Aquele que se tornaria nos futuros Brothers Grimm originais, faria a sua estreia em 1963, nas páginas de Tales of Suspense #48 (Vol 1), como Mister Doll, um dos primeiros antagonistas do Iron Man.
Criado por Stan Lee e Steve Ditko, o Mister Doll, a.k.a Nathan Dolly, começou a sua carreira criminosa em África, ao roubar umas estranhas figuras mágicas de um witch doctor que tinha confiado em si.
As figuras eram perfeitamente moldáveis e tinham a particularidade de dirigir dano para aqueles cuja forma estivessem a usar.
Uma vez de volta aos E.U.A, Nathan usaria estas figuras como forma de extorquir industriais abastados.
Assumindo a identidade de Mister Doll, Nathan depressa irá colidir com o Iron Man.
Inicialmente, bem sucedido nos seus primeiros encontros com o vingador dourado, Nathan será eventualmente derrotado, caindo em relactiva obscuridade, até ao seu regresso em 1978, nas páginas de Spider-Woman #3 (Vol 1).
Aqui será revelado que Nathan Dolly teve a sua alma aprisionada no interior de duas das suas figuras.
Estas serão usadas pela sua esposa, Priscilla Dolly, para dar "vida" aos seus dois filhos, Willy e Jake Dolly.
Estes não mais eram, contudo, do que versões em tamanho real das duas figuras onde a alma do marido se encontrava presa.
Assumindo o nome de Brothers Grimm, Will e Jake vão manter os esquemas de extorsão de Nathan, o que os colocará em confronto directo com a Spider-Woman original, a.k.a Jessica Drew.
De salientar que Jessica desconhecia estar a lidar com dois adversários, uma vez que somente em Spider-Woman #12 é que se deparou com os dois Grimm.
Contudo, Will e Jake não vão estar sozinhos nas suas maquinações, uma vez que Priscilla, assumindo a identidade de Madame Doll, vai tentar reunir a alma dispersa do marido num novo corpo.
E o corpo escolhido para isso será o do agente da S.H.I.E.L.D e interesse romântico de Jessica, Jerry Hunt.
Curiosamente, e em algo relactivamente comum para a Marvel da altura, Jessica era arrendatária de um quarto (juntamente com o seu tio fictício, o feiticeiro Magnus) na habitação de Priscilla, vivendo por isso, e sem saber com os Brothers Grimm.
Em Spider-Woman #11-12, e depois de perceber que Jessica desconfiava da sua ligação com os Grimm, Priscilla irá, juntamente com os seus filhos, capturar Jerry, Magnus e a Spider-Woman, tentando iniciar o ritual que lhe iria devolver Nathan.
Contudo, e graças à interferência da Spider-Woman, o plano irá falhar e como resultado a alma do antigo Mister Doll vai-se dissipar para sempre, deixando para trás as formas, agora sem vida, de Will e Jake Dolly.
Será revelado, nas páginas de Spider-Woman #12 que Nathan obteve as duas figuras que viria a denominar de Brothers Grimm, de um fabricante de brinquedos nos Balcãs.
A provável proveniência destas Death Effiges das encostas da mística montanha de Wundagore* pode explicar esta sua natureza mais arcana.
Esta primeira versão dos Grimm seria criada por Mark Gruenwald e Carmine Infantino.
Em 1984, os Brothers Grimm regressam (criados desta feita por Marv Wolfman e, novamente, por Carmine Infantino), nas páginas de Iron Man #187 (Vol 1), confrontando James Rhodes, o segundo Iron Man.
Esta segunda versão dos Grimm nasceu quando os irmãos Percy e Barton Grimes encontraram os fatos de Jake e Will no teatro abandonado onde estes tiveram a sua última batalha com a Spider-Woman.
Depressa percebendo que os fatos em si, permitia-lhes aceder aos truques e habilidades dos vilões originais, Percy e Barton vão decidir embarcar numa carreira criminosa, como os novos Brother Grimm.
Contudo, um ataque a um estabelecimento em Los Angeles irá colocá-los na mira do Iron Man.
Eles acabaram por ser presos nas suas identidades civis pela Polícia, após terem-se portado muito bem nos seus dois confrontos com James Rhodes.
Depois disso, os Brother Grimm irão juntar-se a antigos vilões da Spider-Woman para formar a equipa conhecida como Night Shift, uma espécie de pré-Thunderbolts.**
Como membros desta equipa sobrenatural, liderada pelo Shroud, os Grimm vão juntar-se ao Captain America para enfrentar o Power Broker e vão defrontar os West Coast Avengers, em duas ocasiões distintas (numa delas enfrentando a segunda Spider-Woman, a.k.a Julia Carpenter).
