As múmias, juntamente com os vampiros, lobisomens e zombies (entre muitos outros) contam-se entre os chamados monstros clássicos.
Normalmente, encontradas em cenários temáticos, que retratam sobretudo o antigo Egipto, estas criaturas do além são uma das figuras constantes em jogos de vídeo, independentemente do género.
Como nos encontrámos mais uma vez na época do Halloween, nada como vermos algumas das mais imponentes e importantes representações deste tipo de seres.
Menções Honrosas:
Great Mummies
Neste rpg de estratégia de 2001, as múmias surgem-nos não apenas como inimigos, mas também como npcs.
Na qualidade de adversários, as múmias presentes neste título contam-se entre os inimigos mais fracos, mas também mais "generosos" que iremos combater, uma vez que concedem ao jogador inúmeros pontos de experiência aquando da sua derrota.
Para além disso, em Tear Ring Saga as múmias podem também ser usadas como cannon fodder, graças ao Zombie Staff, um ceptro que permite ao usuário invocá-las.
Shattered Men
Um dos muitos adversários que iremos encontrar no Summers Museum, uma das áreas do rpg de 1994, Earthbound.
Donos de uma defesa bastante robusta e capazes de petrificar os oponentes ao toque, os Shattered Men têm duas versões distintas, com a chamada Fierce (uma versão carmesim deste inimigo) a ser a mais fraca das duas.
Mumbies
Conhecida ainda como Mummy Ball, esta múmia é precisamente isso. Uma cabeça de múmia voadora.
Proveniente do jogo Kirby's Dream Land de 1992, para o velhinho monocromático Game Boy, os Mumbies são inimigos comuns presentes no castelo Lololo (a segunda área do jogo).
Embora não sejam excessivamente perigosos, os Mumbies contam-se entre os poucos adversários que o Kirby não consegue engolir. Eles apenas podem ser parados com o recurso a um bafo de ar.
King Sandybutt
Um Mum-mum, que por sua vez são um dos inimigos menores que podem ser encontrados no vale de Gobi ou no lair da bruxa Gruntilda, em Banjo-Kazooie, King Sandybutt não é particularmente violento, limitando a sua presença ao interior da sua pirâmide, localizada em Gobi.
Sandybutt avisa o jogador que este deve abandonar a sua labiríntica pirâmide, ou sofrer as consequências (ao belo estilo da maldição da múmia), mas não mais faz do que isso.
Ainda assim, é de longe o mais carismático da sua "classe".
10 - Tomb Lord/Entombed
Guerreiros valorosos caídos em combate e ressuscitados por uma magia maléfica, os Tomb Lords fizeram a sua primeira aparição em Fire Emblem Echoes: Shadows of Valentia, no dlc Lord of the Graves, sendo maioritariamente espíritos vingativos munidos com espadas chamadas de Terror.
Uma versão mais comum destes Tomb Lords são os Entombed, antigos nobres mumificados que ameaçam os vivos desde o segundo Fire Emblem.
Ao contrário dos Lords, os Entombed atacam usando as suas garras envenenadas. Os Entombed são também uma forma de obter mais experiência em combate.
9 - Akmodan II
Também conhecido como Mummy Man, esta poderosa múmia é o boss da torre do relógio em Super Castlevania IV, mas antes já tinha feito a sua aparição em jogos anteriores da série, surgindo como boss duplo no primeiro Castlevania e como bosses especiais (quando animados pelo Death Fire) na terceira entrada da série.
Apenas nomeado em Castlevania IV e mais tarde em Symphony of the Night, o Mummy Man fará a sua última aparição, como boss, em Dracula X Chronicles e Rondo of Blood, como servente do feiticeiro Shaft.
Outras múmias irão continuar a marcar a sua presença no franchise, mas na categoria de inimigos menores.
8 - Ajirabian Mummies
Estes foram os primeiros inimigos sobrenaturais a fazer a sua estreia na série Metal Slug (nomeadamente em Metal Slug 2) e depressa se tornariam num dos mais recorrentes da mesma.
Com um bafo capaz de mumificar o jogador (o que irá enfraquecer bastante o mesmo), estas múmias protegem as ruínas de Aijirabia, surgindo em diferentes cores e com diferentes ataques, que podem ir de cuspir balas de veneno, até escaravelhos.
Existem algumas que se encontram penduradas, como se de arranhas se tratassem. São as chamadas Bagworm Mummies.
Metal Slug iria ainda presentear-nos com múmias falsas (empregados disfarçados num parque de diversões), múmias felinas (na figura das feiticeiras Mummies Cats) e múmias canídeas (cães mortos-vivos bastante vorazes) em futuros jogos da série.
7 - Gibdo
Perigosos mortos-vivos que fizeram a sua estreia no primeiro Zelda, os Gibdos podem ser encontrados a vaguear em cemitérios, torres decrépitas e em diversos templos.
