Nas páginas de Amazing Spider-Man #165 (Vol 1, de 1977), o nosso herói, alertado pelo seu infalível sentido aranha, interrompe um assalto num dos muitos laboratórios da S.H.I.E.L.D em Nova Iorque. 

Contudo o aranhiço é tudo menos eficaz, uma vez que não só falha na captura do vilão, como também não consegue evitar que este roube equipamento experimental da agência. 

A somar a tudo isto, o herói aracnídeo nem sequer consegue saber a identidade do meliante, pois este atacou protegido pelas sombras...


 


Não tardaria a que o misterioso vilão voltasse a atacar e desta feita sem qualquer tipo de oposição. 

Revelado como sendo Stegron*, a.k.a o Homem-Dinossauro, o criminoso ataca a casa de um antigo associado seu, o cientista Curt Connors, também conhecido como Lizard, confiante de que com a ajuda deste conseguiria desenvolver um soro capaz de devolver a vida aos há muito tempo extintos dinossauros.

Stegron não pretendia apenas criar clones, mas antes desenvolver uma "nova" raça de dinos, subservientes a si, e através da força bruta destes submeter o Mundo à sua vontade. 

Contudo, Connors mostra-se relutante, pelo que e como uma espécie de incentivo, Stegron rapta Billy Connors, o filho de Curt, e dá 48 horas para o cientista lhe desenvolver o soro, caso contrário mata o jovem rapaz.


 


Enquanto isso, Peter Parker está ocupado com problemas pessoais que envolvem a sua namorada, Mary Jane Watson e um dos seus melhores amigos, Flash Thompson.

 Contudo, Spidey não tardará a encontrar Stegron novamente, ao investigar um misterioso blackout, durante uma saída romântica com M.J.

 Ao usar o aparelho que roubou da S.H.I.E.L.D, a Retro-Generation Ray, para temporariamente devolver a vitalidade às ossadas dos dinossauros expostos no Museu de Nova Iorque, Stegron sem querer causou o tal blackout, que atraiu a atenção de Peter. 

Neste rematch, Peter até parece estar a levar vantagem, ainda assim, o vilão aproveita uma distracção da parte do aranhiço para fugir. 

Entretanto, um desesperado Curt Connors, que sabe ser impossível criar o tal soro, cede à pressão e transforma-se no seu pior pesadelo...Lizard, como forma de resgatar o filho da morte certa.


 


A nossa história prossegue depois em Amazing Spider-Man #166 (Vol 1), com Spidey a tentar recrutar a ajuda de Connors para parar Stegron e a descobrir que os seus problemas duplicaram. 

Da boca da esposa de Curt, Spidey descobre que o Lizard, um dos seus maiores oponentes, acabou de voltar.

Enquanto isso, Curt, na forma de Lizard, não tem dificuldade em encontrar o covil de Stegron, seguindo o cheiro de Billy. 

O inevitável confronto entre ambos os répteis humanos dá-se, numa altura em que Stegron havia usado a sua Retro-Generation Ray para restaurar totalmente os dinos à vida, soltando-os nas ruas da cidade. 

Depois de ajudar a Polícia a conter alguns dos dinossauros foragidos, Spidey segue o trilho de devastação até ao covil de Stegron, interrompendo a luta entre este e o Lizard. 


 


Derrubando Curt, ao administrar-lhe forçosamente uma poção que o faz reverter para a sua forma humana, Spidey vira as atenções para Stegron, que entretanto fugiu para as ruas de Nova Iorque. 

Interceptando o vilão, Spidey consegue resgatar Billy, enquanto que Curt, munido da tal maquineta da S.H.I.E.L.D, reverte os dinossauros ao seu status original de ossos inanimados.


 


 Com o Inverno natalício a chegar em força à metrópole, um cada vez mais fraco Stegron tenta um último e desesperado ataque sobre Spidey, contudo falha miseravelmente e acaba caindo no gelado rio Hudson. 

Toda esta aventura passa-se em vésperas de Natal e acaba da melhor forma, com a paz e tranquilidade a serem devolvidas à família de Connors e com M.J a perdoar Peter pelo seu desaparecimento aquando do blackout. 

Stegron é que não tem tanta sorte, pois acaba preso no gelo, após a sua queda ao rio. 

O vilão permaneceria fora de vista até ao seu regresso na mini-série The Lethal Foes of Spider-Man, corria o ano de 1993.


 


*Stegron, antes da sua transformação em Homem-Dinossauro, foi assistente de laboratório de Connors, daí ter procurado a sua "ajuda".