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Super Mario Lost Levels é uma sequela directa de um dos maiores jogos de todos os tempos.
Desenvolvido pela Nintendo, Lost Levels foi lançado no Japão, para a Famicom Disk System, em 1986, com o título de Super Mario Bros 2.
No Ocidente o jogo apenas veria a luz do dia como parte integrante da brilhante colectânea de títulos do Super Mario conhecida como Super Mario All-Stars, a qual saiu para a SNES corria o ano de 1993.
Como decerto já devem saber, o nosso Super Mario Bros 2 é totalmente distinto do japonês, tendo um gameplay diferente e uma dificuldade mais acessível.
Contudo, não há como negar a sua qualidade.
Mas falemos do Lost Levels.
Este jogo é virtualmente idêntico ao Super Mario Bros original, no que a gráficos, história e música diz respeito.
Uma vez mais, Mario e Luigi devem resgatar a princesa Peach das garras do temível Bowser.
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O gameplay sofreu alguns tweeks, os quais permitiram distinguir os dois irmãos protagonistas deste título, uma vez que Luigi mostra-se agora detentor de um salto mais capaz do que aquele do seu irmão mais velho, Mario.
Em compensação, Mario é mais rápido que o seu mano de verde e muito mais controlável.
No entanto, mais do que a questão dos dois irmãos, o que realmente o distingue do primeiro jogo é a dificuldade.
Esta disparou para níveis altíssimos, pelo que Lost Levels mais do que um jogo novo, é um desafio acrescentado para os jogadores que tiverem concluído o Super Mario Bros com êxito.
Lost Levels é muito semelhante, em termos de conceito, ao modo especial presente no igualmente popular The Legend of Zelda da NES.
Falo, é claro, da Master Quest, acessível após o fim do jogo.
O aumento da dificuldade em Lost Levels é feito das mais variadas formas.
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Primeiro, os inimigos estão mais rápidos e muitos deles surgem em sítios onde não era normal estarem (como o caso dos Koopas nos níveis aquáticos).
Segundo, um novo adversário é apresentado, na figura do boss dos níveis 8-4 e 9-3.
Muito semelhante aos Fake Bowsers (inimigos a fingirem ser o vilão principal) do título original, e que também aparecem aqui, como bosses finais dos sete primeiros mundos, Lost Levels apresenta-nos o Blue Bowser.
Um Bowser azulado que não se transforma em nenhum dos muitos inimigos comuns do jogo quando derrotado.
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Este Bowser é apresentado como sendo o irmão do nosso conhecido King Koopa, a.k.a o verdadeiro Bowser.
Terceiro, o layout dos níveis está drasticamente alterado, exigindo-se uma maior precisão e controlo dos jogadores no que ao salto diz respeito.
Alguns hazards são adicionados, nomeadamente redemoinhos de vento (algo que veríamos novamente em Super Mario Bros 3) e inúmeros blocos invisíveis que vêem testar a perícia do jogador como nunca fora testada em Super Mario Bros.
Quarto, os Level Warp, que permitiam ao jogador passar níveis à frente quando usados, aqui são um pouquinho mais traiçoeiros, uma vez que em vez de nos mandarem para a frente, podem fazer-nos retroceder, o que não é de todo bom.
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Para além de tudo isto, foi acrescentado um Power-Up que é tudo menos positivo.
O Poison Mushrom, que consiste num cogumelo de cor mais escura que os outros (em All-Stars esse cogumelo é roxo e tem um design distinto e ameaçador), é capaz de nos matar ao toque.
Mais um perigo a ser evitado portanto.
Quinto, e último, o número dos mundos/níveis é mais elevado.
Lost Levels acrescenta aos oitos mundos do primeiro jogo, cinco extra, para perfazer um total de 32 níveis!!!
No entanto, não se pensa que o jogo não nos recompensa pelos nossos esforços.
O jogador que chegar ao fim sem se servir dos já referidos Warps é premiado com o Fantasy World (outro mundo extra para se jogar).
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Lost Levels é um jogo que exige muito, mas também dá muito em troca.
Visto por alguns fãs da série como um mero complemento do original e inferior ao Super Mario Bros 2 Ocidental (eu incluo-me nesse grupo), Lost Levels é adorado por muitos outros, que o classificam como a verdadeira sequela do clássico de 1985.
Para além disso, convém salientar que Lost Levels é, juntamente com a Master Quest em Zelda, um dos responsáveis directos pelo nascimento da comunidade que cria versões mais difíceis de jogos existentes (algumas são mesmo impossíveis).
Lost Levels é ainda um dos jogos mais requisitados para aqueles que desejam testar as suas capacidades num speedrun.
Obrigado Nin Tudo. Ainda bem que gostaste do post. Já estou a seguir o teu blog. :) Abraço
ResponderEliminarA jogabilidade desse título é bem mais familiar do que o do Super Mario Bros 2 que veio pro ocidente, apesar de ser mais difícil. Valeu o artigo, até mais! Meu blog:
ResponderEliminarJogos do Mario Bros
É bem verdade isso que disseste. :)
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