A nossa história em concreto tem início nas páginas de Swamp Thing #49 (Vol 2, de 1986), com a personagem titular da série a enviar Constantine para encontrar reforços místicos para parar a chegada da Great Darkness, convocada por um grupo conhecido como Brujeria.
Constantine consegue convencer o Baron Winters, um feiticeiro de elevada craveira, a não apenas auxiliar na missão de parar a Great Darkness, como também a facultar a sua casa*, em Georgetown, para uma séance que iria dar ao Swamp Thing a energia necessária para lutar no mundo espiritual.
De igual modo, logra em trazer para o grupo o mago Sargon. Ambos tinham uma certa relutância em se juntarem, mas usando um mero jogo de palavras, Constantine consegue convencer os dois.
O dito Swamp Thing volta a aventurar-se pelos caminhos do purgatório**, onde irá encontrar o Deadman e o Phantom Stranger.
Com estes dois, o Swamp Thing irá continuar a seguir a pássaro negro, emissário da Great Darkness, aproximando-se do Inferno.
Pelo caminho irá reencontrar o Spectre que nada fez para parar a dita ave de má fortuna, dizendo que essa não é a sua tarefa enquanto representante da fúria divina, mas que estará pronto para combater a Great Darkness assim que ela voltar.
No mundo terreno, Constantine recruta Zatanna e o seu pai Zatara, sendo que este vai maioritariamente para proteger a filha.
Ás portas do Inferno, Swamp Thing encontra o demónio rimador Etrigan. Este tentou parar, sem sucesso, a ave, e depressa se junta às forças dos heróis.
Com ele vem uma hoste de seres infernais que não estão de todos desejosos com o regresso da Great Darkness e também a notícia de que do lado das trevas eternas está metade do Inferno, chefiado pelos Demon Three.
Todas estas informações do mundo espiritual chegam a Constantine, que entretanto regressou com os seus aliados à casa de Winters, graças às habilidades psíquicas proporcionadas pelo elmo do último recruta, Mento, um dos derradeiros sobreviventes da extinta Doom Patrol.
Nessa mesma casa encontra-se um não convidado, mas útil, Doctor Occult. Graças a Mento, os magos descobrem que a ave finalmente deixou a mensagem no meio do inferno e que a Great Darkness está de volta.
Nas páginas de Swamp Thing #50, o conflito intensifica-se, com a Darkness a emergir, na forma de uma coluna, mas a permanecer passiva, enquanto os exércitos opostos se preparam para a grande batalha.
Etrigan e os restantes demónios equipam-se com as suas bizarras armaduras, enquanto que o Phantom Stranger recruta alguns querubins para a luta.
O Dr Fate também chega para auxiliar os nossos heróis, tendo sentido a chegada da Great Darkness, da sua torre em Salem.
Ao longe, no mundo terreno tudo isto é relatado por Mento, que assustado com as energias à sua volta pretende desistir.
Algo que não será possível uma vez que a séance já começou e uma vez iniciada deve ser levada à sua conclusão.
A batalha tem início, com o ataque de Etrigan às forças dos Three Demons.
O demónio rimador, na sua impulsividade, ataca directamente da Great Darkness e é tragado por esta, mesmo com o auxílio das energias enviadas pelos místicos na mansão dos Baron Winters.
Uma vez no seu interior, Etrigan é questionado, pela Darkness, acerca daquilo que ela é para ele, ao que o demónio responde: o mal!
Não satisfeita com a resposta, a Great Darkness cospe Etrigan do seu interior. O demónio ainda está vivo, mas em choque. Contudo, a repercussão no mundo terreno é mais violenta, com Sargon a ser carbonizado vivo perante o olhar dos restantes.
Mesmo com Sargon morto, o círculo não se quebra e a luta nas duas frentes continua, desta feita com Fate ao ataque.
O antigo membro da JSA e JLA elimina alguns demónios, entre eles um dos Demon Three, antes de também ele ser engolido pela coluna de trevas.
A Great Darkness pretende agora saber o que é o mal. A resposta de Fate é: o mal é desprezível!
Uma vez mais, a resposta não é satisfatória, com Fate a ser expelido inconsciente, como Etrigan antes dele. Na Terra, a onda de energia, que iria levar a vida de Zatanna é revertida por Zatara, que literalmente explode na vez dela.
No Inferno, e com os anjos a caírem em batalha com as trevas eternas, eis que finalmente chega o Spectre.
Este tenta combater a Darkness, apenas para ser engolido pela mesma, com uma nova questão a ser colocada. Para que serve o mal?
A resposta do Spectre, de vingança, volta a não ser satisfatória, pelo que também ele é expelido e derrotado. No meio da derrota iminente, o Swamp Thing decide caminhar para as trevas de livre vontade e sem agressão.
Uma vez no seu interior e depois de ter respondido que o mal e o bem são partes da mesma moeda, a Great Darkness deixa-o partir incólume, enquanto se prepara para a chegada da luz.
De longe, Mento relata o encontro entre a luz e as trevas eternas.
Um encontro que termina numa trégua entre ambas e que leva o pobre Mento à insanidade (ele que já não tinham um grande historial de sanidade mental para começar).
*Nota: A casa do Baron Winters não está presa à realidade, existindo fora dela, pelo que é o local ideal para um confronto com a Great Darkness.
**Nota: Algo que ele já fez, para resgatar a alma da sua amada Abby Cable, nas páginas de Swamp Thing Annual #2, Vol 2, de 1985.
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