A mais icónica das heroínas não apenas da DC, mas das comics em geral, Wonder Woman tem um rol impressionante de vilões

É certo que a sua galeria de inimigos incluí alguns dos piores do Universo DC, como Egg Fu, Blue Snowman ou Mouse Man, mas a verdade é que Diana compensa isso com outros adversários bastante respeitáveis e temíveis. 

Vejamos agora precisamente quais são os dez melhores vilões da Wonder Woman. 

Boa leitura!



Menções Honrosas:
 
Hades

 

O Deus dos Infernos, que faria a sua primeira aparição nas páginas de Wonder Woman #329 (Vol 1, de 1986), normalmente não surge na posição de antagonista de Diana, adoptando uma posição mais neutra no Universo DC, contentando-se em gerir o Underworld. 

A primeira versão verdadeiramente maligna de Hades surgiria nos episódios dez e onze da série animada da Justice League (2002) e no quinto episódio da sua sequela, Unlimited (2005), que apresentaria Hades como sendo o pai de Diana.



Children of Ares

 

Muitos foram os filhos de Ares que seguiram os passos do pai e que se colocariam no caminho de Diana. 

No entanto, só por uma vez é que os veríamos todos juntos (e na forma de pequenos infantes) a unirem esforços contra a heroína. 

Usando as suas habilidades divinas, os Children of Ares iriam semearam o caos até serem parados pela Wonder Woman. 

Entre as suas tropelias, os infantes usaram uma mentalmente controlada Power Girl contra a amazona (Wonder Woman #39 - 41, Vol 3, de 2010).



Medusa

 

A mais poderosa das Gorgon, Medusa é capaz de transformar qualquer ser vivo em pedra com um mero olhar. 

Abatida pelo heróico Perseus, nos tempos antigos, Medusa seria ressuscitada pelas irmãs e procuraria vingança contra Pallas Athena e as amazonas. 

Medusa transformaria em pedra o jovem Martin Garibaldi, enfurecendo Diana que derrotaria a Gorgon da mesma maneira que Perseus o havia feito séculos antes (Wonder Woman #210, Vol 2, de 2005).



Silver Swan

 

Das três mulheres por quem o título de Silver Swan passou, a mais perigosa foi, sem sombra de dúvida, a jovem Vanessa Kapetelis.

Vanessa surgiu originalmente como amiga de Diana, no entanto, fruto das manipulações de Circe e do Doctor Psycho, isto rapidamente mudaria. 

Transformada na vilã alada Silver Swan, Vanessa atacou Diana por mais que uma vez. 

Felizmente, Vanessa seria devolvida ao seu estado normal, fazendo da Silver Swan nada mais que uma má memória.





10 - Doctor Poison

 

A princesa nipónica Maru assumiu a identidade de Doctor Poison de forma a poder movimentar-se num mundo dominado por homens. 

A mais brilhante das cientistas do regime nazi, Maru deparou-se inúmeras vez com a Wonder Woman, vendo os seus planos serem continuamente frustrados pela heroína, durante a Segunda Guerra.

Uma das mais antigas inimigas de Diana, Maru viu o seu legado continuar com a sua neta. 

A Doctor Poison fez a sua estreia nas páginas de Sensation Comics #2, Vol 1, corria o ano de 1942.





9 - Giganta

 

Uma das mais antigas adversárias de Diana, Giganta fez a sua estreia nas páginas de Wonder Woman #9 (Vol 1, de 1944). 

Uma gorila evoluída pelas experiências de um tal Professor Zool, Giganta seria uma adversária recorrente durante a Golden e Silver Age. 

Contudo, a origem e poderes de Giganta seriam ligeiramente alterados, estabelecendo-a como sendo uma cientista de nome Doris Zuel. 

A morrer por causa de uma doença sanguínea, Zuel tentou transferir a sua mente para o corpo de Diana. 

Falhando, Zuel conseguiria transferir a sua essência para o corpo de uma meta-humana chamada Olga. 

Capaz de crescer até ao tamanho de um gigante e com força para dar e vender, Giganta (nome adoptado por Zuel) enfrentou não apenas a Wonder Woman, mas muitos dos seus aliados, nomeadamente Donna Troy.





8 - Super-Woman

 

Uma versão maligna de Lois Lane, oriunda da Earth-3, Super-Woman representa o inverso da Wonder Woman. 

Cruel e impiedosa, Lois possui um lasso capaz de submeter os outros à sua vontade. 

Isso, juntamente com a sua força, resistência e poder de voo, tornam-na numa das mais mortíferas oponentes que Diana já enfrentou. 

Normalmente acompanhada pelo resto com Crime Syndicate of America, Super-Woman fez a sua estreia em Justice League of America #29 (Vol 1, de 1964).





7 - Genocide

 

Outra versão maligna de Diana, Genocide é muito semelhante em conceito e aspecto a dois vilões de Superman. 