Resistentes à maioria dos golpes de espada e donos de um olhar petrificante, estas múmias contam-se entre os mais temíveis inimigos do jovem Link.
Bastante vulneráveis ao fogo, os Gibdos escondem duas formas por baixo dos seus emaranhados de ligaduras.
A forma esquelética dos Stalfos ou decomposta dos ReDead.
6 - King Tutankhamen
O gigantesco boss final do terceiro nível (apelidado de Egyptian Dynasty) do jogo Ninja Commandos, King Tut partilha a aparência com a famosa máscara dourada que todos nós já ouvimos falar nas aulas de História.
Protegido por outras múmias, mas também por cultistas e feras felinas, o King Tut é uma adversário formidável, servindo-se dos seus braços serpentinos, rajadas ópticas e explosões energéticas para nos atacar.
Tut reaparecerá no último nível do jogo, no já típico boss rush.
5 - Pharaoh Man
Um dos mais poderosos Robot Masters da série Mega Man, Pharaoh Man foi criado pelo Dr Cossack e modificado para o mal pelo infame Dr Willy.
Um líder carismático, que conta com inúmeros Mummira (múmias robots com considerável poder a menos, em relação ao seu mestre) como servos, e serve como boss final de uma das áreas de cinco jogos da série, sendo que a sua primeira aparição ocorreu em Mega Man 4, lançado para a NES em 1991.
Pharaoh Man, cuja maior fraqueza é o Flash Stopper, conta com o Pharaoh Shot e mais tarde Wave, como suas armas de ataque.
A sua aparência faz em muito lembrar a de um famoso faraó.
O vilão é jogável em Mega Man's Soccer, de 1995 (uma vez derrotado no jogo)
4 - Kan-Ra
Um mestre de magia negra que fez a sua estreia no Killer Instinct de 2013, Kan-Ra é um indivíduo megalómano cujas ambições passam pelo poder absoluto sobre a humanidade.
Banido e aprisionado pela ordem conhecida como Night Guard, Kan-Ra foi libertado, ainda que por acidente, pela corporação Ultratech.
Desde daí a sua magia foi responsável pelo surgimento dos demónios Gargos e Eyedoll (dois dos bosses finais de jogos anteriores da série) na Terra.
3 - Mack The Knife (Mummy Commando)
Uma das personagens selecionáveis do popular beat-em up da Capcom, Captain Commando, Mack the Knife, que também é conhecido como Jennety para os lados do Japão (ou pelo termo não oficial de Captain Mummy), é não apenas uma múmia, mas uma de natureza alienígena.
Membro da Commando Team, Mack usa as suas facas e ataques rodopiantes como forma de derrotar os muitos adversários que lhe vão surgindo pela frente.
Para além desta sua primeira aparição, Mack marcaria ainda presença, como personagem jogável em Namco vs Capcom e em Capcom Super League Online. Isto sem contar com inúmeras cameos noutros jogos da companhia nipónica.
2 - Ermac
O ninja vermelho que fez a sua estreia em Ultimate Mortal Kombat 3 (de 1995), Ermac foi ganhando, com o passar dos anos e jogos, uma aparência mais mumificante, em relação aos demais ninjas (como de resto se pode ver em Mortal Kombat Deception).
Mais do que uma só pessoa, Ermac é na verdade um aglomerado de almas, inicialmente sobre o controlo do imperador Shao Khan.
Dono de habilidades telecinéticas excepcionais, Ermac eventualmente tornou-se num elemento neutro, no eterno conflito entre o bem e o mal.
1 - Anakaris
Um faraó para o qual o bem estar dos seus súbditos era tudo, Anakaris era visto como um messias para o seu povo, mesmo depois de já ter falecido.
Ressuscitado pelas energias provenientes da vinda de Pyron para a Terra, Anakaris, agora uma múmia dona de habilidades mágicas e metamórficas incríveis, vai tomar as medidas para garantir que o seu reino sobreviva à chegada da ameaça alienígena.
Eventualmente, e depois de perceber que a destruição do antigo Egipto era inevitável, Anakaris vai usar a sua magia para transportar o reino para uma outra dimensão.
Anakaris foi uma das personagens que fizeram a sua primeira aparição no jogo Darkstalkers: The Night Warriors, de 1994. O faraó conta com o auxílio de um ser de natureza sobrenatural conhecido como Kaibhit.
De salientar, que como muitos nesta lista, Anakaris usa uma death mask (a máscara egípcia dourada que lhe adorna o rosto). Ao contrário de outras múmias nesta lista, a sua impressionante aparência exterior, nada mais é do que uma mera armadura que protege o seu verdadeiro, e diminuto, corpo físico (também ele mumificado).
0 comments:
Enviar um comentário