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Mais um fabuloso desenho de Joel Sousa. Muitos mais estão disponíveis em http://joelchan.deviantart.com/
O pai dos jogos de corridas futuristas surgiu, pela primeira vez, em 1990, pelas mãos da Nintendo EAD.
F-Zero foi uma série que se tornou conhecida pelo seu sentido de velocidade, por personagens únicas, das quais se destaca o lendário Captain Falcon, pelos cenários vertiginosos, por uma dificuldade elevada e pela sua banda sonora excepcional. Nesta retrospectiva que vos apresento a seguir, vamos falar acerca da evolução da série, desde os seus primórdios, até aos tempos de hoje. A primeira parte está bem aqui. Apertem bem os cintos, vai ser uma viagem alucinante.
Chegada à SNES e as oportunidades perdidas
Produzido pelos esforços conjuntos de Shigeru Miyamoto e
Isshin Shimizu, o primeiro jogo da série F-Zero seria o título de estreia para
a nova consola da Nintendo, a Super Famicom, corria o dia 21 de Novembro de
1990. Uns meses mais tarde, a 23 de Agosto de 1991, sairia, também, nos EUA, a
estrear a versão ocidental da consola, a SNES. Só a 4 de Junho de 1992 é que os
europeus receberiam a sua versão do jogo. O mesmo seria relançado em 2006 para
a Wii Virtual Console e para a WiiU este ano. O jogo partilha muitas semelhanças com um outro título da Nintendo, o Mach Rider. Este, também de corridas futuristas, foi lançado em 1985 para a NES. Embora, não tenha tido sequela, muitas das suas características foram passadas para o F-Zero. Nomeadamente, a agressividade dos pilotos e o próprio design de alguns. Por exemplo, Captain Falcon é muito semelhante ao protagonista de Mach.
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A chegada de F-Zero ao mercado, em 1991, veio reinvigorar o género das corridas e serviu de inspiração para futuros títulos de outras companhias. A sua magnífica banda sonora vai servir de base para o lançamento de um álbum de Jazz, em 1992, pela Editora Tokuma Japan Communicatios. Aplaudido pela crítica, pelos gamers e considerado como um dos melhores jogos de todos os tempos, era apenas natural que estivesse nos planos da Nintendo uma sequela.
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A sequela seria lançada entre 1996 e 1997, mas somente no Japão, para o add-on da Super Famicom, o Satellaview. Graficamente idêntico ao original, as duas versões para este add-on são vistas, hoje em dia, como meras expansões do primeiro. O primeiro F-Zero BS incluía mais uma pista e quatros novos veículos. O segundo BS dispunha de uma nova liga, com cinco pistas a mais e dois modos novos. (o Grand-Prix e o Practice) Esteve, na altura, em cima da mesa a possibilidade de estes dois BS’s alcançarem as costas americanas, via o Gamepack, mas tal hipótese foi, eventualmente, descartada.
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Pelo caminho, ficaria o Zero Racers, ou G-Zero para o malfadado Virtual Boy. O G-Zero teria um gameplay distinto dos restantes jogos da série e os veículos, em questão, seriam, totalmente, 3D. Todavia, a primeira tentativa da Nintendo de entrar no reino 3D falhou completamente e foi descontinuada, um ano após a sua criação, em 1995, levando consigo este mesmo jogo.
Deixo-vos, agora, com a magnífica música de Shiryu, que muito contribui para mais este projecto.
Para mais, consultem os seguintes link's :
Big Blue 2013 Redux
Escrito e Publicado por Ivo Silva
Música de Shiryu
Desenho de Joel Sousa
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