Ice Climber (NES)


Hoje em dia a indústria dos videojogos é um dos mercados mais influentes na área do entretenimento, dominado principalmente pela nostalgia emanda por séries nascidas na altura das sprites e do 8 bits. E foi com a NES que a Nintendo apresenta em 1985 os dois esquimós mais queridos da história dos videojogos, Popo e Nana em Ice Climber.

Um desafio só para alguns!

Ice Climber é um jogo de plataformas e, como todos os plataforma da sua época, o jogador deve prosseguir por vários níveis até conseguir atingir o objetivo final - que neste caso é subir uma montanha gelada. Os cenários estão limitados horizontalmente, ultrapassar o limite esquerdo do ecrã fará o jogador aparecer no lado oposto. Para terminar o nível é preciso subir e furar através dos vários pisos que formam a montanha, tudo só com a ajuda de um martelo.

Nana e Popo no beat 'em up Super Smash Bros. Brawl (Wii, 2008)

À medida que avançamos surgirão novos desafios para além do piso escorregadio, que tornam o jogo mais difícil e um pouco estratégico. Desde de yetis que tapam os buracos que fazemos para atravessar, chão que se move como passadeiras eléctricas até as estalactites de gelo são um problema. 
Ice Climber é um jogo divertido, inclusive quando jogado com mais pessoas ou até sozinho, mas continua a ser difícil de aconselhar a quem não é fã do género ou a jogadores novatos. 

A versão digital de Ice Climber encontra-se à venda para quem quiser experimentar, disponível na Virtual Console da Wii, Wii U e 3DS.