Com os membros dos X-Men a tornarem-se adultos e perante a necessidade de devolver à escola Xavier para os super-dotados aquele sentimento de escola, Chris Claremont e Bob McLeod criaram os New Mutants, que fariam a sua estreia nas páginas da Marvel Graphic Novel #4, corria o ano de 1982. 

Os membros originais daqueles que também seriam conhecidos como X-Men Júniores seriam: Cannoball (o primeiro dos New Mutants a ascender à categoria de X-Men), Karma, Mirage, Sunspot e Wolfsbane. 

Inicialmente apenas meros alunos de Xavier, os New Mutants tornar-se-iam também eles, e à imagem dos X-Men, heróis.  

Como tal seria apenas natural encontrarem múltiplos vilões pelo caminho. 

Aqui estão os dez vilões que maior impacto causaram nos confrontos com os jovens mutantes. 

Ficam excluídos os vilões que surgiram apenas quando o grupo passou a ostentar o termo de X-Force nos anos 90, como é o caso de Gideon, Stryfe e a sua MLF ou Reignfire.

Boa leitura!





Menções Honrosas:

S´ym


 


Como muitos nesta lista também S'ym começou como sendo um adversário dos X-Men, fazendo a sua primeira aparição nas páginas de Uncanny X-Men # 160 (Vol 1, de 1982). 

Servente do lorde demoníaco Belasco e um dos habitantes da horrível dimensão do Limbo, S'ym tem um passado com uma das mais destacadas integrantes dos New Mutants, a feiticeira russa Magik.

S'ym teve o seu grande momento durante a saga Inferno no qual se aliou a N'astirh, outro demónio também presente na nossa lista, numa tentativa de fundir a Terra com o Limbo.





Ani-Mator


 


Este tresloucado cientista ao serviço da organização anti-mutante The Right foi o responsável pela morte de Cypher, um dos primeiros membros dos New Mutants, durante a saga Fall of the Mutants. 

Criador de uma raça de animais humanóides ao estilo do HE (High Evolutionary), o Ani-Mator, que se vestia de forma bastante bizarra, governava as suas criações com punho de ferro. 

O altamente instável vilão será alvo de uma terrível punição devido aos seus actos, sendo condenado por Magik, na época governante do Limbo, a uma estadia permanente na sombria dimensão.





Spyder


 


Um traficante intergaláctico de escravos, Spyder entrou em conflito com os New Mutants quando tentou capturar a namorada de Cannonball, a cantora Lila Cheney. 

Fazendo a sua primeira aparição em New Mutants # 66 (Vol 1, de 1988), Spyder não só falharia em concretizar este seu objectivo, como perderia também uma das suas escravas, a igualmente alienígena Gosamyr.





N'astirh


 


Um dos maiores feiticeiros do limbo, segundo apenas para Belasco e Magik, o demónio conhecido como N'astirth esteve por detrás da invasão da Terra durante Inferno. 

Responsável pela regressão de Magik para a personna maléfica de Darkchilde, N'astirth vai usá-la para abrir inúmeros portais com o intuito de fundir a Terra e o Limbo. 

Eventualmente o demónio será batido pelos esforços combinados dos X-Men, dos X-Factor e dos New Mutants.





Sentinels


 


Tal como já havia acontecido com os X-Men, também os New Mutants tiveram que se haver com estes robots homicidas. 

Nas páginas de New Mutants #2 (Vol 1, de 1983) os nossos jovens heróis enfrentaram uma nova fornada destes Sentinels. 

Criados por um dos líderes do Hellfire Club, Sebastian Shaw, estes Sentinels azulados eram muitos mais perigosos do que os modelos anteriores desenvolvidos por Steven Lang. 

Ainda assim, teriam o mesmo destino dos seus antecessores. 

A derrota. 





Hela


 


A deusa da morte asgardiana teve alguns encontros com os New Mutants, tendo sido todos eles motivados pelo seu desejo de transformar Mirage numa das suas valquírias e usá-la contra Odin. 

A vilã efectivamente conseguiria atingir este seu propósito em New Mutants #77 (Vol 1, de 1989), com Mirage a quase liquidar o pai dos deuses usando uma espada criada por Hela. 

Não fosse a intervenção dos restantes New Mutants e hoje teríamos uma Asgard dominada por Hela. 





Demon Bear


 


Um dos primeiros e mais letais adversários dos New Mutants foi criado para aterrorizar os sonhos da jovem Mirage. 

Uma criatura espiritual extremamente malévola, o Demon Bear mostrou-se capaz de transformar outros em versões monstruosas de si mesmos, conforme Magma pode atestar. 

A criatura apenas seria destruída através do recurso à Soulsword (espada capaz de quebrar feitiços).






10 - Donald Pierce


 


O White Bishop do Hellfire Club, Pierce e os seus Reavers procuram, como muitos nesta lista, o completo extermínio da raça mutante. 

Pierce iria liderar um ataque aos New Mutants que só não terminaria em sucesso porque um dos integrantes dos seus Reavers era na verdade um mutante (Joshua Folley, a.k.a Elixir).  





9 - Purifiers


 


Um grupo extremista dirigido pelo reverendo William Stryker que acreditava estar numa missão sagrada que visava o extermínio da raça mutante. 

O grupo seria responsável por um violento ataque às instalações da Mansão X durante a Decimation, que culminaria na morte de inúmeros estudantes. 

