Introdução:

Foi no distante ano de 2014 que respondendo a um desafio por parte de um amigo me dispus a fazer uma retrospectiva acerca do ouriço mais conhecido de todos os tempos, Sonic. 

Uma tarefa herculana que finalmente terminei. Nos próximos dois meses irão sair neste blog as restantes partes partes desta longa retro. 
 
Espero que gostem. Boa leitura! 





Superstars, Generations e Colours
 

  

 
Apesar dos últimos jogos terem sido abaixo da média, a popularidade de Sonic continuava alta, pelo que o ouriço não só ganha uma segunda comic, Sonic Universe, em 2009, como vê o seu nome saltar para a frente da série de crossovers da Sega, a Sega Superstars. 

Depois de participar como uma das muitas personagens seleccionáveis nos jogos de 2004 e 2008, Sonic passa a ser o grande protagonista em Sonic & Sega All-Stars Racing, corria o ano de 2010. 

Este, ao contrário das outras duas entradas da série Superstars, era um viciante jogo de corridas que teve versões para todas as consolas da época, domésticas e portáteis.

 All-Star Racing foi também lançado para PC e para mobile. 


  


Uma sequela, Sonic & Sega All-Stars Racing Transformed foi colocada à disposição dos consumidores passados apenas dois anos, sendo altamente elogiada e introduzindo uma mecânica bastante interessante que permitia mudar o tipo de veículo conforme a pista.

 Num ápice, o nosso carro podia passar a avião ou barco. Racing Transformed foi jogo de lançamento da Wii U nos E.U.A e na Europa, sendo um dos melhores jogos não só desta consola, como também da 3DS.


  


Ainda em 2010, Sonic teria aquele que seria o seu primeiro regresso ao passado com o lançamento do jogo digital, Sonic The Hedgehog 4 - Episode 1. 

Desenvolvido pela Dimps e pela Sonic Team, Episode 1 foi tornado disponível nas app stores da iOS, PS Network, WiiWare, X-Box Live Arcade, numa fase inicial, e em 2012 para o Steam e Android. 

Episode 1, como o próprio nome indica, é um jogo de natureza episódica, servindo como sequela directa para o clássico da Mega Drive, Sonic & Knuckles. 

Embora o Sonic mantenha o seu aspecto moderno, tudo o resto recambia os jogadores para os tempos e as mecânicas dos jogos dos anos 90. Construído tendo em vistas os fãs mais antigos, Episode 1 teve um feedback bastante positivo, pelo que não tardou a sair o Episode 2, o qual já contava com Tails como personagem jogável. 


  


Este Sonic 4 tinha a particularidade de ter um Episode oculto, o Metal, apenas disponível para os detentores do Episode 1 e 2.

 De salientar que para aceder ao Metal, os jogadores tinham que possuir ambos os Episodes para a mesma plataforma. 

Originalmente pensado como uma trilogia, a verdade é que a Sega revelou, em 2015, que tais planos seriam abortados e que não haveria um Episode 3. 

Muitos viram este Sonic 4 como um barómetro para saber qual o caminho a seguir no próximo jogo do ouriço. 


 


Depois de mais uma sequela da série Riders, Sonic Free Riders, lançada em exclusivo para a X-Box 360 como forma de aproveitar as potencialidades do Kinect, a Sega apresenta Sonic Colours.

 Com os suspeitos do costume, Sonic Team e Dimps, a tratarem do desenvolvimento do jogo, Colours seria mais um exclusivo Sonic para as consolas Nintendo. 

Um jogo de plataformas que introduz novos Power-Ups, os Wisps, que permitem ao jogador aumentar as habilidades de Sonic ao ponto deste poder aceder a certas áreas dos níveis inicialmente inacessíveis.


 


O jogo gira em torno de Sonic enquanto este tenta resgatar os alienígenas Wisps das manapulas do maligno Dr. Robotnik. 

Colours corrigiu muitos dos erros que haviam sido apontados a Sonic 4 e seria o primeiro grande êxito do ouriço azul após Adventure da Dreamcast.

 Um amanhecer dourado avizinhava-se para Sonic. 



O Regresso do Sonic Clássico
 

Seguindo a senda do sucesso de Colours, a Sonic Team e a Dimps vão desenvolver, em 2011, Sonic Generations. 

Um jogo lançado em formato físico e digital, Generations traz-nos duas versões distintas do ouriço azul. De um lado temos o Sonic original ou clássico de 1991, do outro a versão moderna que teve a sua primeira aparição em 1999, havendo a possibilidade de se jogar com ou com outro conforme a preferência. 


