Os protagonistas do mais recente filme de Verão da Warner Bros/DC Comics, Suicide Squad, são conhecidos como sendo uma equipa de meta-humanos, geralmente vilões, que trabalham directamente para o governo norte-americano, como uma espécie de black-ops, em troca de uma redução substancial da pena. 

Como o próprio nome indica, as missões nas quais participam para além de moralmente questionáveis, são extremamente perigosas, provocando geralmente uma ou mais fatalidades entre os seus membros. 

Contudo, e para garantir que os vilões não tentam fugir ou simplesmente passar para a lado contrário, cada um deles tem uma pequena bracelete explosiva que serve como claro dissuasor.

 

Poucos foram os que testaram a veracidade do dito explosivo, sendo que o primeiro a fazê-lo, o vilão Slipknot, ficaria sem um dos braços por causa disso mesmo, nas páginas de Suicide Squad #9 (Vol 1). 

Todavia, nem todos os membros do Suicide Squad são elementos relutantes. Alguns são heróis  caídos em desgraça, como Vixen, e outros militares, com Flag, para quem as ordens e o governo são tudo. 

Tendo tudo isto em atenção vamos agora falar da génese da equipa. Também apelidado de Task Force X, o Suicide Squad foi estabelecido por Amanda Waller, uma alta-patente governamental, com o objectivo de defender os interesses americanos, sendo criado durante a década de 80 do século passado.


 
Contudo convém salientar que o Suicide Squad de Waller não foi a primeira equipa norte-americana a usar esse nome, pelo que iremos dar uma vista de olhos nos seus dois antecessores primeiro.

A primeira a servir-se desse nome seria liderada pelo pai de Rick Flag Jr, durante a Segunda Grande Guerra. Este Suicide Squadron, cujas origens e aventuras vão ser mostradas em Secret Origins #14, de 1987, vai ser anexado, juntamente com o grupo Argent, pela organização estatal conhecida como Task Force X.

 

 Após anos a lutar contra monstros e nazis, o pai de Flag vai acabar por tombar diante de uma dessas ameaças, quando dá a vida para travar o avanço da War Wheel. 

O grupo que ajudou a fundar, agora apelidado de Suicide Squad vai manter-se, servindo orgulhosamente como os substitutos da aclamada Justice Society of America (que se havia aposentado de todas as actividades heroicas devido a perseguições políticas e ideológicas durante o Macartismo). 



Este primeiro Suicide Squad estreou nas páginas de Star Spangled War Stories #20, de 1954, e foi criado por Robert Kanigher, sendo que a sua origem foi retroativamente alterada pelo já referido Secret Origins #14, tendo em vista ligar este primeiro grupo ao seu sucessor da Silver Age.

 

O segundo grupo a deter o título de Suicide Squad seria liderado por Rick Flag Jr, o filho do fundador original, e seria ainda constituído por Karin Grace, que se tornaria no interesse romântico de Flag, Jess Bright, um renomado físico, e Dr Hugh Evans, um astrónomo. 

Fazendo a sua primeira aparição em The Brave and The Bold # 25, de 1959, pelas mãos de Robert Kanigher e Ross Andru, o segundo Suicide Squad irá combater ameaças em tudo semelhantes às do primeiro num mundo ainda desprovido de heróis como Superman, Wonder Woman ou Batman. 



Originalmente e antes dos eventos da Crisis of Infinite Earths, a última missão do Suicide Squad assumiria contornos bastante trágicos com Evans a morrer e Jess a ser capturado pelo governo da U.R.S.S (e transformado no monstruoso Koshchei). 

Flag Jr e Karin separam-se, com o primeiro a continuar a sua carreira heroica junto dos Forgotten Heroes. Secret Origins #14 vai alterar o teor dessa última missão que passará a ocorrer no Camboja e incluirá um encontro mortífero com um Yeti, se bem que o desfecho trágico mantém-se. 

Evans e Jess (este último será mais tarde revelado como tendo sobrevivido) morrem e Karin fica gravemente ferida. Flag Jr escapa com Karin e volta aos E.U.A onde opta por desactivar o grupo. 

Não tardará muito, contudo, até que Flag Jr se veja novamente a liderar o Suicide Squad. 



O grupo e a Task Force X são reactivados por ordem presidencial e colocados sob a liderança da implacável Amanda Waller. Flag Jr é nomeado líder de campo deste novo Suicide Squad que fará a sua estreia nas páginas da maxi-série Legends #3, de 1987. 

O novo grupo consiste, para além de Flag, nos anti-heróis Bronze Tiger e Enchantress e nos vilões Blockbuster, Captain Boomerang e Deadshot. 

A sua primeira missão, que os coloca em confronto directo com um monstro criado por Darkseid, chamado Brimstone, é um sucesso, ainda que custe a vida de Blockbuster.

 Depois dos eventos de Legend o Suicide Squad expande, ganhando novos membros como Nightshade, Lashima, Nemesis e Ravan, se bem que perdendo muitos mais. 

 

O próprio Rick Flag Jr irá morrer numa missão a solo em Suicide Squad #26 (Vol 1). Contudo e apesar de ser bem sucedido na maioria das suas missões o Suicide Squad acabará por ser desmantelado após os eventos da saga "The Janus Directive", com Waller a acabar mesmo na prisão em Suicide Squad #39. 

 

Este fim vai-se revelar temporário pois no número seguinte (passado um ano em tempo de comic) Waller vai receber perdão presidencial e carta branca para reformar o grupo. 

 

A última missão de facto chegaria em Suicide Squad #66, com a equipa liderada por Waller e constituída por Nightshade, Deadshot, Poison Ivy, Bronze Tiger, Captain Boomerang e Count Vertigo, a invadir a ilha de Diabloverde de forma a colocar um ponto final na vida do ditador Guedhe.
Eventualmente, o Suicide Squad regressará sob a liderança de Waller em Chase #2 (Vol 1), contudo desta feita o grupo pode ser reunido por outros que não Amanda, como é o caso da altura em que é Lex Luthor a fazê-lo durante a batalha com Imperiex. 

Para além de Lex, também o antigo herói de guerra Sgt Rock lidera a sua própria versão do Suicide Squad apelidada de Task Force Omega em Suicide Squad #1 (Vol 2), de 2001. 

Outras versões do Suicide Squad incluem o Homicide Squad, composto por Black Lanterns, e os Secret Six de 2005.

 

Após os eventos de Flashpoint e a chegada dos New 52, a história do Suicide Squad vai uma vez mais ser alterada. Ainda formado e liderado por Waller, o grupo vai ser constituído por Deadshot, Harley Quinn. Black Spider, King Shark, El Diablo, Voltaic e Savant, tendo a sua primeira missão lugar em Suicide Squad #2 (Vol 4), de 2011.
John Ostrander. Lein Wein e John Bryne são as mentes criativas por detrás da criação da versão moderna do Suicide Squad, a qual será então representada no cinema dentro em breve.

E com isto se inicia uma colaboração com o Blog da Casa da Piralha que se irá estender até dia 3 de Agosto, véspera do lançamento do filme em Portugal.