Haverá fantasma mais icónico nos jogos do Super Mário? Eu diria que não. Boo, ou antes Boo Diddly (como era inicialmente conhecido), é de longe o mais popular. 

Esta tímida entidade fantasmagórica fez a sua estreia no magnífico Super Mario Bros 3, lançado para a NES corria o distante ano de 1991 (no que à Europa dizia respeito, isto é). 

Incapaz de encarar os irmãos canalizadores de frente, o Boo polvilhava o interior das fortalezas e castelos do jogo, existindo ainda uma outra versão dos mesmos nos elásticos Stretches, que infestavam algumas das plataformas desses locais.

 

 

 

 

 

Bastante rápidos e difíceis de bater (tínhamos de ter na nossa posse uma estrela ou um Hammer Bros suit), os Boo's regressam na sequela da SNES, Super Mario World, agora com a nomenclatura de Boo Buddies. 

Com a sua rapidez e perícia reduzidas, os Boo's vão ganhar a sua própria stage, na figura das muitas casas fantasmas existentes no jogo. 

Ainda donos de uma timidez extrema, os Boo's vão libertar-se um pouco neste jogo, uma vez que agora fazem caretas tanto ao Mário, como ao Luigi. 

 

 

 

 

 

Para além disso, eles ganham novos padrões de ataque que incluem ataques circulares, verticais e intangibilidade temporária. Tudo isto em grandes grupos. 

A grande novidade de Super Mario World irá para o surgimento de um Boo gigantesco, adequadamente apelidado de Big Boo. Tirando o tamanho, este Boo partilha as mesmas características dos seus parentes mais diminutos. 

 

 

 

 

Os Big Boo's irão assumir, pela primeira vez, o papel de bosses numa das áreas secretas das casas fantasmas do Super Mario World. Um dos representantes mais conhecidos nesta sub-categoria de Boo's é o régio King Boo. 

Líder do reino paranormal e lorde de todos os Boo's, o King Boo foi um dos poucos a lograr capturar o Mário, o que o colocou em rota de colisão com o seu irmão mais esguio e ágil, o temeroso Luigi (Luigi's Mansion, de 2011). 

Ainda assim, o King Boo não é o maior dos Boo's, no que a estatura respeita. Essa honra pertence a um Boo que iria estrear em New Super Mario Bros 2, corria o ano de 2012. 

O Boohemoth é o único Boo, pelo menos até à data, totalmente invulnerável. Para além do seu tamanho verdadeiramente dantesco, o Boohemoth tem uma dentição e características faciais totalmente distintas dos outros Boo's e apresenta expressões bem mais humanas. 

A primeira aparição de um Boo numa portátil da Nintendo, seria no Super Mario Land 2, nomeadamente na bastante halloweenesca Pumpkin Zone, como aliados da versão bizarra do canalizador, o ganancioso Wario. 

 

 

 

 

 

Apesar de serem predominantemente brancos, Boo's de diferentes cores fariam a sua primeira aparição num remake do primeiro Super Mario Bros. 

Apelidado de Deluxe, este jogo do Game Boy Color apresentaria três tipos de Boo's: o Green, Red e Black Boo's. Estes serviriam de oposição para o nosso herói num modo chamado como You Vs Boo, que basicamente era um nível time trial, que colocava o jogador em corrida com o Boo para ver quem conseguiria capturar primeiro a bandeira do castelo. 

Um Gold Boo faria a sua estreia no New Super Mario Bros 2. Como resultado da sua exposição a um gold ring, estes Boo's transformam-se em ouro, deixando um trilho de moedas atrás de si. 

Existem ainda outros Black Boo's cujas características são bem mais explosivas. Provenientes do primeiro Super Mario Galaxy, eles são conhecidos pela nomeclatura de Bomb Boo's. 

 

 

 

 

 

No Mario Sunshine, para além da aparição dos Boo's regulares e do King Boo (como boss), são-nos apresentados um novo tipo de Boo's na figura dos sonolentos Sleepy Boo's. 

Estes, quais Snorlax, bloqueiam passagens e apenas podem ser vencidos quando devorados pelo nosso fiel Yoshi. 

Entre os muitos Boo's existem alguns com características físicas totalmente distintas, como é o caso do boxista Broozer (como braços maiores e luvas de boxe), do alucinado Peepa (que mais parece um dos fantasminhas do Pacman), dos Octoboos (versões fantasmas dos Octoombas) e dos goombas fantasmagóricos chamados Terekuribo. 

 

 

 

 

 

Igualmente, de destacar a existência de Boo´s individuais (e alguns deles bem benevolentes) na figura do piloto Spooky Speedster (que desafio o Mário para uma corrida), do Captain Boo (que procura salvar o Bowser num dos Mario & Luigi), Peeka (uma bouncer para a Pianta Syndicate), Lady Bow e o seu criado Bootler (aliados de Mário nos jogos Paper Mario) e Igor (um comerciante em Paper Mario). 

Ocasionalmente, tanto o Mário, como o Luigi têm a habilidade de eles próprios se tornarem Boo's. Para o efeito, ambos devem servir-se do Boo mushroom.

Presentes em todos os jogos do Mário (tirando o Super Mario Bros, Lost Levels, Bros 2, Land e Odyssey [no qual fazem um pequeno cameo via uma máscara Boo]) da linha primária, os Boo´s (e outros fantasmas) são os principais antagonistas do Luigi's Mansion, fazendo ainda aparições nos jogos pertencentes às séries do Yoshi, Mario Kart, Mario Party (no qual chegam a ser jogáveis), Mario Golf, Mario Tennis (a primeira vez que são jogáveis), Paper Mario, entre muitos outros. 

 

 

 

 

 

Os Boo's fariam ainda breves aparições noutros jogos, nomeadamente no remake do Link's Awakening e no Minecraft, assim como em outras formas de entretenimento, como é o caso das séries de animação do Mário ou dos gamebooks da Nintendo da década de 90.