O GBA tem uma das bibliotecas mais bem recheadas do mundo dos jogos de vídeo. 

Não só contou com inúmeros títulos originais de alta qualidade, como Sonic Advance ou Golden Sun, mas também teve direito a numerosos ports bastante interessantes e inesperados. 

Vamos agora conferir os 20 melhores remakes e ports para o velhinho GBA.

Espero que gostem!





20 - Nes Classic Collection

 

Alguns dos melhores jogos da velhinha NES, como é o caso de Metroid, Super Mario Bros ou Zelda, lançados em formato portátil. 

Esta colecção inclui, ainda, títulos que não pertenciam à Nintendo, mas que foram extremamente significativos para a NES, na altura na qual foram lançados, como Castlevania ou Bomberman. 

Esta era a forma mais barata e fácil de se obter e jogar os jogos que fizeram furor na reta final da década de 80.



19 - Final Figth One

 

Um regalo para os apreciadores do género, Final Fight One foi um dos títulos de lançamento da consola, em 2001. 

Apresentado como sendo a mais fiel adaptação do seu progenitor das arcadas, One permite algo que o port que lhe antecedeu, o da SNES, não permitia...jogar a dois (via uso do link).

Pela primeira vez (e se excluirmos o Final Fight da NES), é possível jogarmos com Guy, uma vez que na SNES a personagem se encontrava inexplicavelmente ausente.



18 - Phantasy Star Collection



Este pequeno cartucho continha as três primeiras aventuras da famosa série de Rpgs da Sega. 

Embora tivesse um número mais reduzido de slots e nenhum dos extras disponibilizados pela versão da Saturn, esta continua a ser a única oportunidade jogar estas aventuras galáticas "on the go".

Contudo é de lamentar o facto de Phantasy Star 4 não estar incluído neste pack...



17 - Doom



O icónico jogo de PC dos anos 90 teve nesta versão a possibilidade de pela primeira vez ser jogado numa consola portátil. 

O port de Doom, lançado em 2001, foi efectuado directamente da sua versão para a Jaguar. 

O jogo manteve muitas das funcionalidades existentes no original de PC, contudo veria a violência e o sangue serem drasticamente censurados.

Ainda assim, uma versão a ter em conta.



16 - Double Dragon Advance

 

Um remake do título original, a versão Advance de Double Dragon acrescenta algumas cutscenes e diversas outras novidades, desde golpes e armas novas, até inimigos e níveis extra. 

A história essa continua a mesma, com o resgate da jovem Marian a estar novamente nas mãos dos irmãos gémeos Billy e Jimmy Lee.



15 - Rayman Advance

 

Outro dos títulos de lançamento do GBA, Rayman Advance é, como muitos jogos nesta lista um port.

Muito semelhante, em termos gerais, às versões disponibilizadas para o PC e para a Playstation, Rayman Advance tem algumas limitações naturais no que aos níveis e música diz respeito, fruto da sua nova natureza portátil, todavia não é por isso que deixa de ser um dos jogos mais bonitos de todo o line-up do GBA.




14 - Super Puzzle Fighter 2 Turbo

 

Originalmente lançado para a Sega Saturn e para a Playstation, em 1997, este jogo de puzzles, ao estilo Columms, é simultaneamente uma paródia aos restantes jogos da Capcom. 

Retirando as suas personagens de outras séries populares como Street Fighter e Nightstalkers, SPF 2 dá-lhes aquela "cuteness" que só os chibi conseguem ter, mantendo um gameplay bastante apelativo e viciante.



13 - Breath of Fire

 
  
 A maior das séries de Rpgs desenvolvida pela Capcom, Breath of Fire foi adaptada para o GBA corria o ano de 2001. 
 
Um misto de port e remake, este "novo" Breath of Fire mantém a história do original de 1993 intacta, acrescentando um muito útil quick save e actualizando o gameplay.

Graficamente muito bonito, Breath of Fire esteve nomeado para o prémio de melhor Rpg do GBA em 2001, pelo site IGN.



12 - Street Fighter Alpha 3

 

Considerada, aquando do seu lançamento em 2002, como a melhor forma de se jogar a série Street Fighter numa portátil, esta versão de Street Fighter Alpha 3 para o GBA é, ainda assim, limitada, sobretudo se a olharmos para o seu ponto de origem na Dreamcast. 

Mesmo assim, este Alpha 3 mantem uma qualidade gráfica acentuada e o gameplay intacto. 

