O filme que deu origem a um dos mais importantes franchises de todos os tempos - New Hope, como mais tarde se tornaria conhecido, nasceu da mente criativa de George Lucas, tendo estreado nos cinemas em 1977 com o simples título de Star Wars. 

     Mais tarde enquadrado numa ideia mais episódica New Hope seria o primeiro filme de três relativos à Saga de Luke Skywalker, o último Jedi. 

     Um filme impressionante, mesmo pelos elevados standards actuais.
     
     New Hope tem alguns momentos absolutamente fantásticos que não se ficam pela grandiosa cena de abertura ou pela primeira vez que colocámos os olhos em cima do vilão mais emblemático da série, Darth Vader. 

     Contudo, e porque há sempre esta ou aquela cena que nos marca mais, destaco dois momentos que considero pivotais para o desenrolar do filme. 



     O primeiro confronto efectivo do nosso bando de heróis com o infame e perigoso Darth Vader, que resulta na primeira batalha entre Sith's e Jedi's no cinema quando Vader confronta o seu antigo mestre e amigo, Obi-Wan. 

     O velho Jedi depressa se apercebe que o resultado desta luta irá ser diferente daquela que travaram no planeta vulcânico de Mustafar. 


     Incapaz de vencer Vader, Obi-Wan dá a luta como perdida e "deixa-se" matar por Vader, tornando-se uno com a Força e entregando o manto de herói ao jovem Luke. 



     Essa passagem de testemunha rapidamente irá mostrar resultados quando o jovem Skywalker, guiado pela Força e encorajado pelo espírito do falecido mestre, destrói a ameaçadora Death Star com um tiro certeiro e virtualmente impossível na direcção do núcleo do falso satélite. 

     A explosão que se segue será como um raio de esperança para uma, na época desmoralizada, Resistência e uma espécie de vingança pela devastação do planeta Alderaan.