Em 2007, os detentores da Nintendo Wii foram presenteados com uma forma muito peculiar de jogar Resident Evil. 

Uma série conhecida por ser um dos grandes nomes do género survival horror, chegou até nós nesse ano como um rail shooter. 

Algo muito dentro do espírito de séries como The House Of The Dead e Ghost Squad, este Umbrella Chronicles faz como o seu nome indica e serve como uma crónica da história dos jogos até a altura. 

 

 

 

 

 

Umbrella Chronicles divide-se em diferentes cenários, cada um deles representando um versão condensada de eventos passados em Resident Evil 0, 1 e 3. 

Para além destes três cenários, divididos também eles em três partes, existe um quarto cenário, este sim, uma história original, que expande mais acerca da queda da nefasta companhia Umbrella. 

A juntar a isso, e mediante a nossa prestação no campo de batalha e as escolhas de caminhos que façamos, existem ainda cenários ocultos para serem explorados. 

Cada um desses cenários têm um duo à nossa disposição (com alguns dos outros cenários ocultos a terem apenas uma personagem selecionável). 

 

 

 

 

 

Em Resident Evil 0 a nossa escolha vai recair sobre Rebecca Chambers e Billy Coen, ao passo que em Resident Evil 1 essa escolha será entre Jill Valentine e Chris Redfield, enquanto que em Resident Evil 3, voltámos a ter Jill nas nossas opções e a adição de um tal de Carlos Oliveira. 

O quarto cenário volta a repetir o duo de Resident Evil 1. 

 

 

 

Como já referi brevemente acima, cada um destes cenários tem sub-cenários, que podem ser desbloqueados e jogados com outras personagens escondidas, sendo uma delas o narrador do jogo em si, Albert Wesker. 

 

 

 

Para o jogo em si é indiferente a personagem escolhida, pelo menos no que ao gameplay diz respeito, uma vez que todas elas jogam-se de forma totalmente igual. 

 

 

 

No início do jogo temos duas armas disponíveis, sendo que uma delas (a pistola) tem munição infinita, ao contrário da segunda (a metralhadora). 

 

 

 

 

 

Outras armas podem ser apanhadas no decorrer do jogo e usadas em outros cenários (se escolhidas previamente). 

 

 

 

 

 

Também é possível customizar as armas e torná-las mais fortes. Tal pode ser feito através do uso das estrelas obtidas durante as nossas prestações no jogo. 

 

 

 

 

 

Para além das armas de fogo, também temos à nossa disposição granadas, bastante úteis quando nos encontramos rodeados de inimigos, e a faca, usada primariamente contra adversários que gostam de nos agarrar ou lançar-se sobre nós. 

 

 

  

 

 

 

 

 

À nossa disposição encontram-se também sprays e ervas, que nos restauram a energia perdida. 

No caso de algum adversário nos agarrar, é possível lutar para nos soltarmos, com cada uma das nossas personagens a ter uma animação próprio para o acto em questão. 

 

 

 

Existem ainda momentos em que para além de disparar, temos que nos esquivar. 

Nesses momentos é ainda mais importante sermos rápido no gatilho de forma a não sofrermos dano desnecessário. 

 

 

 

 

 

Cada nível de Umbrella Chronicles está repleto de inimigos familiares para lidar e objectos para destruir. 

Este é um ponto importante, uma vez que por detrás desses objectos pode estar munição, ervas ou ficheiros, os quais revelam mais detalhes acerca da história de Resident Evil até este momento no tempo. 

 

 

 

 

 

Entre os inimigos com os quais temos que lidar estão os Crimson Heads, os Eleminators, as Leeches, os Hunters, entre outros.

Cada nível do jogo termina com uma batalha com um adversário mais poderoso. 

 

 

 

 

 

Entre esses bosses temos o Stinger, o Tyrant e outros velhos conhecidos de quem jogou os jogos originais, assim como novas adições exclusivas a este título. 

Umbrella Chronicles é um jogo que pode ser jogado a dois, o que aumenta em mil o efeito diversão. 

 

 

 

Quando jogado com o comando da Wii (usando o Zapper ou não) parece mesmo que estamos nas velhas arcadas com uma light gun na mão. 

 

 

 

A dificuldade do jogo é ajustável, não sendo este um jogo fácil, sobretudo para principiantes no género. 

Ainda assim e pelo replay value que possui, Umbrella Chronicles é possivelmente o melhor jogo do género para a Wii. 

 

 

 

Só sendo superado pela sua sequela, a qual sairia uns anos mais tarde.