Lembram-se do agente da Hydra que defrontou May, mano a mano, no último episódio da série Agents of Shield? O seu nome era Mark Scarlotti e podemos dizer ser alguém extremamente capaz com facas e outras armas. Scarlotti tem uma contraparte nas comics. 

Marcando a sua primeira aparição no número 97 de Tales of Suspense, de 1968, Mark depressa se tornou em um dos vilões da galeria de Iron Man. 

A sua especialidade? Chicotes. Estes, para além de serem de titánio, tinham o bónus de proporcionarem intensas descargas elétricas, capazes de matar um homem normal, múltiplas vezes. 

Antigo funcionário das Empresas Stark, Mark sonhava com uma vida de luxo e fama. Com esses objectivos em mente, irá criar e assumir a identidade de Whiplash (o nome usado pelo vilão de Iron Man 2). 








Desenvolvendo, para si, a já referida parafernália. Trabalhando, originalmente, como assassino para a organização criminosa, Maggia, Mark, eventualmente, se tornará freelancer. De longe a longe faria algumas parcerias com outros vilões (Rhino, Scorpion, Blizzard ou Beetle) e até mesmo trabalharia para o industrial corrupto, Justin Hammer, mas o seu inimigo básico continuaria a ser sempre o mesmo, Tony Stark. 

Pensamentos de reforma passariam pela sua mente, mais que uma vez, no entanto, geralmente devido à falta de dinheiro, Mark regressaria aos seus velhos hábitos criminosos. 

No entanto, nem com um upgrade de equipamento, acompanhado por um novo nome, Blacklash, lhe serviriam de muito. A morte chegaria às mãos de uma versão sentiente da armadura do seu maior inimigo, Iron Man.

Whiplash marcaria presença, para além desta mais recente, em diversas versões animadas de Iron Man, começando com a relactivamente popular série dos anos 90.



 Leituras obrigatórias desta personagem são:

Marvel Team-Up nrº 145, de 1984, no qual Scarlotti defrontaria não apenas Iron Man, mas também Spider-Man.

Iron Man nrº 146/147, de 1981, que marcaria a estreia de Mark como Blacklash, em mais um confronto com Iron Man.

Iron Man nrº 28 (volume 3), de 2000, número da sua morte às mãos de um Iron Man 100% robótico.

Escrito por Ivo Silva