Antes do duo Joker e Harley Quinn ter sido estabelecido, já Punch e Jewelee faziam das suas e estabeleciam a sua reputação como um casal de palhaços criminosos.

Criados por Steve Ditko, um dos responsáveis pela criação de Spider-Man, Punch e Jewelee fizeram a sua estreia como supervilões em Captain Atom #85, corria o ano de 1967.

Originalmente personagens da defunta Charlton Comics, onde combatiam regularmente heróis como o Captain Atom e Nightshade, o duo vai ser integrado no Universo DC aquando da Crisis on Infinite Earths.



 


Namorados de longa data, Punch e Jewelee cresceram juntos em Brooklyn onde eram mestres de marionetas durante o dia e ladrões à noite.

 Embora totalmente amorais e caóticos, o duo não constituíam uma ameaça real, pelo menos até Punch ter encontrado um conjunto de armas alienigenas. 

Adaptando as armas à sua temática o casal vai iniciar uma longa carreira criminosa. 

Mais comediantes do que homicidas psicóticos como o Joker, o duo não vai representar grande desafio para os múltiplos heróis que iriam enfrentar, acabando por ser aprisionados em Belle Reve. 



 



Será lá que Amanda Waller os irá recrutar para servirem no seu Suicide Squad. 

Uma parceria que não dará grande frutos pois o líder do Squad na época, Bronze Tiger, não os tinha em grande conta. 

Eventualmente Jewelee irá engravidar e o casal abandona Belle Reve, tentanto adoptar um estilo de vida mais pacífico para a criança. 

Como seria de esperar o duo criminoso volta a fazer das suas, desta vez acompanhado pelo seu próprio infante. 

Punch e Jewelee chegam mesmo a fazer-se passar pelos heróis Hank e Dove, sendo todavia rapidamente expostos. 



 


Contudo a tragédia abater-se-á sobre o casal, com Punch a ser alvejado mortalmente por uns guardas após uma missão do Suicide Squad. 

Jewelee, pela primeira vez sozinha, vai juntar-se temporariamente à Injustice League Unlimited, acabando por se vingar do homem responsável pela morte do seu marido.



 


Punch será um dos muitos membros falecidos do Suicide Squad a regressar como Black Lantern durante a storyline Blackest Night.

 Será nesta história que o seu nome civil será finalmente revelado como sendo o de Clyde Phillips.


Leitura obrigatória:

Captain Atom #85 (Vol 1) de 1967 – Esta é, conforme foi apresentado no texto acima, a primeira aparição do duo criminoso. Nesta aventura o duo enfrenta as forças combinadas de Captain Atom e Nightshade. É também uma história inserida no Universo Charlton, bem antes da anexação das suas personagens pela DC Comics.


Hawk and Dove #18-19 (Vol 3) de 1989 – Nesta altura Punch e Jewelee já tinham consigo o seu rebento e já estavam perfeitamente integrados no Universo DC, tendo passado algum tempo no Suicide Squad. O duo criminoso tentava roubar uma veste experimental em Washington DC quando se viram no meio de uma batalha caótica entre os Madmen, Hank, Dove e o Creeper.