Uma das mais famosas equipas da Marvel Comics, os Defenders, que estrearam nas páginas de Marvel Feature #1, corria o ano de 1971, distanciam-se do conceito dos Avengers na medida em que não tinham um sistema tão restrito para a entrada de novos membros. 

Antes da renovada popularidade que os Avengers vão sentir com o lançamento de New Avengers #1, em 2005, é seguro disser que os Defenders eram a equipa pela qual mais heróis haviam passado, precisamente devido à sua formação mais fluída.

Tendo isto em mente, vamos dar uma vista de olhos nos seus dez mais importantes membros, com especial atenção para o impacto destes na história da equipa. 

Boa leitura! 



Menções honrosas:



Doctor Druid

 

Visto por muitos como um Doctor Strange de segunda classe, Doctor Druid foi na verdade criado antes deste, fazendo a sua estreia nas páginas de Amazing Adventure #1 (Vol 1, de 1961), pelas mãos de Stan Lee e Jack Kirby.

Druid, um místico de algum gabarito, faria parte dos Monster Hunters e dos Avengers (sendo líder da equipa por um breve período de tempo), antes de ser recrutado pelo Doctor Strange para integrar e mais tarde liderar os Secret Defenders em 1993. 

A sua estadia nos Secret Defenders terminaria com Druid a ser possuído pelo demónio Slorioth e a virar-se contra os seus camaradas. 





Angel

 

Mais associado aos X-Men, Warren Worthington III juntar-se-ia aos Defenders em 1983, nas páginas de The Defenders #125 (Vol 1). 

Desejoso por fazer algo significativo com a sua vida, após um traumático encontro com Callisto e os Morlocks em Uncanny X-Men #169-170 (Vol 1, de 1983), Angel decide ajudar Beast no processo de tornar os Defenders numa equipa mais formal e coesa. 

Os New Defenders nasceriam em The Defenders #125. 

Angel permaneceria com a equipa até à sua batalha com o Dragon of the Moon, em The Defenders# 152 (Vol 1, de 1986). 

Warren foi ainda membro dos Secret Defenders com a sua identidade de Archangel.





Moondragon

 

Uma personagem cujo caminho oscila entre o heroísmo e a vilania, Heather Douglas, que se via a si mesma como uma deusa (talvez por ter sido criada pelos Eternals de Titã), foi julgada severamente por Odin após os eventos de Avengers #220 (Vol 1, de 1982), sendo forçada a usar uma bandana que visava restringir as suas vastas habilidades psiónicas. 

Colocada ao cuidado da Valkyrie, Moondragon juntar-se-ia aos Defenders em The Defenders #125 (Vol 1, de 1983), depois de uma breve participação em 1979 (The Defenders #76-77, Vol 1). 

Um membro controverso, Moondragon seria responsável (ainda que indirectamente, uma vez que estava sob a influência do vilão Dragon of the Moon) pela morte de diversos dos seus membros em The Defenders #152 (Vol 1, de 1986).





Gargoyle

 

Isaac Christians fez a sua estreia nas páginas de The Defenders #94 (Vol 1, de 1981). 

Isaac ofereceu os seus serviços ao demónio Avarrish como forma de salvar a cidade Christianboro da ruína económica. 

Como consequência disso, Isaac seria transformado no monstruoso Gargoyle. 

Isaac iria raptar Hellcat a mando do seu mestre demoníaco, no entanto depressa mudaria de lado, juntando-se aos Defenders nesse mesmo issue. 
  
Gargoyle continuaria na equipa mesmo depois da reformulação feita pelo Beast em 1983. 

Seria ao serviço da mesma que Isaac veria o seu corpo ser destruído (uma vez mais em The Defenders #152, Vol 1, de 1986). 

O seu espírito seria eventualmente encaminhado para um novo corpo. 

Isaac manteria contacto com muitos dos seus antigos aliados dos Defenders, mas nunca mais regressaria ao grupo.





10 - Son of Satan

 

Daimon Hellstorm, mais conhecido como Son of Satan, teria o seu primeiro encontro com os Defenders em 1974, em Giant-Size Defenders #2 (Vol 1). 

Nesse comic Daimon auxiliaria a equipa contra as ameaças sobrenaturais de Asmodeus e Satannish. 

Daimon eventualmente tornar-se-ia membro em The Defenders #24 (Vol 1), respondendo a um pedido de auxílio de Clea, durante a batalha com o grupo racista conhecido como Sons of the Serpent.

Daimon, que teve com os Defenders uma relação difícil (deixaria a equipa no número 100, apenas para regressar no 105 e voltaria a deixá-la no 122) casaria com a colega de equipa Hellcat. 





9 -Beast

 

Outra figura mais associada aos X-Men ou aos Avengers, Beast garantiu um lugar na história dos Defenders ao promover uma ideia que já tinha sido proposta por Nighthawk. 

A de ter uma equipa mais formal. 

Beast, que havia sido recrutado nas páginas de The Defenders #104 (Vol 1, de 1982), criaria os New Defenders em 1983, numa nova formação que incluía antigos colegas de Henry nos X-Men, nomeadamente Angel e Iceman. 

Beast permaneceria com os Defenders até à batalha do grupo com o Dragon of the Moon em 1986. 





8 - Clea

 

Esta feiticeira da Dark Dimension que foi em tempos idos esposa de Doctor Strange, fez a sua primeira aparição junto dos Defenders em 1973, nas páginas de The Defenders #5 (Vol 1). 

Embora relegada para um papel de figurante numa fase inicial, para Clea estariam reservados voos mais altos. 

Em The Defenders #24 (Vol 1, de 1975), seria Clea a reunir uma nova formação de Defenders para resgatar a equipa da época das garras dos Sons of the Serpent. 