Bizarro e Doomsday. 

Criada a partir da manipulação de um cadáver de uma versão futura de Diana, Genocide foi lançada contra a sua contra parte heróica nas páginas de Wonder Woman #26 (Vol 3, de 2009). 

Extremamente forte, Genocide quase matou Diana, no primeiro encontro entre as duas. 

Munida do lasso da Wonder Woman, Genocide derrotou o Green Lantern (John Stewart), o Firestorm e o Red Tornado, antes de ser finalmente vencida num intenso rematch contra Diana.





6 - Doctor Psycho

 

Um anão com vastas habilidades telepáticas, Doctor Psycho surgiu em 1943, nas páginas de Wonder Woman #5 (Vol 1). 

Capaz também de manipular a energia residual dos mortos, Psycho é um dos adversários mais (se não for o mais) misóginos que a Wonder Woman já teve que enfrentar. 

Totalmente obcecado por Diana, Psycho por mais que uma vez manipulou a mente da nossa heroína, forçando-a a combater numa arena repleta de vilões em determinada ocasião.

Psycho também é o responsável pela criação do Captain Wonder e da terceira Silver Swan, que usou contra Diana.





5 - Maxwell Lord

 

Outro manipulador de mentes, Maxwell Lord começou como aliado de Diana.

No entanto, e aquando da Infinite Crisis, tudo isso mudaria. 

Usando o Brother Eye, desenvolvido como contra medida contra meta-humanos pelo Batman, Max tentou aniquilar a comunidade heróica (entre elas, as amazonas da Paradise Island). 

Ao mesmo tempo, Max enviou um Superman sob controlo mental para matar Diana. 

Sem alternativa que não fosse a de matar Kal, Diana decide antes terminar com a vida do vilão, partindo-lhe o pescoço. 

As consequências deste seu acto, irão manchar a reputação da Wonder Woman durante anos.
 





4 - First Born

 

Um dos novos vilões apresentados aquando da instauração do New 52, o First Born é o poderoso filho bastardo de Zeus e um dos muitos meio-irmãos de Diana (aqui filha de Zeus).

First Born faria a sua primeira aparição em Wonder Woman #13 (Vol 4, de 2012), tentando conquistar o Olimpo, que na época era ocupado por Apollo, para si. 

Diana pouco ou nada conseguiria fazer contra o furioso Deus. 

Será apenas depois da sua ascensão à posição de Deusa da Guerra, que Diana conseguirá finalmente vencer o seu maligno familiar.





3 - Cheetah

 

De todas as versões da Cheetah, a mais perigosa e relevante é a de 1987. 

Surgida nas páginas de Wonder Woman #7 (Vol 2), Barbara Minerva era uma arqueóloga que foi transformada numa criatura felina via um estranho e sangrento ritual. 

Tomada por impulsos violentos e pelo seu próprio egoísmo, Miverva depressa se virou para uma vida de crime. 

Não tardaria até que Cheetah colidisse com a Wonder Woman. 

Defrontando e ocasionalmente vencendo a amazona, Barbara terá o seu grande momento em Justice (mini-série de 2005 a 2007), quando as suas garras, imbuídas no veneno da Hydra, vão deixar Diana à beira de uma morte dolorosa.





2 - Circe



A mais poderosa das feiticeira helénicas, Circe fez a sua estreia em Wonder Woman #37 (Vol 1, de 1949). 

Antagonista natural das amazonas, Circe foi tornada ainda mais forte graças à sua associação com a Deusa Hécate. 

Ao contrário de muitos presentes nesta lista, Circe foi uma das poucas pessoas a conseguir matar Diana (War of the Gods #3, de 1991).

Circe também usurpou a posição de Diana como Wonder Woman, durante a saga One Year Later. 

A vilã foi capaz de vencer também Troy, a Wonder Girl, Hercules, Hermes e o Son of Vulcan, em diferentes story arcs.

Num dos episódios mais engraçados de Justice League Unlimited, Circe transformou Diana num porco (como na lenda de Ulysses). 

Circe foi também a responsável primária pelo início de uma guerra entre americanos e amazonas durante a saga Amazons Attack!





1 - Ares




Poderia haver outro vilão nesta posição? 

Ares foi o primeiro adversário que Diana enfrentou em 1942 e originalmente o grande motivo para a sua saída da Paradise Island. 

Oponente das amazonas desde sempre e responsável por grande parte dos seus infortúnios, Ares lançou (e criou) inúmeros vilões contra Diana. 

Entre alguns desses vilões temos: Decay, Destroyer Armor, Genocide e a Silver Swan original, passando ainda pelos próprios filhos e filhas de Ares, nomeadamente Phobos, Deimos e Eiris. 

Opositor natural da Wonder Woman, normalmente vista como a embaixadora da paz e da boa vontade, Ares nunca deixou de atormentar a nossa heroína, até mesmo quando nada mais era que um espírito.