Cid é, juntamente com os Chocobos e os Moogles, um dos elementos mais icónicos da famosa série japonesa Final Fantasy. Cid, ao contrário, destes dois, marcaria presença em praticamente todos os jogos da série. O objectivo do criador de Final Fantasy, Hironobu Sakaguchi era o de criar uma  personagem que ,de alguma forma, surgisse em todos os jogos. Seria, nas palavras do mesmo, uma espécie de Yoda e serviria para prestar auxílio aos heróis da trama.









Embora, não tenha marcado presença no primeiro Final Fantasy, lançado em 1987 no Japão, para a Famicom, Cid surgiria no segundo.(embora, se deva dizer que no remake de Final Fantasy I, é feita uma referência a Cid, como sendo o criador da nave que os Warriors of Light usam.) Este primeiro Cid traz consigo um conjunto de características que se tornariam ponto comum para as restantes versões da personagem.


























Este Cid era mais velho que as personagens principais do jogo e mais sábio também. Sendo as excepções a essa regra a apresentada na curta adaptação para anime da série. Falo de Final Fantasy Unlimited, onde Cid é-nos apresentado como um jovem energético e inexperiente





 Por outro lado, era bastante habilidoso com tecnologia. Cid é, geralmente, visto como engenheiro ou mecânico, sendo ele, o responsável por desenvolver a enorme aeronave, que, por tradição, permite à party deslocar-se, facilmente, pelo mapa-mundo nas etapas finais do jogo. Outros elementos seriam introduzidos em jogos posteriores, nomeadamente, a sua ligação parental a algum dos heróis principais. Note-se o caso de Final Fantasy VI, onde Cid, criador da Magitek, é, também, o pai adoptivo da heroína Ceres. Ou o caso de Final Fantasy Tactics Advance, onde Cid é um dos magistrados de Ivalice e pai do herói Mewt.





























Ocasionalmente, Cid chega a ocupar cargos de mercenário e aventureiro, como em Final Fantasy II, VII e X. Outras vezes, é-lhe dada a regência de uma cidade, como em Final Fantasy IX, ou um cargo militar, como visto no XIII.




Cid surge, na maioria das vezes, como um útil NPC. Dando pistas, auxiliando os heróis nas deslocações e não mais do que isso. Contudo, por vezes, é-lhe dado um papel mais interventivo. Em Final Fantasy IV é possível recrutar Cid para a nossa party, pela primeira vez. Por sua vez, em Final Fantasy XII, Cid é o primeiro antagonista do jogo e estreia-se como boss. Este papel de adversário dos heróis, muito pouco explorado, vai ser repetido em Final Fantasy Type 0.










Convém, também, salientar que Cid nem sempre nos surge como humanos. Em Crystal Chronicles, Cid é um Moogle chamado de Mogcid. Em Crystal Beares tem pele de tez amarelada. Cid marca presença em outros jogos, que não a série Final Fantasy, nomeadamente Kingdom Hearts, Lost Odyssey e Dragon Quest.
























Seja qual for a forma, seja qual for o seu impacto na história do jogo em questão, uma coisa é certa, enquanto existir Final Fantasy, Cid estará sempre presente.



Escrito e Publicado por Ivo Silva