Como prometido, aqui fica a segunda parte de um pequeno resumo acerca da vida de Tony Stark, o Iron Man. A primeira parte está disponível neste link, http://culturaeartepop.blogspot.pt/2013/04/conheca-melhor-o-iron-man-parte-1.html




Traição e redenção
Durante os anos 90 vai ocorrer, nas páginas dos Avengers, uma saga, conhecida como “Crossing”, que coloca no ar a possibilidade de um dos Vingadores ser um traidor. Inicialmente, todas as pistas apontam para o arqueiro, Hawkeye. Contudo, o verdadeiro responsável por ferir, gravemente, a Wasp e assassinar Rita de Mara, a nova Yellowjacket, não era Clint Barton, mas antes um dos membros fundadores. Vai ser revelado que Tony Stark era esse traidor e estava, há já inúmeros anos, sobre a influência de Kang, o conquistador. Retcons, mais tarde, revelam que Iron Man tinha sido controlado por outro senhor do tempo, que na altura pousava como Kang. O seu nome era Immortus. O objectivo do vilão era simples. Quebrar a mística da equipa e fazer os Vingadores desaparecerem para sempre. No entanto, a força de vontade de Tony vai ser mais forte, e o vingador dourado vai dar a sua vida para salvar a dos seus companheiros. Depois de, tantas vezes, ter falsificado a sua morte, eis que ela, de facto, ocorria. Mas, este não foi o fim de Stark, que viu uma versão adolescente de si mesmo, ser retirada de outra linha temporal, para o substituir, quer como Iron Man, quer como presidente da sua companhia.





 A sua estadia, todavia, vai ser curta, pois, a exemplo da sua contraparte adulta, também este jovem Tony vai optar pelo auto-sacrifício. Em uma intensa batalha com o monstro psiónico, Onslaught, o novo Iron Man e muitos dos seus companheiros vão dar a vida para o parar. Sem saberem, todos eles, vão ser salvos e enviados para uma terra alternativa, do lado oposto da nossa. A versão jovem de Tony vai ser fundida com a velha, durante a passagem para a mesma, e Stark renasce. Eventualmente, Stark, juntamente com os restantes heróis, retorna à Terra original e procura recuperar a sua empresa, que foi adquirida pela Fujikawa Corporation.







































       


  Guerra Civil e os Illuminati
Depois de ter que lidar com os problemas da sua própria armadura se ter tornado “viva”, Tony revela ao mundo a sua identidade como Iron Man e torna-se no novo secretário da Defesa do governo dos EUA. Vai ser, precisamente, durante uma conferência das Nações Unidas, que Stark, sob a influência da magia caótica, de Wanda Maximoff, vai matar o ministro da Latvéria. Mesmo inocentado do acto, Tony vai abandonar o cargo. Após os eventos de Dissembled, provocados pelo esgotamento nervoso da já referida Scarlet Witch, Tony decide, contra a vontade de muitos dos membros, dissolver os Vingadores.




























 Meses mais tarde, todavia, a equipa renasce, com novos membros, para impedir uma fuga em massa. Por essa altura ocorre a tragédia de Stamford. Uma jovem equipa, os New Warriors, tentam capturar alguns dos vilões em fuga. Todavia, avaliam mal a situação e esta foge do seu controlo. Como consequência, o criminoso Nitro usa os seus poderes para rebentar com a pequena localidade, matando diversos civis e membros dos Warriors. Devido a este acontecimento, o governo vai exigir heróis treinados, ao serviço das autoridades e com identidades públicas, o que significava que estes seriam, agora, super-polícias. Só podendo enfrentar aqueles que o governo considerasse como ameaça.

























 Tony, um futurista, viu a possibilidade de criar, com isto, uma frente unificada, que iria permitir aos heróis estreitar as diferenças entre mutantes e humanos ou conseguir combater as ameaças de uma forma mais segura e precisa. Reed Richards e Hank Pym vão ser alguns dos que vão abraçar estas ideias de Stark que, contudo, vai ter muitas oposições. Muitos heróis, liderados pelo Captain America, viam esta nova legislatura, como um atentado aos seus direitos e liberdades mais básicas. Começa uma guerra entre heróis que termina com a vitória de Tony e o trágico assassinato do Captain America.