 


Os níveis, nove (apenas sete na versão da 3DS), juntamente com os bosses, eram retirados de alguns dos melhores jogos da franquia (ex: Big Arm do Sonic 3). 

Com o jogo vinha ainda como bónus desbloqueável o inevitável Sonic 1. 

Os proprietários de uma conta Steam que tivessem feito a pré-encomenda de Generations, receberam ainda, de forma gratuita, o Sonic & Knuckles e o Sonic 3D. 

Generations serviu para a Sega comemorar o vigésimo aniversário da sua mascote e manter bem vivo o bom momento pelo qual passava a personagem. 

Tendo isto em mente, a Sega optou por aguardar até 2013 para voltar a lançar outro título do ouriço. No entanto, 2012 não foi um ano sem Sonic. 


 


O ser mais rápido dos jogos de vídeo fez uma cameo, junto com Dr. Robotnik, no bem sucedido filme da Disney, Wreck-It Ralph. 

2013 chegaria por fim e depois de mais um jogo para mobile, Sonic Dash, a Sega lançaria para a Wii U e PC (a versão Steam sairia em 2015), através da Sonic Team, e para a 3DS, via a Dimps, Sonic Lost World. 

Lost World trazia de volta os Wisps, de Colours e a dupla Sonic e Tails como principais protagonistas. Novos vilões seriam apresentados, os Deadly Six, o que remeteu Robotnik para o papel não muito usual de aliado do ouriço azul. 

Um jogo que se propunha acessível, Lost World vai dar muita ênfase a caminhos alternativos, apoiando-se numa mecânica "parkour". Retirando inspiração de Super Mario Galaxy, Lost World não será, contudo, tão bem recebido como Colours ou Generations. 

Regressa a questão dos controles pouco precisos, à qual se junta agora um sentimento de reprovação aos novos vilões, os Deadly Six. 

Ainda assim o jogo teve boas vendas e fruto das boas relações com a Nintendo, deu mais um mimo aos seus fãs com DLC gratuito para a versão de Lost World para a Wii U. 

Seriam dois os DLC's gratuitos lançados em 2014 (The Legend of Zelda Zone e Yoshi's Island Zone).



Sonic Toon?
 

 


Em 2014 e quando a Sega parecia inclinada para restaurar, se não o aspecto, a jogabilidade do Sonic clássico, eis que chega algo totalmente inesperado. 

Sonic Boom: Rise of Lyric, outro exclusivo para a Wii U, viria fazer surgir uma nova interpretação do famoso ouriço. Com um aspecto mais aventureiro, com direito a um lenço e tudo.

 Consideravelmente mais alto, Sonic não foi a única personagem a sofrer alterações. Tails, Amy e Knuckles, todos eles foram redesenhados e ganharam contornos de verdadeiras personagens de rpgs. 

Rise of Lyric colocava Sonic e a sua pandilha em rota de colisão com Robotnik e um novo vilão, o reptiliano imortal Lyric. 

Este último pretendia nada mais do que mecanizar o mundo. Algo que não cai nada bem junto de Sonic.


 


Com grande parte do foco a incidir na exploração, Sonic Boom traz consigo uma mecânica nova na figura do chicote Enerbeam. 

Este podia ser usado por todas as personagens e de diferentes maneiras nos níveis, tendo uma função muito similar às dos braços do Werehog em Unleashed. 

Boom foi muito mal recebido pela crítica e pela maioria dos fãs. Muitos temiam que Boom substitui-se o Sonic moderno, algo que a Sega veio prontamente desmentir. 

Contudo e apesar disso, Boom não iria desaparecer...muito pelo contrário. Boom ganharia uma série nesse mesmo ano, bem como uma linha de comics pela Archie e uma linha de brinquedos pela Tommy.


 


A juntar a isso, Sonic Boom: Shattered Crystal, desenvolvido pela Sanzaru Games, sairia como título exclusivo da 3DS. 

Nem a introdução de uma nova personagem, Sticks, irá-lhe valer. 

Shattered Crystal será ainda mais criticado do que Lyric. 2015 não terminaria sem que a Sonic Team lançasse para mobile aquele que seria o seu primeiro jogo móvel do estúdio. 

Sonic Runners, um endless runner, acabaria no entanto por ser retirado das lojas digitais, em 2016, após ter visto os seus servidores terem sido deitados abaixo. 

Com um novo Sonic Boom no horizonte, Fire & Ice, o foco de todos os fãs de Sonic estará certamente em 2017 e em Sonic Mania.

E assim termina esta retrospectiva da série Sonic. 

Espero que tenham gostado.