Luigi


2013 foi o Ano do Luigi. Pela primeira vez, na sua longa existência, foi dado destaque ao irmão mais menosprezado da história. Luigi, também ele um canalizador, sempre nos foi apresentado como sendo a alternativa pobre ao Mário. Uma mera color swap surgida em 1983, no jogo Mario Bros, o mais novo dos irmãos finalmente ganhou alguma personalidade e vida própria com a sequela de Super Mario Bros 2. Luigi, que era virtualmente idêntico a Mário, passou a ser mais alto e esguio. A sua capacidade de salto, embora fosse maior, era mais desajeitada e difícil de controlar. Luigi, cujo nome veio de uma pizzaria chamada Mario e Luigi, situada junto ao quartel-general da Nintendo América, ganhou uma parceira romântica na, igualmente rejeitada princesa de Mario Land, Daisy.



 Ambos formaram uma parceria muito distinta da de Mário e Peach. Há quem diga, mais genuína. Significando similar em japonês, Luigi, que como já referi antes, se distingui de Mário, em termos estéticos e de gameplay, em 1986/1988, surgiu em um número incontável de títulos. Relegado para segunda escolha do jogador, Luigi foi um mestre de demolições em Wrecking Crew, da NES. Este foi o único jogo no qual as cores de Luigi foram modificadas de verde e azul, para roxo e azul. Esta nova pigmentação serviria de base para a contraparte maligna de Luigi, o infame Waluigi, que surgiu em Mário Kart. Luigi, que surgiu como jogável até ao World, da SNES, foi reduzido a um bebé raptado por um Bowser bastante novo, na sequela Yoshi Island. Falhando o Mário 64 original, e o Sunshine, Luigi teve direito ao “estatuto” de personagem secreta em Galaxy, possível de ser acedida uma vez obtidas todas as estrelas. 




Luigi ganharia o seu espaço em Super Smash, Mário Party e Mário Kart, onde teria, finalmente, a oportunidade de se de gladiar frente a frente com o seu irmão. Depois de o ter salvo do assustador King Boo, na sua primeira incursão a solo, como caça-fantasmas (Luigi’s Mansion), Luigi vai “ameaça-lo” em Super Paper Mário, onde surge como o vilão Mister L. Luigi foi, ainda, médico, no futuro Dr. Luigi e teve o seu de derrotar Bowser, sozinho, em Super Luigi, na Wii U. E não esquecer a "performance" do actor John Leguizano, no papel de Luigi, no filme de 1993. 






Aqui fica um pequeno vídeo de uma das maiores aventuras a solo, de Luigi. 


Escrito por Ivo Silva