Como já referi num post anterior, o vilão conhecido por Apocalypse fez a sua estreia em X-Factor #5, de 1986, apresentando-se como o principal inimigo do heroico grupo de mutantes. 

Defensor de uma filosofia muito simples, a da sobrevivência do mais forte, Apocalypse vai servir-se de um grupo de mutantes, a Alliance of Evil, para não só tentar recrutar mais (e mais poderosos) mutantes para a sua causa, como simultaneamente enfrentar os X-Factor. 

Contudo o X-Factor, que era composto pela classe original dos X-Men, revelou-se um adversário demasiado difícil para a Alliance of Evil, a qual somava derrota sobre derrota após cada novo confronto.

Eis que Apocalypse decide abandonar a Alliance à sua sorte e recriar a sua icónica guarda pessoal, os Horseman of Apocalypse. Será com estes, e a bordo da sua nave celestial sentiente, que Apocalypse vai dar o pontapé de saída para aquele que seria de facto o seu primeiro grande ataque à Humanidade. 




Este ataque, inserido na saga "Fall of Mutants", vai centrar-se como não podia deixar de ser na cidade de Nova Iorque, sobre a qual o temível mutante vai largar os seus Horseman.

Com os Avengers e o Fantastic Four ausentes da cidade e os X-Men presos noutro confronto distinto em Dallas, restaria ao X-Factor e à jovem equipa da Power Pack a tarefa de defender a cidade. 

É certo que os X-Factor conseguiriam penetrar na nave de Apocalypse, contudo derrotar o eterno mutante seria algo bem diferente.



Vencidos e incapazes de evitar toda a destruição que estava a ocorrer na cidade, os X-Factor ainda tiveram o infeliz "bónus" de descobrir que um dos seus amigos e membro fundador da equipa, Warren Worthingthon III (Angel), era agora não apenas um dos Horseman of Apocalypse, mas o seu líder assumindo o nome de Death, ao mesmo tempo que viram o seu novo membro, o morlock Caliban, aceitar a proposta de Apocalypse e juntar-se ao outro lado.




Embora inicialmente extremamente devotado ao seu novo papel, muito por terem sido humanos os responsáveis pelo atentado que quase o matou, Warren vai ter uma importante mudança de posição. 

Durante uma nova luta com os X-Factor a bordo da nave, Warren vai golpear mortalmente, ou pelo menos é o que todos pensavam na altura, o seu amigo Bobby Drake, a.k.a Iceman. 

O trauma de ter morto o amigo de longa data faz com que Warren desperte da Death persona e ataque Apocalypse, que culpa pela sua transformação na horrífica criatura na qual se tornou.

Iceman não está morto, contudo. O que Warren golpeou fora um mero simulacro de gelo elaborado por Bobby de forma a conseguir quebrar o domínio de Apocalypse sobre a mente do mutante alado. 

Com o seu plano a resultar num êxito estrondoso, Iceman junta-se ao resto dos X-Factor (mais Warren) na batalha final contra Apocalypse.



Os mutantes conseguem finalmente bater Apocalypse e os seus Horseman restantes, forçando a sua retirada, ao mesmo tempo que conseguem capturar a nave celestial do vilão. 

Contudo mesmo derrotado Apocalypse não parece perturbado, pois a seu ver o seu verdadeiro plano foi cumprido. Todo este ataque era um mero teste para ver se tanto os X-Factor, como os seus Horseman eram aptos para sobreviver. 

Com excepcção da Pestilence, que morre acidentalmente enquanto batalhava os jovens da Power Pack, todos os restantes passaram a dita avaliação.

Como consequência deste ataque, Nova Iorque e alguns dos seus edifícios mais emblemáticos, como o Empire State Building, ficariam bastante danificados, contudo e em virtude dos seus esforços heroicos na defesa da cidade, a equipa mutante dos X-Factor seria aclamada e louvada como nunca antes qualquer mutante havia sido (com excepção da altura em que os X-Men salvaram Norad das mãos do Count Nefaria).
´


No entanto, e como extensão deste seu ataque, Apocalypse vai enviar Famine para o Midwest americano de forma a literalmente extinguir o verde da América. 

A poderosa Horseman vai encontrar a oposição de Steve Rogers, que na época actuava como Captain, e da sua equipa, constituída por antigos parceiros seus. 




A batalha longa vai deixar Falcon e Nomad em mau estado, contudo eventualmente termina quando Demolition Man danifica temporariamente a montada voadora de Famine, deixando esta última vulnerável a Cap que mesmo sem o seu icónico escudo consegue vencer a mutante.