 Ainda de luto, Tony viu a Iniciativa, que defendia a existência de uma equipa de heróis por cada estado, ir para a frente. Não apenas isso, mas passou a liderar essa mesma Iniciativa, reformulando os Vingadores e tornando-se no novo director da Shield. Mas nem tudo são rosas para o Iron Man. Para além da perda de Steve Rogers, Tony viu-se obrigado a caçar antigos colegas e amigos, que continuavam a não agir de acordo com a lei, como os Novos Vingadores. Para além disso, muito antes desta lei, já Stark havia proposto uma alternativa muito semelhante. Reunido com o Black Bolt, Namor, Xavier, Dr. Strange e Richards, Stark procurou resolver os problemas antes que esses se tornassem isso mesmo. Com esse objectivo em mente, são reunidos os Illuminati. Porém, e se os seus objectivos eram serem proactivos, os resultados vão ser desastrosos. Numa tentativa de conter o Hulk, os Illuminati tentaram exilá-lo no espaço, mas ele regressaria mais poderoso e furioso que nunca. Mais grave que isto, foi o facto de ao tentarem afastar os Skrulls, da Terra, lhes terem dado, sem querer, os meios para nos invadirem sem serem detectados.



























Dá-se a Secret Invasion, na qual muitos heróis e vilões são revelados como espiões Skrulls. Os Skrulls enfrentam os restantes heróis, em Washinghton, numa batalha que termina com a morte da vingadora, Wasp e com Norman Osborn, o Green Goblin, a matar a líder da força invasora, a Rainha Veranke. Tony cai em desgraça, no final do conflito, pois a sua tecnologia falhou em detectar a presença dos invasores. Destituído do seu cargo, do seu lugar nos Vingadores e de grande parte das suas armaduras, como consequência, Stark vai-se tornar, ironicamente, um fugitivo do mesmo governo que representava meses atrás.


















































Tempos sombrios e novos desafios
Com o controlo da Iniciativa, dos Vingadores e da Shield nas mãos de Norman, estava garantida impunidade para todos os super-vilões que jogassem pelas suas regras. A Shield vai ser reconvertida na Hammer e os Vingadores substituídos por criminosos da pior espécie.





 Numa tentativa de obter mais poder, Norman procura conseguir informações acerca da identidade dos heróis e sobre a tecnologia da armadura do vingador dourado. Tony, no entanto, antecipa-se e destrói toda a informação existente, incluindo a presente na sua própria memória. Um confronto com Norman, munido de uma das armaduras de Stark e agindo, agora, como Iron Patriot, vai deixar Tony em coma. Stark só recupera graças ao auxílio de Donald Blake, a identidade mortal de Thor. Durante o Siege, no qual os Vingadores Sombrios de Norman atacam Asgard, Tony, em uma das suas velhas armaduras, enfrenta-o e com a ajuda do regressado Captain America e de Thor, consegue a vitória. Com os crimes e a insanidade de Osborn claramente demostrados, as rédeas da reinstituída Shield são entregues a Steve Rogers.





 Tony volta aos Vingadores e depois de enfrentar, com sucesso, uma investida selvagem dos irmãos Hammer, vai ter que se haver com a chegada da Serpente. Este velho Deus de Asgard e inimigo mortal de Odin, pai de Thor, vai conceder a oito seres, martelos de incrível poder, para o servirem. Um desses seres, o vilão Gray Gargoyle, com a habilidade de transformar em pedra tudo o que toque, vai tornar-se em Mokk, o Breaker of Faith. Depois de arrasar Paris, em nome da Serpente, Mokk vai derrotar Tony facilmente, transformando a sua armadura em pedra sólida. Percebendo que necessitavam de mais que simples tecnologia, Tony vai apelar a Odin para que o ajude a parar a Serpente. Com a permissão do Pai dos Deuses, Stark desenvolve uma nova armadura e armas para os seus aliados, revestidas pelo metal sagrado conhecido como Uru. Com isto, a vitória sobre a Serpente é obtida, em troca da sobriedade de Tony, a quem Odin exigiu um sacrifício, de forma a o ajudar.































 Nos tempos que correm, Tony está na posse de uma nova armadura, a Bleeding Edge, que é de natureza tecno-orgánica, como a anterior, a Extremis. Como Iron man, Tony enfrenta o regresso feroz do Mandarim, enquanto se prepara para aventuras no espaço sideral, ao lado dos Guardians of the Galaxy.  







Escrito e Publicado por Ivo Silva