A falta de determinados cenários é compensada pela introdução de personagens exclusivas como Eagle, Yun e Maki.



11 - The Lost Vikings

 

Outro jogo saído da SNES, Vikings é um título que junta na perfeição, os géneros das plataformas e dos puzzles. 

The Lost Vikings assenta na cooperação e no uso pensado das habilidades das diferentes personagens disponibilizadas. 

Ao substituir o sistemas de Passwords por três save slots, a versão do GBA resolveu um dos poucos incómodos que o original possuía.



10 - Final Fantasy I-II : Dawn of Souls

 

Este pack, lançado pela Square em 2004, juntava os dois primeiros jogos da icónica série de Rpgs japoneses, Final Fantasy. 

Com óbvias melhorias gráficas e uns ligeiros tweeks no gameplay, Dawn of Souls trouxe consigo alguns extras na forma de novas áreas e monstros, bem como permitiu a toda uma nova geração de jogadores experimentar os primórdios da série.



9 - Donkey Kong Country

 

Um dos melhores jogos da sua geração e para muitos a obra-prima da Rare, DK foi trazido para o GBA em 2003. 

Praticamente idêntico à sua versão da SNES, este Country diferia apenas no acrescento de alguns novos modos de jogo e na incidência maior na vertente multiplayer.



8 - Lunar Legend

 

Um remake de Silver Star Story Complete, Lunar Legend trouxe inúmeras melhorias relactivamente ao original da Mega CD, nomeadamente com as novas adições que faz à história principal.

 É certo que as cutscenes animadas desapareceram, devidos às limitações do cartucho, mas o feeling cinematográfico manteve-se.



7 - Shining Force: Dark Dragon Ressurection

 

O Shining Force original conta-se entre os melhores Rpgs da potente Mega Drive, pelo que não será de estranhar que o mesmo aconteça com o seu remake.

 Com ligeiras melhorias gráficas e uma tradução mais acertada, Dark Dragon acrescenta uma segunda plot line centrada em Narsha, a princesa de Runefaust.  



6 - Kirby: Nightmare in Dreamland

 

Originalmente Kirby's Adventure da Nes, Nightmare in Dreamland foi lançado em 2002 e não trouxe grandes mudanças relactivamente ao original. 

Apenas ligeiras alterações sonoras e visuais, bem como três mini-jogos e funcionalidades multiplayer. 

Uma novidade é a possibilidade de jogar com o misterioso rival de Kirby, o cavaleiro Meta Knight.



5 - Tales of Phantasia

 

O primeiro de uma das mais populares séries de Rpgs japoneses, Tales of Phantasia tem elementos das duas versões originais do jogo, para a Playstation e Snes. 

Da Snes resgata o mapa bidimensional e a intro, ao passo que da Playstation traz-nos as vozes e os encontros aleatórios reduzidos. 

Um grande título da Namco, com um cast e uma história estupendas. 



4 - Final Fantasy VI Advance

 

Que mais se pode dizer acerca daquele que muitos consideram como sendo o melhor Final Fantasy alguma vez feito? 

Este port do original da Snes traz-nos melhores gráficos e um gameplay mais refinado, mas também quatro novos Espers para serem invocados, duas novas áreas, uma Soul Shrine (onde se podia combater non-stop) e um novo Boss, na figura de Kaiser Dragon. 



3 - Super Mario Advance 2: Super Mario World

 

Num jogo que é uma cópia quase idêntica ao original da SNES, Advance 2 tem algumas diferenças que passam sobretudo pelo novo sprite e gameplay dado a Luigi, que o aproximam daquele apresentado em Advance 1. 

Para além de World, Advance 2 traz ainda o Mario Bros das arcadas como segundo jogo. 



2 - The Legend of Zelda: A Link to the Past and Four Swords

 

Um dos melhores jogos da série e da SNES, este remake junta o melhor de dois mundos.

 Por um lado temos a história épica e solitária de Link to the Past, por outro temos um desafio totalmente novo que podemos conquistar com a ajuda dos nossos amigos na figura de um novíssimo jogo, Four Swords. 



1 - Metroid Zero Misson

 

Já imaginaram como seria jogar o Metroid original com os gráficos e a jogabilidade do excelente Super Metroid? 

Não imaginem mais, isso já aconteceu.

 Metroid: Zero Mission revisita a primeira aventura, acrescentando-lhe conteúdo e uma nova face. 

Para além disso, Zero Mission é também a primeira vez que jogamos com o Zero Suit de Samus.