Não haverá vilão no universo Marvel que possamos mais facilmente associar ao Halloween do que o mercenário voador, e por vezes demoníaco, Jack O'Lantern.
 
Com uma cabeça de abóbora flamejante, a servir de máscara, e a ostentar uma vestimenta tradicionalmente a adoptar os tons esmeralda, o vilão falhou, contudo, em ganhar um lugar de maior destaque no universo Marvel, perante a concorrência dos mais populares (e numerosos) Goblins.




Criado por Tom DeFalco e Steve Ditko, o primeiro individuo a utilizar esta identidade, Jason Macendale Jr, foi apresentado nas páginas de Machine Man #19 (Vol 1), corria o ano de 1982, na categoria de adversário do herói titular da série. 
 
Um marine norte-americano tornado em mercenário, Macendale, apresentou-se como um vilão perigoso, com elevada auto-estima e confiança nas suas habilidades.
 
 Usando um planador circular (que se tornaria uma das marcas da personagem) para dominar os céus, Jason servia-se de raios de energia embutidos nos punhos e de bolas explosivas, como principais armas de ataque. Um antigo operativo da C.I.A, Jason era também prolífero nas artes da luta corpo a corpo.



Destacado para recuperar a battlevan do enigmático Hobgoblin original, que estava no fundo do rio Hudson, Jason terá um violento encontro com Spider-Man, um herói com o qual já se tinha degladiado anteriormente. 
 
Os dois vilões irão estabelecer uma aliança neste período, contudo, tal será sol de pouca dura, com ambos a tornarem-se rivais na guerra de gangues que vai assolar Nova Iorque durante os anos 80. 
 
Desejoso por se livrar do Hobgoblin, Jason irá requisitar os serviços do assassino Foreigner para fazer precisamente isso. O Hobgoblin, revelado como sendo o jornalista do Daily Bugle, Ned Leeds, será morto durante uma viagem a Berlim, deixando a sua identidade (e equipamento) disponíveis para Jason.
 
 

Jason irá então assumir a mais prestigiada e temida identidade de Hobgoblin em 1987, confiante de que através dela conseguiria trabalho mercenário mais rentável.
Eventualmente, Jason, nesta altura um Hobgoblin aprimorado por implantes cibernéticos, será morto (qual karma) pelo verdadeiro ... Hobgoblin original, vulgo Roderick Kingsley.
 
Need Leeds não mais havia sido, que um de muitos stand-ins para Roderick.

Em 1992, um novo Jack O'Lantern irá fazer a sua estreia nas páginas de Captain America #396 (Vol 1). 
 
 
 
Um criminoso comum tornado mercenário, este Jack era um homem chamado Steven Levins e tornar-se-ia num adversário recorrente do Captain America, numa fase inicial da sua carreira. 
 
Parceiro do vilão Blackwing, Steven irá ser um dos membros fundadores da Skeleton Crew, sob o comando do infame Red Skull. Servindo-se do equipamento original do primeiro Jack, Steven irá ainda enfrentar alguns dos parceiros do Captain America, nomeadamente o Falcon e a Diamondback.
 
Eventualmente, e após um trabalho falhado no Reino Unido, Steven será preso e deportado de volta para os E.U.A, onde será forçado a juntar-se aos Thunderbolts de Norman Osborn durante a primeira Civil War. 
 
Destacado para capturar o Spider-Man, Steven, juntamente com o seu parceiro na altura, o Jester, serão assassinados num dos muitos esgotos de Nova Iorque, pelo vigilante Punisher.
 
 

O seu corpo será brevemente ressuscitado como hospedeiro de um fragmento da alma do anjo caído, Lúcifer. Steven será eventualmente exorcizado por Johnny Blaze, a.k.a Ghost Rider.

Steven será clonado pelo novo Jackal (a.k.a Ben Reilly), assumindo novamente o seu lugar como Jack O'Lantern e servindo o seu novo mestre até à eventualmente derrota deste às mãos de Spider-Man.
 
 

Um terceiro Jack O'Lantern iria surgir, e novamente para atormentar Spider-Man, em 1996, nas páginas de The Spectacular Spider-Man #241 (Vol 1). 
 
Anteriormente, o segundo Mysterio, Daniel Berkhart, que tinha contas a acertar com Jameson, irá espancar e atormentar o editor do Daily Buggle. Servindo-se de ilusões e de um astuto gato negro chamado Maguire para servir como vigia,  ele conseguirá ser bastante eficaz contra o Spidey, logrando mesmo vencê-lo numa ou noutra ocasião.
 
Um aliado do Green Goblin original, Daniel irá mudar o nome para Mad Jack, partilhando o uniforme e identidade de vilão com a prima do Mysterio original. 
 
Maguire Beck e Daniel Berkhart tinham sido ambos aprendizes de Quentin Beck, o primeiro Mysterio (nesta altura falecido) e iam alternando no uso da identidade, servindo-se mesmo de um andróide como substituto para as batalhas mais perigosas.
 
Eventualmente, e após um encontro com o rival Conundrum e Spider-Man, Daniel irá abandonar a identidade de Mad Jack, reassumindo o cargo de Mysterio, até ao eventual regresso de Quentin ao papel. 
 
