Surtur é o maior e mais poderoso dos demónios do fogo que residem no reino de Muspelheim. 

Inimigo mortal de Odin, Surtur é quem trará o Ragnarok, devastando Asgard no futuro fazendo uso da Twilight Sword, uma espada capaz de rasgar o próprio tecido da realidade. 


 


A sua origem será parcialmente relatada nas páginas de Journey into Mystery #97 (Vol 1, de 1963), com o vilão a fazer a sua primeira aparição real no número 104 (em 1964), quando é liberto por Loki sobre Asgard numa trama que pretendia afastar Odin da cidade dourada. 

Junto com o gigante do trovão Skagg, Surtur ameaçava devastar Nova Iorque e só não o fez porque Thor usa a espada do pai para o prender a um asteróide, supostamente até ao final dos tempos. 


 


Este Surtur que aqui nos é apresentado parece um comum demónio e é muito menor do que aquele que veremos daqui em diante. 

Surtur voltaria vez e vez sem conta para ameaçar a Terra e sobretudo Asgard, movido pelo ódio visceral que tinha para com Odin. 

Em 1969, nas páginas de Avengers #61 (Vol 1) seria necessário o esforço combinado dos Avengers e do Doctor Strange para pará-lo a ele e a Ymir, o maior dos gigantes do gelo. 


 


A forma como o fizeram não poderia ter sido mais simples. 

Surtur e Ymir aparentemente auto-destroem-se após colidirem um contra o outro. 

Um ano mais tarde, Surtur reemerge em plena força para devastar Asgard, numa altura em que o maléfico Loki a liderava. 

Derrotando Thor e as restantes forças asgardianas, o demónio apenas será contido pela intervenção atempada de Odin que o vai aprisionar nas entranhas da terra (The Mighty Thor #176-177, Vol 1, de 1970). 


 


Em 1984, Surtur volta em força nas páginas de The Mighty Thor 350 a 353 (Vol 1), com a Twilight Sword na sua mão.

Mais poderoso que nunca, Surtur ataca em múltiplas frentes com as suas forças a invadirem Midgard e Asgard simultâneamente. 

Inúmeros heróis enfrentam as suas hordas, mas será Loki que terá um papel fulcral na eventual derrota de Surtur ao impedi-lo de acender a chama da Twilight Sword (o que iria fazer despoletar o Ragnarok e o fim do universo). 


 


No fim, será necessário, Loki, Thor e Odin unirem esforços para derrotar o demónio, que não irá desaparecer ser arrastar consigo o último. 

Passados cinco anos dessa épica batalha, Surtur volta a ameaçar Asgard, batalhando com Thor (The Mighty Thor #399-400, Vol 1, de 1989).

Será Thor que irá banir Surtur e também Ymir para o Sea of Eternal Night, nas páginas de The Mighty Thor #425, Vol 1, de 1990. 


 


Contudo, Surtur é bastante resiliente e voltaria, sobrevivendo mesmo ao facto de Thor ter acabado com os ciclos de Ragnarok (durante o Avengers Dissassembled). 

Temporariamente isolado dos outros habitantes dos nove reinos, Surtur será banido por Heimdall, o guardião da Rainbow Bridge e substituído como regente de Muspelheim pela filha, Sindr. 

Um dos seres mais antigos dos nove reinos, Surtur é o derradeiro elemental das chamas. 

As suas únicas vulnerabilidades residem no frio extremo (daí outro dos seus inimigos mortais, para além de Odin e Thor, ser Ymir) e na magia. 

Surtur nasceu com Asgard e apenas desaparecerá com a mesma.