Para além disso, os Purifiers seriam ainda responsáveis pela morte de Wallflower e Icarus, dois membros dos New Mutants da altura.
 





8 - Emma Frost e os Hellions


 


A versão maléfica dos New Mutants, os Hellions eram estudantes na escola para dotados de Massachusetts. 

Criados pelo Hellfire como resposta ao surgimento dos New Mutants, o grupo de jovens vilões era liderado pela White Queen, a.k.a Emma Frost. 

Os Hellions fariam a sua primeira aparição nas páginas de New Mutants #16 (Vol 1, de 1984) e seriam constituídos originalmente por Jetstream, Empath, Catseye, Warpath, Roulette e Tarot. 

Frost esboçou inúmeras tentativas de converter New Mutants para o seu grupo. 

Curiosamente e após a morte do grupo às mãos de Fitzroy, um novo conjunto a dar pelo nome de Hellions seria reunido por Emma Frost em New X-Men: Academy X #2 (Vol 1, de 2004). 

Estes não eram vilões per se, uma vez que Emma era agora parte dos X-Men. 





7 - Beyonder


 


Um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, o Beyonder entrou em contacto com os New Mutants pela primeira vez durante a segunda Secret Wars de 1985/86. 

Após um breve confronto com os New Mutants, os X-Men e os Avengers em Los Angeles, no qual o Beyonder faria a personna sombria de Magik vir ao de cima (Darkchilde), o omnipotente vilão tentaria converter a jovem equipa à sua causa.

Furioso pelo seu insucesso em fazê-lo, o Beyonder aniquilaria todos os membros dos New Mutants, fazendo inclusive o mundo esquecer que eles haviam existido (New Mutants #37, Vol 1, de 1986). 

Como é óbvio a vitória dos heróis sobre o Beyonder restauraria os jovens mutantes não só à vida, mas também à memória colectiva. 





6 - Belasco


 


Senhor do Limbo e principal responsável pelo triste fado que se abateria sobre as mutantes Magik e Pixie. 

O vilão, servo dos Elder Gods, pretendia trazer o Limbo para a Terra e pretendia fazê-lo através das capacidades de teletransportação da pequena Magik. 

A rapariga seria salva pelos X-Men, mas a maldade de Belasco fazer-se-ia sentir nos seus servos S'ym e N'astirth, assim como na forma demoníaca da mutante (Darkchilde). 

Belasco entraria novamente em rota de colisão com os New Mutants aquando da sua busca por Magik. 

Nessa altura, Belasco teletransportou toda a equipa para o Limbo, onde torturou muitos deles, antes de ser novamente vencido. 





5 - Legion


 


David Haller é o filho do Professor X e da diplomata israelita Gabrielle Haller, e um dos mais poderosos e instáveis mutantes do Universo Marvel. 

Com um grave caso de múltipla personalidade,  David confrontará os New Mutants num violento showdown psiquíco que também envolverá o Professor X. 

Após a derrota da personalidade negativa que o estava a dominar, Jack Wayne, o Legion será entregue aos cuidados da doutora Moira. 

O segundo encontro do Legion com os New Mutants será igualmente brutal, com Mirage a quase ser morta  precisamente por Jack Wayne. 





4 - Magnus


 


Pai de um dos mais populares New Mutants de todos os tempos, Warlock, e um perigoso alienígena com tendências homicidas, Magus foi um dos primeiros vilões originais dos New Mutants, marcando a sua estreia nas páginas de New Mutants #18 (Vol 1, de 1984). 

Poderoso e desejoso por matar o próprio filho, Magus seria detido pelos New Mutants e mais tarde pelos X-Men e pelos Avengers. 

Destruído, uma parte de si seria usada pela vilã Selene no seu plano de ressuscitar mutantes mortos. 





3 - Selene


 


A Black Queen do Hellfire Club e uma das principais inimigas dos New Mutants, a vampirica Selene teria o seu primeiro encontro com os nossos heróis em New Mutants #9 (Vol 1, de 1983). 

Um encontro que teria lugar em Nova Roma, uma cidade oculta na selva amazónica. 

Manipuladora nata, Selene iria tentar controlar inúmeros jovens mutantes, com destaque para Magma e Wither (este último tornar-se-á no seu amante). 

Ela será ainda responsável pela breve ressurreição de inúmeros mutantes, embora brevemente, durante o evento de 2009, Necrosha. 





2 - Shadow King


 


Inimigo ancestral do Professor X, a criatura psíquica conhecida como Shadow King visaria os New Mutants como forma de atingir Charles, assumindo controlo sobre uma das fundadoras do grupo, Karma, desformando a mutante e colocando-a em conflito com o resto dos membros da equipa. 

O Shadow King irá manipular igualmente Sunspot, Magma e os Gladiators (outro grupo mutante) para servirem os seus intentos. 

O vilão acabaria por ter a sua forma astral temporariamente destruída por Karma quando esta se libertou da sua influência. 





1 - Cameron Hodge


 


O líder da organização terrorista The Right seria responsável indirecto pela morte de Cypher durante o evento Fall of The Mutants e teria uma mão tanto na transformação de Wolfsbane numa Mutate (escravos mutantes da República de Genosha) como na aparente morte do Warlock durante a X-Tinction Agenda. 

Transformado numa criatura tecnorgânica devido a um feitiço do demónio N'astirth, Cameron Hodge é um adversário extremamente perigoso, sendo responsável pelo amputamento de uma das pernas de Karma.