Clea tornar-se-ia num membro oficial dos Defenders em 1977, no número 44 do comic. 

Em tempos mais recentes, Clea faria parte das Valkyrior, uma versão totalmente feminina dos Defenders (Fearless Defenders, de 2013).





7 - Hellcat

 

Patsy Walker, reserva nos Avengers, teria o seu primeiro encontro com os Defenders em 1977 (The Defenders #44, Vol 1), auxiliando na batalha contra o Red Rajah. 

Dois números mais tarde, Hellcat juntar-se-ia ao grupo de heróis. 

Hellcat permaneceria com a equipa até 1983, sobrevivendo a uma quase dissolução dos Defenders no issue 75 (Vol 1, de 1979). 

Patsy casaria com o colega de equipa, Son of Satan, e teria algumas aventuras com alguns dos seus antigos companheiros, regressando em 2001 para deter a Order, juntamente com Nighthawk, Clea e Valkryie.





6 - Silver Surfer



Um dos membros originais, o Silver Surfer é uma espécie de Captain America dos Defenders na medida em que é visto como sendo um fundador embora na realidade tenha sido o seu primeiro recruta (The Defenders #2, Vol 1, de 1972). 

Um dos mais poderosos membros dos Defenders, o Silver Surfer abandonaria cedo a formação (The Defenders #11, Vol 1, de 1973). 

Uma partida breve é certo, uma vez que o Surfer regressaria de tempos a tempos, sempre que necessário. 

O Silver Surfer seria sempre incluído nos diferentes renascimentos da equipa entre 2001 e 2013. 

O herói cósmico seria ainda membro dos Secret Defenders e da Order (versão maligna dos Defenders), sendo ainda um dos três integrantes dos proto Defenders conhecidos como Titans Three (Sub-Mariner #34, Vol 1, de 1971).





5 -Namor

 

Outro dos membros fundadores dos Defenders, o monarca da Atlântida, fez parte dos Titans Three, antes de integrar os Defenders nas páginas de Marvel Feature #1 (Vol 1), corria o ano de 1971. 

Da mesma maneira que os outros quatro fundadores, Namor é um membro relutante da equipa, mas mesmo assim assiste-a sempre que necessário. 

A primeira vez que Namor abandonou os Defenders foi em 1974, após uma batalha com Nebulon (The Defenders #14, Vol 1). 

O regresso estaria marcado para 1977, com o príncipe anfíbio a manter ainda assim uma participação esporádica. 

Namor faria parte das equipas formadas entre 2001 e 2013, incluindo a maligna Order.





4 - Nighthawk

  

Um antigo vilão, Nighthawk juntou-se aos Defenders em 1974, durante a batalha contra Nebulon e o Sinister Squadron (The Defenders #14, Vol 1). 

Um dos menos poderosos integrantes da equipa, Nighthawk é um dos seus mais dedicados e corajosos elementos. 

Destacado para a liderança da equipa após a partida de Strange, Nighthawk foi o primeiro a tentar transformar os Defenders numa equipa oficial.

Nighthawk deixaria os Defenders no número 98, numa altura em que o herói passava por uma fase complicada a nível da sua saúde. 

Recuperado, Nighthawk seria o responsável pela organização de duas formações de Defenders. 

A primeira, em 2002, visava parar a Order, enquanto que a segunda, em 2008, era parte integrante da Initiative. 

A deusa mãe Gaea dotou Nighthawk da habilidade de convocar misticamente os Defenders sempre que necessário. 





3 - Hulk

  

Um dos Titans Three de 1971 e fundador dos Defenders, o golias verde é um dos membros mais recorrentes da equipa, marcando presença em grande parte dos primeiros 125 números do Volume 1 do comic The Defenders. 

Bruce Banner serviu sob a liderança de Strange, Nighthawk e Valkryie. 

O Hulk faria parte dos dois renascimentos da equipa em 2001 e 2005, fazendo ainda breves team-ups com o resto dos membros originais ao longo dos anos. 

O Hulk, na sua versão Joe Fixit e Professor, faria ainda parte da versão maligna dos Defenders, a Order. 





2 - Valkryie

 
Foram duas as mulheres a ostentar o poder e a identidade da Valkryie. 

Barbara Norriss recebeu o poder em The Defenders #4 (Vol 1, de 1973), juntando-se à equipa nesse mesmo issue. 

O que Barbara desconhecia era que não possuía apenas o poder da Valkryie, mas a sua essência. 

O espírito de Brunhilde ganhou prevalência na luta pelo corpo mortal, e seria apenas nas páginas de The Defenders #66-68 (Vol 1, de  1978/79), que o espírito de Barbara regressaria, tornando a Valkryie temporariamente numa vilã ao aliar-se a Ollerus. 

Brunhilde conseguiria controlo definitivo sobre o corpo, mantendo-se como membro dos Defenders até 1986. 

Brunhilde foi destacada por Odin para ser a líder de uma versão inteiramente feminina dos Defenders em 2013 (as Valkyrior). 

Uma nova Valkryie, na figura de Samantha Parrington estaria presente no segundo volume dos Defenders e na Order, entre 2001 e 2003.





1 - Doctor Strange


 

O último dos membros fundadores da nossa lista, Strange foi o primeiro líder da equipa.

Nos primeiros tempos de existência dos Defenders, estes reuniam-se na habitação de Strange. 

O mago supremo manteve-se a tempo inteiro nos Defenders até ao número 46, em 1977, regressando esporadicamente para auxiliar a equipa contra diversas ameaças, nos anos seguintes.

Em 1993, Doctor Strange vai organizar os Secret Defenders, entregando a liderança ao Doctor Druid. 

Doctor Strange marcaria presença em todos os relançamentos dos Defenders entre 2001 e 2013, fazendo ainda parte da Order.