Nas páginas de Action Comics #595 (Vol 1, de 1987) a vilã conhecida como Silver Banshee andava de livraria em livraria, numa onda de assaltos altamente invulgar e mais comum em Gotham do que numa cidade como Metrópolis, deixando atrás de si um rasto de destruição e morte. 

A  polícia local, liderada por Maggie Sawyer, tenta parar a vilã, sempre tendo em atenção o toque da mesma (que aparentemente matava). 


 


Eis que em pleno confronto entre a Silver Banshee e a polícia, surge o homem de aço.

Apesar de lhe conseguir prender as mãos, Superman tem o mesmo trágico destino que um dos polícias tivera antes dele, e sucumbe à Banshee. 

Para espanto e desespero de Maggie, Superman estava morto.


 


No entanto, durante o funeral do estimado herói, o seu espírito subitamente abandona o corpo terreno e inicia uma perseguição à Silver Banshee. 

O fantasma de Kal não tarda a encontrar a sua assassina, a qual se mostra ineficaz em conseguir afectá-lo na sua forma fantasmagórica.


 


Na verdade, Kal havia descoberto a verdade acerca do tal toque mortal da Banshee.

Não era de todo o seu toque que matava, mas antes a sua voz, associada à visualização da face do seu opositor (ainda antes da chegada de Superman durante o primeiro encontro entre ambos, Banshee havia falhado em matar um dos polícias porque este usava um elmo que lhe protegia a face).

Sem conseguir fazer o quer que fosse a Superman, a Silver Banshee liberta um último grito potente o suficiente para cegar o herói e Jimmy Olsen que também estava no local, e foge (falhando em encontrar o livro místico que tanto procurava). 


 


De repente e muito para surpresa de Jimmy, o Superman não é mais um fantasma e está vivo novamente. 

Na realidade ele nunca esteve morto. 

A sua fisiologia kryptoniana protegeu-o durante o primeiro embate com a poderosa vilã.

Temendo não aguentar um segundo round com a Silver Banshee, Kal contactou o seu compatriota da JLA, o metamorfo telepata Martian Manhunter para personificá-lo como fantasma.

Foi dessa forma que conseguiram enganar a Silver Banshee, que tentava matar Superman, quando na realidade era contra o Martian com quem lutava.


 


No issue seguinte de Action Comics e com a saga Millennium a aproximar-se da sua conclusão, Superman está em Smallville, a terra da sua infância, a lamentar a perda da vida de todos os jovens da cidade. 

Estes foram peões nas maquinações dos Manhunters*, que os usaram para controlar todos os movimentos de Kal aquando da sua chegada à Terra. 

Os Manhunters pretendiam converter o futuro Superman à sua causa que consistia na total destruição dos Guardians of the Universe.


 


Ao ver toda aquela juventude morta, o coração de Kal enche-se de culpa, pois ele está mais que ciente que os Manhunters nunca teriam estado em Smallville não fosse a sua presença lá.

É nesse momento que Kal é contactado pelo espírito da vingança divina conhecido com The Spectre.

Este sente que algo está mal em Smallville, mas refere que ainda pode salvar as vidas dos jovens pois estas estão presas num estranho limbo.

Contudo, para que tal aconteça, Superman deve arriscar a sua vida e aceitar ser transportado para o limbo espiritual pelo Spectre.


 


Algo que Kal aceita, como devem imaginar, sem o menor sinal de hesitação.

Num limbo espiritual que é uma versão de Smallville, Kal encontra Lana e os restantes falecidos a "viver" sob o controlo do Dr. Whitney, nada mais, nada menos que o Manhunter que Kal enfrentou e destruiu na terra dos vivos nas páginas de The Adventures of Superman #436 (Vol 1, de 1987). 

Era Whitney o responsável por este simulacro de Smallville. 

Era ele quem mantinha as almas de todos os jovens presas neste limbo. 

Aqui o seu poder superava o de Superman. 


 


Whitney era de facto um deus por estas paragens...ou seria não estivesse o Spectre presente.

Ciente que tudo não passava duma imitação do verdadeiro plano astral e que os supostos falecidos apenas estavam em animação suspensa, o Spectre vai punir o Manhunter da forma mais brutal possível. 

Possuído pelo Spectre, Whitney vai despedaçar o seu próprio corpo metálico, encerrando com a sua destruição o programa que mantinha a juventude de Smallville aprisionada.


 


Junto com os jovens da pequena cidade do Kansas, também Superman regressa à "vida". 
Curiosamente, esta última história tem lugar no dia de Halloween, altura na qual as forças místicas estão no seu auge...
E foi assim que por duas vezes em 1987 o homem de aço se viu reduzido à condição de um fantasma.


 *Nota: Os Manhunters são andróides originalmente criados pelos Guardians of the Universe para proteger o Universo.
 Contudo, eles acabariam por se revoltar contra os seus criadores, o que levaria à criação da Green Lantern Corps.