Erik Killmonger foi criado por Don McGregor e Rich Buckler, fazendo a sua estreia nas páginas de Jungle Action #6 (Vol 2) corria o ano de 1973. 

O pai de Erik viu-se forçado a ajudar o vilão Klaw e como resultado disso toda a família N'Jadaka se viu exilada de Wakanda pelo seu rei, T'Challa, a.k.a Black Panther. 

Erik cresceu no Harlem, em Nova Iorque, desenvolvendo uma natural antipatia para com T'Challa e Klaw, alterando o seu nome de família para Killmonger. 


 


Após se formar, Erik voltaria a Wakanda com o plano de assumir controlo do reino. 

Killmonger, que obteve força e reflexos meta-humanos graças à ingestão de uma erva especial em forma de coração, atacou o Black Panther, mas não antes de enviar outros adversários para o desgastar. 

A disputada batalha com o herói resultará na morte de Erik. 


 


Contudo, este não foi o fim do vilão.

Ele seria ressuscitado pelo Mandarim que o usaria para batalhar não apenas o Black Panther, mas também o Iron Man. 

Qual fénix e após mais uma morte, Erik voltaria à vida, conseguindo bater finalmente em duelo T'Challa, mas sendo morto de seguida pela heroína Photon.

De salientar ainda, que Erik assumiu brevemente a identidade de Black Panther numa altura em que se julgava que T'Challa estava morto.


 


Leituras essenciais:

Jungle Action #6-8 (Vol 2, de 1973) - O primeiro duelo com o Black Panther. Erik faz-se acompanhar pelo seu leopardo, Preyy e pelos vilões Malice e Venomm.

Jungle Action #12 (Vol 2, de 1974) - O regresso de Killmonger, uma vez mais acompanhado por Preyy e dois novos vilões, Sombre e King Cadaver.

Iron Man Annual #5 (Vol 1, de 1982) - Erik é ressuscitado pelo Mandarim e enfrenta o seu velho rival, o Black Panther, uma vez mais. Este issue tem o bónus de contar com um LMD do Black Panther.

Black Panther #20 (Vol 3, de 2000) - Uma das lutas mais intensas entre o vilão e o Panther, com Erik a conseguir finalmente bate-lo no um a um.

Black Panther #38 (Vol 4, de 2008) - Erik morre, aparentemente pela última vez, a batalhar contra o Black Panther e a sua aliada, Photon.