Uma maneira fácil de identificar Captain America é através do seu icónico escudo circular.
 Mais o que a vestimenta patriótica que enverga, o escudo é a verdadeira extensão e expressão da força e determinação de Steve Rogers. No entanto, nem sempre assim foi.

      Na sua primeira aventura, nas páginas de Captain America Comics, de 1941, os criadores Joe Simon e Jack Kirby introduziram Steve com um escudo triangular. Este, que servia, primáriamente, como objecto defensivo, acabaria por ser substituído pelo tal famoso escudo circular, já no segundo número da revista.
Isto deveu-se, mais do que estética, a uma forma de evitar uma situação de plágio, a qual a Timelty (antigo nome da Marvel ) se via a braços. O escudo triangular era demasiado parecido com o da personagem Shield, de uma editora concorrente.Não seria, todavia, a última vez que Steve mudaria de escudo, no decurso da sua longa carreira heróica.
É precisamente acerca dos escudos que irei falar já a seguir, com mais pormenor.


Escudo circular:




     Este é o mais conhecido. Desenvolvido apartir de uma liga metálica derivada do adamantium (o mesmo metal que reveste o esqueleto do mutante Wolverine), este escudo, virtualmente inquebrável, tanto serve de defesa, como de ataque.
Poucos são os que o conseguem fazer regressar às mãos, após atirado (Para além de Steve, Bucky e Clint já lograram esse feito) e menos ainda foram aqueles que o conseguiram danificar.
 Só seres cósmicos, de elevado poder, quebraram este escudo. Entre eles, Thanos (em Infinity Gauntlet), Dr Doom, imbuído das energias do Beyonder (em Secret Wars), Thor, com o misto do Mjolnir e da Odinforce, e a Midgard Serpent (em Fear Itself).





     Pelo caminho, houve alturas nas quais Steve se viu privado do original e teve que recorrer a outras versões, menos resistentes e eficazes, do dito escudo.
Durante um conflito de opiniões com o governo americano (assunto sobre o qual já falei em Grandes Momentos Marvel # 4), Steve abdica do escudo e da identidade de Captain America.
Nessa altura, Tony Stark, que estava envolvido na Armor Wars, tentou deixar o amigo fora do conflito, ao dar-lhe um novo escudo prateado.
 Todavia, Steve vai descobrir as actividades ilegais de Tony Stark e acaba por devolver a peça, após uma breve escarramuça.






     Será das mãos de Black Panther que virá o próximo escudo. Maioritariamente negro e vermelho, este era composto por uma liga de vibranium, vindo das minas de Wakanda, e muito mais balançado. Steve irá usá-lo durante pouco tempo e, mais tarde, o escudo, junto com o uniforme de Captain será entregue a John Walker, que adoptará a identidade de USAgent, quando Rogers voltar a ser o Captain America, mais uma vez.
Em 2000, depois de ter perdido o escudo original no oceano, Steve usará um outro, mais desta feita, composto de energia. 


Escudo triangular:



     Meros objectos defensivos, estes escudos tendem em não ser muito duráveis. O original, composto por aço, seria entregue, como prenda, ao Rei de Wakanda, Black Panther (o pai e não o filho, que seria parceiro de Steve nos Avengers e que lhe daria o escudo negro de vibranium).
Décadas mais tarde, este será o escudo usado pelo herói Patriot, dos Young Avengers.





Um segundo escudo triangular, em ferro, será destruído após um embate com um LMD (robots com aparência humana) do Baron Strucker.
Um terceiro, que servia de recordação para Steve, será esmagado por Mister Hyde, após o violento ataque dos Masters of Evil à Mansão dos Avengers. Mais tarde, todavia, um arrependido Baron Zemo irá restaurar o dito cujo, usando as moonstones.




Escrito por Ivo Silva