Durante este período e após a partida de Shroud, os Grimm vão abandonar Los Angeles, defrontando o Spider-Man, a mando do Wizard, em Nova Iorque, durante os Acts of Vengeance.
A sua derrota às mãos do, na altura, aranhiço cósmico, vai fazer com que eles aceitem juntar-se a Graviton, Titânia, Trapster e Goliath IV, numa tentativa de vingarem a derrota às mãos do Spider-Man, durante os Acts.
Contudo, o duo vai ser novamente derrotado e enviado para a prisão. A solo, os Grimm também tentaram trazer o braço do Hawkeye, em troca de uma larga recompensa financeira prometida pelo vilão Crossfire.
Durante a Civil War, e aproveitando o conflito na comunidade heroica, os Grimm serão recrutados pelo Hood para a sua gangue de vilões.
Como membros do Hood Gang, os Grimm irão defrontar os New Avengers (entre eles estava precisamente o Spider-Man) em inúmeras ocasiões, assim com outros heróis, nomeadamente antigos Defenders, Gargoyle e Nighthawk.
Seguindo a sua tradição de heroísmo forçado, os Grimm irão enfrentar o exército Skrull, durante a Secret Invasion, ganhando estatuto de heróis governamentais durante o Dark Reign de Norman Osborn.
Eventualmente, os Grimm irão perder esse estatuto e acabaram numa nova versão dos Masters of Evil, enfrentando uma equipa alternativa de Avengers, os Secret Avengers, para além de continuarem as suas actividades criminosas a solo.
Os poderes evidenciados por estas duas versões dos Brothers são idênticos e bastante bizarros.
Similares, em estilo, ao armamento do Green Goblin e do Hobgoblin, as armas usadas pelos Grimm combinam ainda a ilusão e pseudo-misticismo do Mysterio.
Entre o seu armamento temos: ovos corrosivos, tartes explosivas, ligas metálicas, luvas que emitem rajadas e gás, pasta, nuvens voadoras e mesmo trapézios presos em estrelas flutuantes, entre muitos, muitos outros.
Para além disto, os Grimm foram tiveram as suas forças e habilidades temporariamente aumentadas pelas Norn Stones, durante o Siege de Asgard.
Leituras Essenciais:
Brothers Grimm I
Spider-Woman #3-4 (Vol 1, de 1978) - Marca a primeira aparição dos Brothers Grimm, assim como as suas primeiras batalhas com a Spider-Woman.
Spider-Woman #11-12 (Vol 1, de 1979) - A batalha final de Jessica Drew com os Grimm, assim como a origem destes últimos.
Brothers Grimm II
Iron Man #187-188 (Vol 1, de 1984) - A primeira aparição do segundo duo, assim como a sua primeira batalha com o Iron Man.
Captain America #330 (Vol 1, de 1987) - A primeira aparição dos Night Shift, grupo do qual os Grimm são membros fundadores.
West Coast Avengers #40 (Vol 2, de 1989) - Como parte dos Night Shift, os Grimm têm o seu primeiro duelo com os Avengers.
Avengers Spotlight #22, 24-25 (Vol 1, de 1989) - Os Grimm tentam colectar a recompensa pelo braço do Hawkeye e não apenas enfrentam o arqueiro, como também a sua esposa, Mockingbird, e o seu antigo mestre, Trickshot.
Spectacular Spider-Man #159 (Vol 1, de 1989) - Como parte dos Acts of Vengeance, os Brothers Grimm são destacados pelo Wizard para enfrentarem o Spider-Man.
Web of Spider-Man #64-65 (Vol 1, de 1990) - Soltos pelo Graviton, os Grimm, juntamente com o Goliath, a Titânia e o Trapster voltam a atacar o Spider-Man, desta feita com a promessa monetária a provir do Chameleon (na época senhor de 1/3 do crime organizado de Nova Iorque) e supostamente do Kingpin.
*Nota: Wundagore é onde o poder do demónio primordial Cython é mais forte. É também responsável pelo aparecimento do barro místico, usado pelo vilão dos Fantastic Four, o Puppet Master, para dar vida às suas próprias figuras.
Para além disso, é também provável que as figuras tenham sido feitas por outro indivíduo que na altura residia na zona e era capaz de tal feito.
Falo de Django Maximoff, o suposto pai da Scarlet Witch e do Quicksilver.
**Nota: Shroud vai reunir um grupo de vilões para confrontar o elemento criminoso em Los Angeles, numa espécie de equipa de Robin Hoods.
0 comments:
Enviar um comentário