O universo Marvel está repleto de grandes momentos. Muitos desses momentos estão directamente relacionados, não apenas com as tradicionais estórias de heroísmo, mas também com contos de arrepiar. Alguns leitores podem desconhecer que a Marvel, durante a década de 50, concentrou-se em criar épicos em volta de monstros e outras personagens um tanto ou pouco assustadoras. Mesmo com o boom das estórias de super-heróis, a Marvel manteve os seus já referidos monstros e colocou-os em conflito com os coloridos heróis que agora gracejam as suas páginas. Vamos ver alguns desses encontros fantásticos, por aqui.



Um passeio pelo oceano

No primeiro número da revista Giant-Size, o aranhiço favorito de toda a gente vai-se cruzar com o vampiro mais conhecido de todos os tempos…ou pelo menos é o que a capa daria a entender. Com a tia May bastante doente, Peter vai embarcar em um cruzeiro pelo Atlântico, com a esperança de encontrar um tal de Dr Maxfield. Aparentemente, o bom doutor teria desenvolvido um soro que iria permitir curar a tia de Parker. O que Spider-Man não sabia era que a bordo do dito navio, viajava Vlad Tepes, o infame Conde Drácula. O senhor dos vampiros também desejava o soro, mas por motivos não tão altruístas como os do jovem Parker. O soro de Maxfield podia conduzir à cura do vampirismo e tal não era, de todo, aceitável. Toda a estória vai girar em volta de ambos, sem nunca se cruzarem, vasculharem o mesmo navio em busca de Maxfield. Drácula, eventualmente, antecipa-se e, aparentemente, elimina Maxfield. Contudo, e o que o vampiro desconhecia, é que Maxfield era uma mulher. Spider-Man encontra-a e obtém o precioso soro, que usa para ajudar a sua tia.










A noite dos Mortos-Vivos

No final da década de 80 a saga Inferno tinha-se espalhado para além das suas origens, nas páginas de X-Men, por outras paragens. Numa delas, em Spectacular Spider-Man nrº 149, a amiga, de longa data, do cabeça de teia, Betty Brant e o seu então namorado, Flash Thompson, vão ser confrontados com demónios a fazerem-se passar por entes queridos. Flash confronta os seus medos de ser um fracassado, enquanto tenta escapar a uma versão demoníaca do seu herói de juventude, Spider-man. Betty, por seu lado, tem que lidar com a sua insegurança e com uma versão zombificada do seu falecido marido, Ned Leeds. Em uma noite de horror, dois humanos conquistam os seus medos e afastam as suas dúvidas.





Avengers Forever

E se os membros da equipa mais poderosa do universo Marvel fossem todos vampiros? Essa é uma questão que é respondida nas páginas de Exiles nrsº 31 e 32. Exiles era uma série que explorava diferentes versões do universo Marvel. Partindo dessa premissa, encontramos um Captain America que foi derrotado e transformado pelo seu vilão vampiresco, Baron Blood, em uma criatura da noite. Dotado de grande força de vontade, Steve Rogers vai eliminar o Baron e proceder à transformação dos seus colegas, os Avengers. Falcon, Wasp, Giant-Man, Polaris e Hawkeye vão ser todos eles, convertidos em vampiros. A missão dos Exiles neste mundo consistia em não permitir que o Captain America realizasse uma cerimónia que tornaria os vampiros, de todo o mundo, indestrutíveis. Com o auxílio do caçador Union Jack, os Exiles vão conseguir impedir isso mesmo. A mutante Magic vai dar o golpe final e empala Steve com a sua espada mística, a Soulsword. Um aspecto caricato desta estória é a possibilidade de ver um Captain America decapitado e, mesmo assim, vivo e a sorrir.





Capwolf

Este é um título que por si só, explica bem do que vamos falar. Na estória “Man and Wolf”, particularmente do nrº 405 a 407 de Captain America, vemos o bom capitão a passar por uma das suas mais estranhas transformações. Tentando colocar um ponto final nas actividades criminosas de Dredmund the Druid, Steve vai ser capturado por outra vilã, Nightshade, que o vai transformar, juntamente com a população de Starkesboro, em um lobisomem sob o controlo dos ditos vilões. Só mais tarde, e graças à já referida força de vontade de Steve, é que este, juntamente com os mutantes Wolverine e Wolfbane, vai conseguir derrotar o duo e restaurar as pessoas ao seu estado normal.





Nightcrawler’s Inferno

Em 1980, na quarta edição anual de X-men, a equipa de mutantes fora-da-lei vai-se cruzar com uma situação macabra. Um dos seus membros, o jovial Nightcrawler, vai ser “assassinado” no próprio aniversário. Achando toda a situação estranha, Professor X contacta o místico Dr Strange. Ao chegar, o doutor apercebe-se, muito rapidamente, que Nightcrawler teve a sua alma arrancada. Acreditando que esta reside, agora, no Inferno, Strange e os X-Men vão fazer a viagem que séculos antes o poeta Dante havia feito. Ao atravessar todos os círculos do Inferno, os heróis vão descobrir que o responsável por toda esta situação não era o “Diabo”, mas antes a feiticeira demoníaca Margali, que culpava Nightcrawler pela morte do filho.




Escrito por Ivo Silva