O Dr Calvin Zabo tem tido grande destaque na segunda temporada de Agents of Shield. Identificado como algo mais que humano. 
Cal é dotado de uma força monstruosa que se itensifica conforme o seu nível de irritação (a la Hulk). Ora este Zabo é, nada mais e nada menos que um dos vilões mais recorrentes da Marvel, Mister Hyde.




     Surgindo nas páginas de Journey into Mystery #99, corria o ano de 1963, fruto das mentes criativas de Stan Lee e Jack Kirby, Mister Hyde foi, desde logo, apresentado como um homem violento e de clara tendência criminosa. 
É-nos mostrado como Zabo, grande fã da história original de Doctor Jekyll and Mister Hyde, e conhecedor de química, consegui desenvolver um soro que lhe permitia, não apenas ter força sobrehumana, como também alterar a sua fisionomia e, mesmo impressões digitais. 
Zabo, que havia tentado conseguir emprego junto de um tal Dr Blake,( com o intuito de o roubar), decide vingar-se, ao ser despedido por este último, devido ao seu comportamento agressivo.





     Assumindo a monstruosa forma de Hyde, Zabo choca com o alter-ego de Blake, o Deus do Trovão, Thor.
 Derrotado, pelo poderio superior do Asgardiano, Zabo vai, em Journey into Mystery #105, aliar-se a outro criminoso, o Cobra, (em uma das parcerias mais sólidas do Universo Marvel) na esperança de ter a vantagem do 2 contra 1 no duelo com Thor. 
Escusado será dizer que o duo criminoso seria derrota. T
odavia, junto com Cobra, Hyde iria combater outros heróis, nomeadamente, Spider-Man e Daredevil. 





     A parceria com o vilão reptilíneo terminaria de forma amarga, quando Cobra recusa levar Hyde consigo, durante uma fuga de prisão, em Spectacular Spider-Man #46, de 1980. 
Apartir desse momento, Hyde jurou que iria matar o seu antigo associado. 
Porém esta não foi a única parceria de Hyde. 
O vilão combinaria esforços com Scorpion, Jester e Bam ocasiões diferentes. 
Em 1986, e depois de uma breve participação na Lethal Legion da Enchantress, Zabo seria recrutado por Baron Zemo, para integrar os seus Masters of Evil.
 Atacando a Mansão dos Avengers, no número 271 da revista dos mesmos, Hyde vai destacar-se por ter participado no beatdown que foi dado em Hercules e por ter destruído o escudo original do Captain America. 
Wasp e Thor derrotaram o vilão, que esteve entre os que foram capturados e levados para a prisão de segurança máxima, o Vault. 




     Mister Hyde foi-se tornado, progressivamente, mais violento e conflituoso. 
Um confronto com o Captain America, durante a década 90, renovou a sua parceria com Cobra (agora King Cobra, da Serpent Society). 
Zabo, cada vez mais sadístico, teve embates violentos com o Hulk e o segundo Ghost Rider, antes de ser integrado no programa Thunderbolts (que promovia a reforma de vilões), pelo avenger Luke Cage.




     Quando não está envolvido em nenhum esquema para roubar dinheiro ou drogas, Zabo perde o seu tempo em rampages vingativas.
O que vale é que a sua filha, Daisy (que surgiu nas páginas da mini Secret War #2), também conhecida como Quake, não demonstra tais tendências. 
Muito pelo contrário, é uma das mais promisoras heróinas da actualidade.





E agora, alguns Comics fundamentais para se entender a mente de Hyde:

Captain America # 151 - 152 (1972) : 
Hyde une esforços a um velho conhecido de Spider-Man, o Scorpion, numa tentativa de se vingarem da SHIELD. 
Os seus planos são frustrados por Captain America e Falcon.





Captain America # 251 - 252 (1980) : 
Separado de Cobra e procurando vingar-se de uma cidade que, segundo as suas palavras, lhe havia prejudicado muito, Hyde contrata os serviços de Batroc, the Leaper, e ameaça Nova Iorque com devastação.






Amazing Spider-Man # 231 - 232 (1982) : 
Hyde tenta matar o seu antigo associado, Cobra, mas apanha-o a meio de uma batalha com um certo aracnídeo...



Escrito por Ivo Silva