Nas páginas de Doctor Fate #2 (Vol 2, de 1988), é-nos apresentado Jack C. Small, um advogado quarentão, que apenas tentava ser um vizinho prestável para Linda Strass (secretamente metade do duo que ocupava a posição de Doctor Fate nesta altura), quando se viu envolvido no confronto eterno entre os Lords do Caos e da Ordem. 

 

 

 

  

 

 

Jack vai ser escolhido pela Ordem para ser o seu novo avatar no mundo terreno. 

Transformado no centauro Champion, Jack irá enviado contra o novo Doctor Fate (forma combinada de Eric e Linda Strass), que se recusará a enfrentar outro elemento da Ordem.  

Como resultado, os Lords da Ordem vão recuar, deixando Jack temporariamente preso na forma centaura. 

 

 

 

 

 

Algo que Fate tentará desfazer, com mais ou menos sucesso. Jack será finalmente devolvido à sua forma original por Nabu, um antigo Lord da Ordem caído em desgraça e que habitava o corpo do primeiro Doctor Fate, o falecido Kent Nelson.* 

 

 

 

  

 

 

Em Doctor Fate #3 (Vol 2, de 1989), Jack, que passeava inocentemente no parque, será novamente possuído. 

Desta feita, o seu corpo servirá como hospedeiro para um Lord do Caos chamado Typhon. 

 

 

 

Fate irá lograr em exorcizá-lo com êxito do corpo do pobre homem uns issues mais tarde, aquando duma batalha entre ambos (Doctor Fate #6). 

 

 

 

Jack terá descanso durante pouco tempo, uma vez que será atacado por espíritos da água comandados por Indra. 

Eis que será pouco depois de ter sido salvo destes elementais pela Doctor Fate (Linda), que Jack será possuído por uma terceira vez. 

 

 

 

Desta feita por Boston Brand, a.k.a Deadman, que investigava a ocorrência e que depressa se alia à nossa heroína na batalha entre Indra e um feiticeiro de segunda chamado Joachim Hesse (que de resto já vinha fazendo inúmeras aparições desde o primeiro número). 

Joachim pretendia usurpar a posição de Indra como governante supremo do quarto céu, mas apenas o podia fazer se passasse a prova do círculo da penitência, algo que este está quase a fazer. 

 

 

 

  

 

 

Felizmente, e graças a Boston, no corpo de Jack, o feiticeiro mortal irá falhar. 

Tudo porque, no seu estado de jejum prolongado, não vai conseguir resistir à tentação de comer comida chinesa. 

Felizmente, Small não será mais alvo de nenhuma possessão daqui em diante. 

 

 

 

Todavia ele irá ostentar uma pequeníssima parte do poder do Doctor Fate (juntamente com o demónio benevolente Petey) aquando do resgate das almas de Kent e Inza Nelson do interior do medalhão de Fate (Doctor Fate #23). 

 

 

 

Juntamente com Petey, Small fará a sua última aparição nas páginas de Justice League Quarterly #4, Vol 1, de 1991), tornando-se consultor místico da JLI no final dessa aventura, depois de a iniciar como detective do oculto.


*Nota: Nabu servia como professor e guia para Eric e Linda.