O mutante que viria a ser conhecido como Apocalypse nasceu em Akkaba, algures no Antigo Egipto, por volta de 3000 A.C. Rejeitado pela família biológica, devido à sua aparência inumana, o jovem seria "adoptado" por Baal, o líder de uma das muitas tribos nómadas que abundavam no deserto. 

Será Baal que lhe dará o nome de En Sabah Nur, que significa o Primeiro, bem como lhe ensinará a dura doutrina que governa a vida da sua tribo...a sobrevivência do mais forte. 



En Sabah Nur, visto como o salvador que iria resgatar o povo de uma vida de escravatura às mãos do Faraó Rama-Tut (na realidade a primeira incarnação do vilão temporal Kang), vai contudo desviar-se um pouco desses objectivos. 

A rejeição por parte daquele que seria o seu primeiro amor, bem como a morte do seu mentor, vão ser os factores chave que irão despoletar uma nova transformação na personagem. 



Com os seus poderes mutantes a darem a sua graça, En Sabah Nur vai vencer facilmente o Faraó e vai adoptar o nome que o tornará temido e odiado pelo Mundo afora...nasce Apocalypse.

Imensamente forte e durável, capaz de manipular diversos tipos de energias, entre muitas outras habilidades, Apocalypse vai descobrir, através da manipulação de tecnologia proveniente dos Deuses Espaciais conhecidos como Celestiais, o segredo da Imortalidade. 

Esta exige que de tempos a tempos o poderoso mutante entre num estado de hibernação, de forma a renovar o seu poder. 

Outra exigência da imortalidade é a necessidade de encontrar um hospedeiro poderoso o suficiente para albergar as suas vastas energias. 



Normalmente o clã Akkaba, formado pelo seu servo Ozmandias e composto por descendentes de Apocalypse, serviria esse propósito, contudo em tempos mais recentes diversos membros dos X-Men também teriam essa função(Cyclops, Archangel e a versão "Age of Apocalypse" de Wolverine). 



De tempos a tempos, Apocalypse recorre também ao bom e velho processo de clonagem, do qual o melhor exemplo é o jovem aluno do Jean Grey Institute, Evan, a.k.a Genesis.

Apesar de todo o seu poder e um pouco à imagem de outros vilões do Universo Marvel, como Galactus, Apocalypse necessita de arautos para o protegerem nas alturas nas quais está mais vulnerável.



 Com esse fim Apocalypse tem a seu serviço outros mutantes, bem como alguns inhumans e mesmo humanos, geneticamente alterados pela mesma tecnologia celestial que o alterou a ele. 

A sua tropa de elite consiste nos Horseman of Apocalypse, embora En Sabah Nur tenha usado os inhumans Dark Riders durante grande parte da década de 90. 

Humanos como Nathaniel Essex (Mister Sinister) e Ahmet Abdol (Living Monolith) seriam também transformados em seres de grande poder por Apocalypse, servindo ainda que muitas vezes sem saber os seus propósitos.



Devido aos seus objectivos e à sua filosofia não é surpresa que Apocalypse tenha muitos inimigos, não só na comunidade heroica, mas também na vilã. 

Após o seu já referido primeiro encontro com Kang, En Sabah Nur teria inúmeros conflitos com Vlad Tepes (Drácula), Stryfe (um clone de Cable), High Evolutionary, os Sentinels e Magneto, bem como com antigos servos, como é o caso de Mister Sinister e Exodus.



O seu primeiro confronto com um herói, cronologicamente falando, foi contra Thor, numa época na qual o Deus do Trovão não detinha ainda na sua posse o poderoso Mjolnir, mas antes o machado Jarnbjorn. 

Seria contra o mesmo que Apocalypse iria soltar a sua primeira incarnação dos Horseman. 

Os X-Factor constituiriam durante muito tempo os seus mais directos e insistentes opositores. 

Com o passar dos anos esse papel transitou para os X-Men e para a X-Force, sobretudo quando esta última esteve sobre o comando de Cable (que vinha de um futuro dominado por Apocalypse). 

Em tempos mais recentes também os Avengers, sobretudo a apelidada Unity Squad (que juntava humanos e mutantes), terão confrontos consigo.



Existem inúmeras versões de Apocalypse sendo que a mais conhecida é a proveniente do maior épico dos anos 90, "Age of Apocalypse". 

Num mundo sem o Professor Xavier, os X-Men foram fundados por aquele que seria o seu maior opositor, Magneto. 

Com o senhor do Magnetismo a ocupar agora a posição de herói, caberia a En Sabah Nur ocupar o outro lado da contenda. 

Nesta Terra seria Apocalypse a levar a cabo o primeiro ataque de um mutante contra a Humanidade. 

Ainda que os X-Men tivessem vencido esse confronto, que vitimou as vidas dos Horseman Gideon e Death, mas também as da X-Man Scarlet Witch, seria Apocalypse o último a rir. 

Com um ataque nuclear à escala mundial, Apocalypse torna praticamente inabitável largas extensões da América do Sul e de África, ao mesmo tempo que arrasa os E.U.A e torna toda a América do Norte no seu domínio, dividindo-a entre os seus Horseman. 

Os humanos que sobrevivem refugiam-se num velho continente igualmente arrasado e formam o Human High Council, estabelecendo a nova nação da Euroásia. 

No meio de todo este caos e enquanto o Human Council desenvolve Sentinels para combater as forças de Apocalypse, o vilão domina sem oposição, caçando e matando humanos indiscriminadamente. 

Sem Fantastic Four ou Avengers para o impedir, cabe aos X-Men de Magneto essa tarefa. 



No fim, com os Sentinels prestes a largar bombas nucleares sobre o domínio mutante, tudo se irá resumir a uma luta, mano a mano, entre Apocalypse e Magneto.

 É certo que ambos já haviam lutado antes, no entanto esta batalha é particularmente brutal e termina com Magneto a literalmente partir En Sabah Nur em dois.