Maguire Beck tornar-se-á na única Mad Jack depois disso, fazendo a sua última aparição na mini-série de 2001, Spider-Man: Mysterio Manifesto #1 (Vol 1).

Depois disso, seguir-se-ia, muito brevemente, um suposto regresso de Jason Macendale Jr à identidade de Jack. 
 
Este "Jason" não mais era que um impostor ao serviço da latveriana Lucia Von Bardas. Rapidamente capturado pela S.H.I.E.L.D durante os eventos da Secret War de 2004, este Jack não irá reaparecer. 
 
Como curiosidade, o seu equipamento foi desenvolvido por um dos mais antigos adversário do Spider-Man, o velho cientista Tinkerer. Para além disso, este Jack usava ainda os nomes de Daniel e Maguire como identidades secretas. 
 
 

Após o exorcismo de Steven, será o seu irmão a adoptar a identidade de Jack O'Lantern, corria o ano de 2009. 
 
Contudo, e como Steven antes dele, também este Levins irá obter os seus poderes de uma fonte não tecnológica. O seu poder demoníaco virá de um acordo feito por Levins com Satan. 
 
Uma criatura sobrenatural que procurava vingar-se daquilo que acontecera ao seu irmão, este sexto Jack irá servir o director da organização mais poderosa do mundo, a H.A.M.M.E.R, durante o período conhecido como Dark Reign. Esse director era nada mais, nada menos do que um tal de Norman Osborn.
 
Em tempos mais recentes, mais Jack O'Lanterns, cujas identidades permanecem um mistério irão surgir. Normalmente como opositores do chamado Agent Venom, a.k.a Flash Thompson, e do Venom original, a.k.a Eddie Brock. 
 
O sétimo Jack tinha a característica única de ter a face desfigurada e de ter um ritual macabro aquando da finalização dos seus homicídios (colocar uma vela acessa no interior do cránio sem cérebro das suas vítimas). 
 
Aluno de um antigo vilão do Spider-Man, o Crime-Master, este Jack fez a sua estreia no primeiro número de Venom (Vol 2), em 2011. 
 
Ele tornar-se-ia num dos mais horripilantes oponentes do novo Agent Venom. Igualmente, ele faria parte duma variante dos Sinister Six, os chamados Savage Six , da quadrilha da Black Cat e de uma versão dos Avengers liderada pelo Magneto durante o evento Axis (no qual diversos vilões e heróis viram o seu compasso moral inverter-se). 
 
O oitavo Jack fez a sua primeira aparição em Venom #37 (Vol 2), em 2013, servindo de henchman para o senhor do submundo criminoso de Filadélfia, o Lord Ogre. 
 
O nono Jack estreou-se em 2018 (Venom #1, Vol 4) e ao contrário dos seus dois antecessores, ele não lidou com o Agent Venom, mas antes com um regressado Eddie Brock.
 
 Tendo encontrado por acidente o equipamento de Jack, este indíviduo, a quem faltava o olho esquerdo, não se mostrou grande rival para o Venom, até receber um upgrade místico na figura das Dreamstones asgardianas. Munido de energia mística, Jack quase arrasou Nova Iorque, antesde ser detido pelo Venom.
 
Em Amazing Spider-Man #32 (Vol 5, de 2019), um grupo de Jack O'Lanterns iria atormentar o Spider-Man, a mando do Foreigner.
 
A título de curiosidade, e não estando conectado de alguma forma com os Jacks mais tradicionais, houve um primeiro Jack totalmente demoníaco na figura de um jovem possuído pela magia do feiticeiro arcano Samhain. Este rapaz fez uma breve aparição na mini de 1982, Scarlet Witch and The Vision.
 
 

Leituras Essenciais:
 
Amazing Spider-Man #254 (1984), 279-281 (1986) e 284-289 (1987), Vol 1: Associação inicial ao Hobgoblin que irá conduzir à rivalidade vista durante a Gang War em Nova Iorque e à morte de Ned Leeds, com Jason a assumir o manto de Hobgoblin.

Captain America #396-397(Vol 1, de 1992): Jack enfrenta o Captain America. Faz parceria com o vilão Blackwing e junta-se à Skeleton Crew do Red Skull. Primeiros upgrades no fato. 

Spectacular Spider-Man# 241-248 (1996-97) e 257-258 (1998), Vol 1: Mad Jack (Daniel e Maguire Beck) ao serviço de Norman Osborn atormenta Jameson e enfrenta o Spider-Man. Uso de ilusões e de andróides. Mad Jack faz-se acompanhar de um gato preto chamado Maguire.

Spider-Man: The Mysterio Manifesto #1-3 (Vol 1, de 2001): A derradeira aparição de Mad Jack (aqui apenas Maguire).

Civil War #5 (Vol 1, de 2006): Morte de Steven Levins às mãos do Punisher.

Avengers/X-Men: Axis #6 (Vol 1, de 2016): Pela primeira vez temos um Jack heróico. Parte dos Avengers liderados pelo Magneto.

Venom #1-4 (2011), 10-12 (2012) e 17-23 (2012), Vol 1:Operativo do Crime-Master, este Jack travou inúmeras batalhas com o chamado Agent Venom.