A época do Halloween tem tudo a ver com horror e medo, todavia, também é possivel misturar-mos isso com uma dose de humor satírico.
 Entra em cena o filme “Dracula: Dead and Loving It”. Dirigido por Mel Brooks e com o mestre da comédia nonsense, Leslie Nielsen, esta comédia de horror estreou, com grande sucesso, nas salas de cinema em 1995. 

Inspirada no livro de Bram Stoker, intitulado apenas de “Dracula”, “Dead and Loving It” parodia as páginas do livro do romancista, ao mesmo tempo que utiliza referências a outros filmes acerca do vampiro mais famosos de todos os tempos. A história já é bem conhecida e relata a vinda do Conde a Londres, onde tenta, por todos os meios, transformar a jovem Mina em uma das suas noivas vampirescas.

 A oporem-se a esse plano maquiavélico estão, entre outros, o seu noivo, Jonathan Harker, e um tal de Van Helsing. Devo dizer que Leslie Nielsen faz uma grande performance. O seu Conde é eloquente, perigoso até, no entanto, consegue, ao mesmo tempo arrancar-nos umas belas gargalhadas através de certas situações nas quais se mete. 

Os outros actores entregam-nos interpretações bastante sólidas, também, sendo de destacar Steven Weber, como um perfeitamente inglês vitoriano, Harker. Embora o filme retire muito da interpretação de Bela Lugosi, de 1931, os seus cenários, vestimentas e a própria atmosfera no qual se encontra imbuído são da pertença das nostálgicas longas metragens da Hammer, dos anos 70.

Este é, em suma, um bom filme para se ver na noite de Halloween, Horror e Humor nunca andaram de mãos dadas de forma tão perfeita. 



Escrito por Ivo Silva