só criar um exército de supersoldados para a guerra com os Skrull, mas também soluccionar o seu próprio problema de estagnação evolucionária.
 Esses experimentos vão ser infrutíferos, todavia, e os Kree abandonariam a Terra, deixando para trás o seu, já referido, sentinela robótico. 
O seu regresso será tudo menos pacífico e colocará a Terra no meio do conflito com os Skrulls (ver a Kree/Skrull War nos números 89 a 97 da revista "Avengers").

     Os Kree dividem-se em dois tipos, os azuís (raça superior) e os rosados (a maioria, mas considerados cidadãos de segunda). 
Com uma ditadura fortemente militar, os Kree obedecem, quase cegamente, ao seu líder ancestral, a Supreme Intelligence.
 Os Kree chegaram a dar-se pelo nome de Ruul, seres de coloração acinzentada e altamente adaptáveis aos ambientes circundantes, após os ventos de "Maximum Security", mas eventualmente, regressariam ao seu tradicional azul. 
Seres poderosos e influentes, os Kree têm imensas marcas deixadas na Terra, quer através dos Inhumans, quer através de heróis como Captain Marvel ou Ultra-Girl. 

Escrito por Ivo Silva