Super Mario Lost Levels é uma sequela directa de um dos maiores jogos de todos os tempos. 

Desenvolvido pela Nintendo, Lost Levels foi lançado no Japão, para a Famicom Disk System, em 1986, com o título de Super Mario Bros 2. 

No Ocidente o jogo apenas veria a luz do dia como parte integrante da brilhante colectânea de títulos do Super Mario conhecida como Super Mario All-Stars, a qual saiu para a SNES corria o ano de 1993. 

Como decerto já devem saber, o nosso Super Mario Bros 2 é totalmente distinto do japonês, tendo um gameplay diferente e uma dificuldade mais acessível. 

Contudo, não há como negar a sua qualidade. 

Mas falemos do Lost Levels. 

Este jogo é virtualmente idêntico ao Super Mario Bros original, no que a gráficos, história e música diz respeito. 

Uma vez mais, Mario e Luigi devem resgatar a princesa Peach das garras do temível Bowser.


 


O gameplay sofreu alguns tweeks, os quais permitiram distinguir os dois irmãos protagonistas deste título, uma vez que Luigi mostra-se agora detentor de um salto mais capaz do que aquele do seu irmão mais velho, Mario. 

Em compensação, Mario é mais rápido que o seu mano de verde e muito mais controlável. 

No entanto, mais do que a questão dos dois irmãos, o que realmente o distingue do primeiro jogo é a dificuldade. 

Esta disparou para níveis altíssimos, pelo que Lost Levels mais do que um jogo novo, é um desafio acrescentado para os jogadores que tiverem concluído o Super Mario Bros com êxito. 

Lost Levels é muito semelhante, em termos de conceito, ao modo especial presente no igualmente popular The Legend of Zelda da NES. 

Falo, é claro, da Master Quest, acessível após o fim do jogo. 

O aumento da dificuldade em Lost Levels é feito das mais variadas formas.


 


Primeiro, os inimigos estão mais rápidos e muitos deles surgem em sítios onde não era normal estarem (como o caso dos Koopas nos níveis aquáticos). 

Segundo, um novo adversário é apresentado, na figura do boss dos níveis 8-4 e 9-3. 

Muito semelhante aos Fake Bowsers (inimigos a fingirem ser o vilão principal) do título original, e que também aparecem aqui, como bosses finais dos sete primeiros mundos, Lost Levels apresenta-nos o Blue Bowser. 

Um Bowser azulado que não se transforma em nenhum dos muitos inimigos comuns do jogo quando derrotado.


 


Este Bowser é apresentado como sendo o irmão do nosso conhecido King Koopa, a.k.a o verdadeiro Bowser. 

Terceiro, o layout dos níveis está drasticamente alterado, exigindo-se uma maior precisão e controlo dos jogadores no que ao salto diz respeito. 

Alguns hazards são adicionados, nomeadamente redemoinhos de vento (algo que veríamos novamente em Super Mario Bros 3) e inúmeros blocos invisíveis que vêem testar a perícia do jogador como nunca fora testada em Super Mario Bros. 

Quarto, os Level Warp, que permitiam ao jogador passar níveis à frente quando usados, aqui são um pouquinho mais traiçoeiros, uma vez que em vez de nos mandarem para a frente, podem fazer-nos retroceder, o que não é de todo bom.


 


Para além de tudo isto, foi acrescentado um Power-Up que é tudo menos positivo. 

O Poison Mushrom, que consiste num cogumelo de cor mais escura que os outros (em All-Stars esse cogumelo é roxo e tem um design distinto e ameaçador), é capaz de nos matar ao toque. 

Mais um perigo a ser evitado portanto. 

Quinto, e último, o número dos mundos/níveis é mais elevado.

Lost Levels acrescenta aos oitos mundos do primeiro jogo, cinco extra, para perfazer um total de 32 níveis!!! 

No entanto, não se pensa que o jogo não nos recompensa pelos nossos esforços. 

O jogador que chegar ao fim sem se servir dos já referidos Warps é premiado com o Fantasy World (outro mundo extra para se jogar).


 


 Lost Levels é um jogo que exige muito, mas também dá muito em troca. 

Visto por alguns fãs da série como um mero complemento do original e inferior ao Super Mario Bros 2 Ocidental (eu incluo-me nesse grupo), Lost Levels é adorado por muitos outros, que o classificam como a verdadeira sequela do clássico de 1985. 

Para além disso, convém salientar que Lost Levels é, juntamente com a Master Quest em Zelda, um dos responsáveis directos pelo nascimento da comunidade que cria versões mais difíceis de jogos existentes (algumas são mesmo impossíveis).

Lost Levels é ainda um dos jogos mais requisitados para aqueles que desejam testar as suas capacidades num speedrun.