Introdução:
Foi no distante ano
de 2014 que respondendo a um desafio por parte de um amigo me dispus
a fazer uma retrospectiva acerca do ouriço mais conhecido de todos
os tempos, Sonic. Uma tarefa herculana que finalmente terminei. Nos
próximos dois meses irão sair neste blog as restantes partes partes
desta longa retro.
Espero que gostem.
Boa leitura!
Sonic X, a despedida
do GBA e Shadow
Em 2003 e depois do
lançamento de duas colectâneas de jogos do Sonic, Sonic Mega
Collection Plus (para a PS2 e X-Box) e Sonic Mega Collection (para a
GameCube), a mascote da Sega vai receber uma nova série de
animação.
Sonic X, desenvolvido pela TMS Entertainment, vai estrear
no Japão, mas vai ter grande sucesso sobretudo junto do público
norte-americano. Baseando-se em diferentes jogos do Sonic para criar a
sua storyline, Sonic X coloca o ouriço azul na Terra, longe de
Moebius, e na companhia de um jovem rapaz humano, Chris. Uma vez
mais, Robotnik é o grande antagonista.
Sonic X teve um total de 78
episódios, divididos por três temporadas, e serviu de inspiração
para seis novels, entre 2005 e 2007, bem como para uma série de
comics que duraria 40 números. Curiosamente, quatro pequenos jogos
de vídeo, baseados na série, serão dados como bónus na compra de
um Happy Meal, da McDonalds, entre 2003 e 2004.
De salientar que
Sonic X teve direito ainda a um jogo educativo que misturava
matemática com plataformas que seria lançado entre 2005 e 2007 para
a Leapster, bem como a um jogo de cartas desenvolvido pela Score
Entertainment em 2005.
Em 2003, no Japão,
e em 2004 no resto do Mundo será lançado algo diferente. A Sonic
Team vai desenvolver aquela que seria a segunda tentativa da Sega em
criar um Fighting Game com as personagens do Universo Sonic.
Ao
contrário do seu antecessor espiritual, Sonic The Fighters, Sonic
Battle é um jogo de luta que deve mais a títulos como Power Stone e
Super Smash, do que a Street Fighter e Mortal Kombat, no que ao
estilo de jogo diz respeito.
A acção deste título do GBA passasse
toda numa arena 3D, sendo que é possível termos até quatro
combatentes em simultâneo. As personagens selecionáveis são o que
esperaríamos. Temos Sonic, Tails, Amy, Knuckles e Cream, como nos
jogos Advance.
Para além destes cinco são incluídos ainda Shadow,
Rouge, E-102 Gamma, o pequeno Chao, sendo que estes últimos não
podem ser usados no Story Mode e Emerl, uma nova personagem com Skill
Copy, à la Shang Tsung ou Megaman.
Para além do tradicional Story
Mode, Sonic Battle tem ainda cinco mini-jogos, algo comum
nos títulos do ouriço para o GBA. Nesse mesmo ano, mas desta vez
desenvolvido pela Sonic Team, em conjunto com a Jupiter, será
colocado à disposição dos consumidores, Sonic Pinball Party,
novamente para o GBA.
Uma vez mais estamos perante um sucessor
espiritual. Pinball Party retira alguma inspiração do primeiro
Sonic Pinball da Mega Drive, mas apresenta uma jogabilidade muito
mais refinada, não tentando de todo misturar géneros, como o
primeiro tentou fazer.
Pinball Party tem três mesas à disposição
e apenas uma personagem jogável, Sonic. As ditas mesas retiram
influências temáticas de outros títulos da Sega, nomeadamente
Sonic Advance, Nights e Samba de Amigo.
Este sólido jogo de pinball
irá seguir as pisadas de Sonic Advance, na medida em que é inserido
em dois bundles, um precisamente com Sonic Advance e outro com
Columms Crown.
Finalmente em 2004
vai ser lançado, desta vez mundialmente, o terceiro e último jogo
Sonic da série Advance. Distribuido pela THQ na Europa, Sonic
Advance 3 não agita muito a fórmula de sucesso, limitando a
permitir que para além de Sonic, também Tails seja jogável de
início. Neste título a aposta no trabalho em equipa vai ser muito grande, ao estilo do que já havíamos visto em Sonic Heroes.
Passados dois anos,
em 2006, e como forma de comemorar os 15 anos de Sonic, será lançado
para a GBA, Sonic The Hedgehog Genesis, que incluia o título
original da Mega Drive, com uma pequena modificação. A introdução
do Spin Dash, o movimento só disponível em Sonic 2, no jogo (em
modo especial).
Em 2005 e depois de inúmeras aparições quer como
inimigo, quer como personagem jogável, Shadow, o ouriço negro com
péssima atitude, vai ganhar o seu próprio jogo. Desenvolvido pela
Sega Studio USA, Shadow The Hedgehog vai ser lançado para a PS2,
X-Box e GameCube, assumindo-se como um spin-off de Adventure 2.
Retirando inspiração de filmes como Terminator, Constantine e
Underworld, Shadow The Hedgehog é um jogo de plataformas, com
elementos de aventura e 3rd Person Shooter que nos coloca na pele de
Shadow, enquanto este tenta saber a sua origem.
Pela primeira vez num
jogo da série, são colocadas à disposição do jogador entre
outras coisas, armas de fogo, que o amnésico ouriço negro usa para
eliminar a sua oposição. Isto, associado a uma temática muito mais
adulta do que seria de esperar, vai fazer com que o jogo seja
severamente criticado pela imprensa. Controlos imprecisos também não
vão ajudar.
Ainda assim, Shadow The Hedgehog revelou ter um replay
value enorme, na medida em que o jogador pode completar o mesmo nível
de três maneiras diferentes, Hero, Dark e Normal. Cabe ao jogador
escolher se quer ser o herói ou o vilão.
A componente Multiplayer
também está presente, ao permitir a dois jogadores, ambos no
controlo de Shadows com cores distintas, lutarem por anéis num modo
que em muito lembra o de Sonic Battle. Shadow The Hedgehog saiu ainda
na PSN, em 2013.
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