Cursed Mountain
Versão Wii


Este Survival Horror de natureza e estória invulgar foi lançado a 25 de Agosto de 2009. Surgindo, originalmente, para a Wii, e fazendo uso do seu comando interactivo, Cursed Montain foi, em Fevereiro do ano seguinte, transladado para o PC. Criação da Sproing Interactive, em colaboração com a Deep Silver Vienna, Cursed segue a estória de um jovem montanhista, que procura encontrar o irmão, desaparecido nas escarpas geladas dos Himalaias. Situado nos finais de 1980,acompanhámos Eric Simmons que tenta escalar a montanha sagrada de Chomolonzo. O irmão, Frank, que foi contratado para obter um artefacto sagrado chamado Terma, aparentemente, enfureceu a Deusa da Montanha. 


Agora, cabe a Eric encontrá-lo e esperar que este esteja ainda vivo. Tudo isto, enquanto tenta apaziguar a Deusa. Fortemente inspirado no folclore tibetano e em mitos Budistas, Cursed Montain agraciou os jogadores da época com uma experiência de solidão, só vista em jogos como Metroid, por exemplo. As cidades que visitamos estão, na maioria das vezes, desprovidas de qualquer tipo de ser vivo. Nas encostas geladas e montanhosas, a única coisa que vamos ouvir são os uivos do vento. O jogo tem diversos tipos de armas, desde a picareta, até à mais eficaz, para banir espíritos, Kila. Todas elas têm um propósito e um momento próprio para serem usadas no jogo. Caberá a cada jogador descobrir isso mesmo. Outra coisa que temos de ter em atenção, para além da barra de Eric, é o seu nível de oxigénio. Ao longo do jogo, devemos colectar as garrafas que vão surgindo, de forma a manter este a um nível aceitável. 


Pelo caminho, descobrimos partes do diário de Frank e registos de outros NPC’s, que nos vão colocar a par da progressão da estória, exactamente como acontece em Residente Evil. Graficamente bastante aceitável, com personagens e cenários bem definidos, a única falha de Cursed é o seu gameplay. As batalhas com os fantasmas e demónios da Montanha, que serão os únicos inimigos que encontraremos no decorrer do jogo, podem ser complicadas, em virtude do controlo não fazes exactamente o que pretendia-mos. Por vezes, damo-nos a efectuar um movimento, que inexplicavelmente falha. Temos que recorrer a abanar freneticamente o comando, na esperança, que desta forma consigamos ter sucesso.


 Este, a meu ver, é o principal defeito de um jogo que tem uma excelente atmosfera. É um defeito que poderá afastar os menos persistentes e, não dará vontade, aos restantes de repetir o percurso uma segunda vez. Ainda assim, mais que uma experiência agradável, é uma experiência diferente e satisfatória. Se tem um PC ou uma Wii jogue. Não perde nada.


Escrito por Ivo Silva