Membro dos Green Lantern Corps, a força de manutenção da paz pela Galáxia, Hal Jordan seria "seduzido" pelo, à falta de melhor termo, lado negro do verde. 

     Munidos de um anel energético verde, cujo poder era proporcional à força de vontade do seu usuário, aos Green Lanterns era exigida que não apenas fossem desprovidos de medo, como também totalmente altruístas. 



      Tais características eram elementos indissociáveis de Hal até à destruição de Coast City durante a storline de 1993, "Reign of the Supermen", na qual, e pela primeira vez, Jordan experimenta o medo e a dúvida de forma absoluta. 



     Mesmo depois de ter capturado um dos responsáveis pela destruição, Mongul, Hal vai ficar emocionalmente arrasado pela perda da sua cidade natal e os seus sete milhões de residentes. 

     Servindo-se da sua vontade, Jordan usa o anel para recriar Coast City, efectivamente ressuscitando os recém-falecidos e mesmo aqueles que "partiram" antes desta tragédia, como o seu pai. 



     Contudo tudo o que é bom eventualmente termina e com a bateria do anel em baixo Jordan tenta requisitar a ajuda dos Guadians of The Universe, os seus patronos. 

     O pedido por mais energia é recusado, devido ao seu carácter pessoal, algo que enfurece Jordan. 

     Depois de tudo o que fizera por eles, desde a captura do Green Lantern renegado, Sinestro, até à reconstrução da fracturada Corps, Jordan não reage nada bem a isso e decide tomar para si e pela força se necessário, todo o poder esmeralda de Oa (algo que Jordan já fizera no passado, mas por motivos menos egoístas...). 



     Inicia-se nas páginas de Green Lantern #48, em 1994, a saga "Emerald Twilight", com Jordan a principiar o seu percurso de regresso a Oa. 

     Pelo caminho, o outrora líder das Corps enfrenta muitos dos membros que ajudou a recrutar, entre eles Tomar-Tu e Boodikka, deixando-os à deriva no espaço após os vencer e retirar os respectivos anéis. 

     É mentalmente instável, e com um total de dez anéis energéticos, que Hal Jordan chega a Oa. 



     Desesperados, os Guardian of the Universe libertam Sinestro, um outro Green Lantern consumido pelo medo, na esperança que este o conseguisse conter. 

     Contudo, nem mesmo Sinestro consegue parar Hal que o mata sem remorso após um difícil combate.



      Com apenas o antigo mestre e amigo, Kilowog, entre si e o poder para retificar aquilo que considerou ser uma injustiça, Jordan faz o impensável e, efectivamente, desintegra Kilowog, quando este tentava a custo apelar ao seu lado heroico e humano. 

     A morte de Kilowog, em Green Lantern #50, faz Hal perceber que enveredou por um caminho sem retorno e perante o olhar incapaz dos Guardians, Jordan entra na bateria principal de Oa, sugando a quase totalidade do poder verde e matando todos os Guardians, com excepcção do jovem Ganthet. 



     Jordan renasce como Parallax e deixa Oa para iniciar uma demanda que culminaria no mega-evento "Zero Hour". 

     Curiosamente, o que Hal Jordan pretendia fazer já havia sido feito antes (embora de uma forma menos sangrenta), à escala planetária, por Kilowog quando este reconstrui toda a população de Bolovax Vik, numa altura na qual os Guardians of the Universe haviam deixado o universo conhecido.