Criado por Stan Lee e Jack Kirby, o asgardiano conhecido como Skurge, the Executioner, fez a sua estreia em 1964 nas páginas de Journey into Mystery #103 (Vol 1). 

Filho ilegítimo de um asgardiano e de uma gigante do gelo, Skurge tornar-se-ia inimigo do mais poderoso dos rebentos de Asgard, Thor, o Deus do Trovão. 

Tal inimizade deveu-se sobretudo ao facto de Skurge desejar provar-se aos olhos da bela Amora, the Enchantress. 


 


Totalmente apaixonado por Amora, que não via nele mais do que um mero bruto, um peão a ser usado, Skurge irá confrontar Thor, provando ser um adversário digno. 

Curiosamente o duo seria lançado contra o herói pela acção de certos membros da sua família. 

Falo de Odin, que desejava que Thor regressasse a Asgard e deixasse para trás a mortal Jane Foster, e Loki, que apenas queria a morte do seu odiado irmão. 

Apesar da sua força descomunal e de estar na posse do maléfico machado mágico Bloodaxe, Skurge será batido por Thor. 

De salientar que embora não fosse tão poderoso como o Mjolnir, o Bloodaxe (ou Battle-Axe, como era  chamado inicialmente) permitia ao usuário teleportar-se, emitir rajadas de gelo e concedia um certo grau de protecção física ao usuário.


 


Humilhado por esta derrota, Skurge não tardará a enfrentar Thor novamente, eventualmente colidindo com os companheiros mortais do mesmo em Avengers #7 (Vol 1, de 1964), como parte da primeira formação dos Masters of Evil (que incluíam o Baron Zemo e Amora). 

Volta e meia, cansado do desprezo dado pela Enchantress, Skurge irá tentar a sua sorte com outras mulheres. 

Uma delas, Casiolena, irá colocá-lo contra os Defenders e a própria Amora (Defenders #4, Vol 1, de 1973). 


 


No entanto, tão forte era a sua atracção por Amora que Skurge voltaria para o seu lado, vezes e vezes sem conta, ajudando-a certa vez a atacar Asgard directamente, apenas para ser batido em combate por Balder (The Mighty Thor #260, Vol 1, de 1977). 

Para além de Amora e Zemo, Skurge seria usado por outros vilões, nomeadamente pelo Doctor Doom, pelo Mandarim, por Loki e pelo Grandmaster (como parte da Legion of the Unliving). 

Contudo, Skurge não é apenas um mero vilão.


 


Procurando redimir-se dos seus pecados anteriores, Skurge irá dar a vida para travar as forças de Hela que avançavam sobre Asgard (The Mighty Thor #362, Vol 1, de 1985). 

Skurge passará a integrar os fantasmagóricos Einherjar, auxiliando Thor e outros heróis (como os New Mutants) daí em diante. 






Curiosamente, Skurge não seria o único a ostentar o título de Executioner no Universo Marvel. 

O segundo a fazê-lo seria o mortal Brute Benhurst, que será possuído pelo machado de Skurge (detentor de uma maldade inigualável) e enfrentará o Deus do Trovão em 1989, nas páginas de The Mighty Thor #402 (Vol 1, de 1989). 

A contenda será curta e terminará com a derrota de Brute. 


 


O efeito do  Bloodaxe recairia sobre Jackie Lukus, que o encontrará no apartamento de Amora nas páginas de The Mighty Thor #449 (Vol 1, de 1992). 

Assumindo o nome de Bloodaxe, Lukus irá enfrentar Eric Masterson, um mortal que na época detinha o poder de Thor. 

Lukus tornar-se-ia num dos maiores adversários de Masterson. 

Para além destes dois mortais, por duas vezes foram criados duplos de Skurge. 


 


Amora fá-lo-ia durante a saga Acts of Vengeance para a ajudar na sua batalha contra o Doctor Strange e Clea (em Doctor Strange: Sorceror Supreme #12, Vol 1, de 1989), Hela usaria um contra a Tarene, a.k.a Thor Girl (em The Mighty Thor #43, Vol 2, de 2002) e o último seria criado do nada pelo poderoso mutante Franklin Richards durante a saga Heroes Reborn (de 1997).
 
Leituras Essenciais:

Avengers Annual #1, Vol 1, de 1967 - Skurge enfrenta Hércules, encontrando-se os dois bastante equiparados em termos de força física.

Avengers #7, 9, 10 e 15, Vol 1, de 1964/65 - Toda a primeira temporada de Skurge como membro dos Masters of Evil. 
A sua participação  na equipa terminaria com a morte de Zemo.

The Mighty Thor #260, Vol 1, de 1977 - Skurge e Amora tomam de assalto Asgard e o vilão enfrenta Balder em combate singular. 
O Bloodaxe será destruído pela primeira vez nesta edição.

The Mighty Thor #362, Vol 1, de 1985 - Skurge passa para o lado dos anjos ao ajudar o resto dos seus compatriotas asgardianos na luta contra Hela. 
O Bloodaxe é uma vez mais destruído após Skurge o usar para devastar Naglfar, o navio de guerra da Deusa da Morte. 

Skurge morre nesta edição usando uma arma que se tornaria característica da sua pessoa. 
Duas metralhadoras.

Avengers Classic #7, Vol 1, de 2008 - Nesta história do passado dos Avengers vemos como Skurge estava disposta a dar a vida por Amora.