Mario Kart, para além de ser uma das maiores e mais prolíferas séries da Nintendo, é, sem sombra de dúvida um fantástico jogo de corridas. 
Apelando para um misto de diversão e competividade, não é de admirar, por isso, que tenha influenciado a criação de múltiplos clones. 
Muitas foram as editoras de videojogos que tentaram, de uma forma ou de outra, emular as características que tornavam Mario Kart único. 
Desde os objectos, que seriam usados para “perturbar” as corridas dos adversários, até a sinuosas pistas. 
No entanto, muitíssimos poucos foram capazes de igualar a criatividade e jogabilidade do título da Nintendo. 







     A Sony, com Crash Bandicoot e Little Big Planet, tentou adentrar nesse mercado. Konami fez o mesmo com Krazy Racers e a própria Rare, também, com Diddy Kong. 
Contudo, foi a Sega, que com os seus Racing Transformed, esteve mais perto de repetir o éxito dos Marios. 
Na verdade, o último Racing Transformed foi de tal maneira bem feito, que impulsionou a Nintendo a evoluir a sua fórmula com ainda mais criatividade e engenho. 
Espera-nos um Mario Kart 8 fenomenal. 







     Todavia, a influência da série da Nintendo não se cinge a estas manifestações indirectas. A presença de Mário Kart faz-se sentir no interior de outros títulos da consola. 
A  “divertida" e "infame” Rainbow Road é uma das pistas secretas de um outro jogo de corridas da grande N, F-Zero X. 
Outra pista, ainda mais retro, funciona como arena de batalha em Super Smash Bros Brawl.
 Aqui, para além, de termos que nos preocupar com o adversário, ainda temos que lidar com os constantes karts que estão a passar pela estrada afora. 







     Um ponto pouco conhecido dos jogadores ocidentais, embora tenha saído do Japão, é a versão arcade de Mario Kart.
 Desenvolvida pela Namco, usando a mesma placa que havia desenvolvido para F-Zero AX, a Triforce Arcade Board, vai criar, em 2005, um jogo tão emocionante como o das suas contrapartes caseiras. 
Com o bónus da participações de Pac-Man, Miss Pac-Man e Blinky no seu primeiro título, Mario Kart Arcade GP, disponha de um total de 6 àreas, cada uma com quatro pistas. 
O sucesso foi tanto que, rapidamente, a Namco tratou de desenvolver duas sequelas. 
Cada uma delas com melhorias gráficas e novas personagens convidadas. 







     Uma influência directa disto foi Pac-Man World Rally, disponibilizado em 2006 e que constituia, segundo o IGN como um "rip-off" de Mario. 
Para além disto, existem inúmeras referências a Mario Kart, quer através de items utilizáveis, quer como meros trofeús decorativos, em diversos outros jogos da Nintendo. 
Animal Crossing e os Mario and Sonic at the Olimpic Games, são exemplos. 

     A influência de Mario Kart não se cinge, todavia, ao mundo dos jogos, mas antes estende-se ao mercado dos brinquedos e coleccionáveis. 
Memoráveis são, ainda, as múltiplas publicidades feitas na TV e nas revistas. 
Mario Kart é um fenómeno da cultura pop que cresceu nos anos 90 e se faz sentir, com força nos dias de hoje.

Para mais info acerca desta série fantástica de jogos, consulte o especial no link abaixo:
http://meusjogosds.blogspot.pt/p/especial-de-corrida.html

Escrito por Ivo Silva