No que a galerias de vilões das comics de super-heróis diz respeito, a do Spidey é uma das melhores.
Com tantos bons vilões de onde se escolher, é difícil elaborar uma lista cujo produto final seja relactivamente unânime entre os fãs.
De qualquer das maneiras e aproveitando a proximidade do filme mais recente do Spidey, vou tentar fazê-lo.
Tenham noção que a posição dos ditos vilões na lista deve-se ao impacto que tiveram na vida do aranhiço.
Sem mais delongas, aqui estão os quinze maiores vilões de Spider-Man (com direito a algumas menções honrosas, é claro).
Boa leitura!
Sinister Six
O grupo foi estabelecido pelo Doctor Octopus e fez a sua estreia em Amazing Spider-Man Annual #1 (Vol 1, de 1964).
Os membros fundadores (para além de Ock) eram: Vulture, Mysterio, Sandman, Electro e Kraven.
Outras versões do grupo são os Sinister Seven, liderado pelo Hobgoblin, e os Sinister Tweelve do Green Goblin.
Carnage
Um dos mais psicóticos adversários de Spider-Man, Cletus Kasidy fez a sua estreia como Carnage, uma versão ultra violenta do Venom, nas páginas de Amazing Spider-Man #361 (Vol 1, de 1992).
O Carnage mostrou ser uma ameaça ainda maior que a do Venom, forçando Spider-Man a fazer uma aliança com o simbionte preto e branco de forma a conseguir deter o seu sucessor escarlate.
Scorpion
Este vilão nasceu do ódio de Jameson pelo Spider-Man.
Esse ódio fez com que o editor do Daily Bugle pagasse a Mac Gargan para que este aceitasse submeter-se a um dos experimentos do Dr. Stillwell.
O resultado será o nascimento do Scorpion (ver Amazing Spider-Man #20, Vol 1, de 1965).
Com uma força superior à de Spider-Man, Gargan irá chegar bem perto de matar o herói em diversas ocasiões, mas este último arranjará sempre forma de o deter.
Mac foi ainda durante algum tempo o Venom e serviu como o Spider-Man dos Dark Avengers.
Shocker
Um mecânico talentoso, mas com fortes tendências criminosas, Herman Schultz irá assumir a identidade de Shocker, colidindo com Spidey pela primeira vez nas páginas de Amazing Spider-Man #46 (Vol 1, de 1967).
Embora seja visto como uma piada pelo resto da comunidade de vilões, Shocker venceu Spider-Man um par de vezes e fez parte dos Sinister Seven, Tweelve, Syndicate e dos Masters of Evil.
Num dos embates com Spider-Man, Herman deixou-o soterrado nos esgotos.
Só por muita força de vontade é que o aranhiço logrou escapar.
15 - Sandman
William Baker, a.k.a Sandman ou Flint Marko (a sua má persona), fez a sua estreia em Amazing Spider-Man #4 (Vol 1, de 1963).
Um dos vilões mais poderosos da galeria de Spidey, Sandman não se limitou a combater o aranhiço sozinho.
Fez-lo igualmente na presença dos restantes membros dos Sinister Six e dos Frightful Four ou unificado com outro vilão, Hydro-Man, na figura monstruosa do Mud-Thing.
A sua mente instável fez com que alternasse entre o lado dos anjos e o dos vilões durante grande parte da sua existência.
Eventualmente, regressando à vilania, Baker voltaria a confrontar Spidey, primeiro sobre as ordens da família Kravinoff e mais tarde como parte dos Sinister Six.
14 - The Queen
Adriana Soria é o resultado de experimentos que visavam replicar o projecto que deu origem ao Captain America.
Ganhando vastos poderes aracnídeos e um elevado grau de insanidade como resultado, Adriana irá ser internada num hospício.
Eventualmente, e assumindo o nome de Queen, Adriana irá surgir em Nova Iorque, com o objectivo de converter Spider-Man numa verdadeira aranha e transformá-lo no seu parceiro (algo que conseguirá temporariamente).
Falhando nesta sua primeira tentativa, graças à interferência do Captain America, Adriana irá tornar Manhatthan no seu domínio.
Em Spider-Island, a Queen, auxiliada pelo Jackal, vai conseguir converter a população da ilha em aranhas.
Felizmente, Spider-Man, Miss Marvel (Carol Danvers) e outros heróis irão conseguir derrotar a vilã.
13 - Chameleon
O senhor dos disfarces e o primeiro adversário de Spidey, Dmitri foi igualmente um dos primeiros vilões a tentar virar os cidadãos de Nova Iorque contra Spider-Man.
Fazendo a sua estreia nas páginas de Amazing Spider-Man #1 (Vol 1, de 1963), o Chameleon é o meio-irmão do Kraven e o grande responsável pela vinda deste para os E.U.A.
Recrutado pelo Green Goblin (Harry Osborn), o Chameleon vai criar andróides dos pais de Peter Parker e irá usá-los contra o herói.
A morte de Kraven, irá fazer com que o vilão temporariamente assuma a identidade do seu meio-irmão e tente, a todo o custo, magoar Peter e os seus (ver The Spectacular Spider-Man #242-245, Vol 1, de 1997).
Nos tempos que correm, Chameleon tornou-se membro dos Sinister Six, mantendo-se como um dos principais adversários de Spider-Man
12 - Morlun
Um dos Inheritors, Morlun é inimigo mortal de todos aqueles que carregam dentro de si a mística do Spider-Totem.
Por esse mesmíssimo motivo, Morlun irá atacar Spider-Man nas páginas de Amazing Spider-Man #33 (Vol 2, de 2001).
Morlun revela-se poderoso demais para ser derrotado por Peter.
O vilão tira a vida a Ezequiel Sims, um dos aliados de Peter, antes de Spidey conseguir finalmente derrotá-lo.
Eventualmente, Morlun regressará durante a saga The Other, deixando Spider-Man à beira da morte.
Felizmente, Peter conseguirá recuperar, vencendo o vilão uma vez mais.
Morlun e o resto dos Inheritor têm um papel de extrema importância na saga Spiderverse.
Nesta aventura dimensional, Morlun é visto a eliminar diversas versões alternativas de Spidey.
11 - Electro
Max Dillon é o senhor de toda a electricidade que dá pelo nome de Electro.
Derrotando Spidey facilmente no primeiro encontro de ambos, em Amazing Spider-Man #9 (Vol 1, de 1964), Max acabará ainda assim por ser vencido nos outros encontros, sobretudo devido à sua incapacidade de pensar em grande.
Mesmo com os Sinister Six ou com os Frightful Four, Electro conheceria derrota atrás de derrota.
O seu grande triunfo sobre Spidey chegaria nas páginas de Amazing Spider-Man #423 (Vol 1, de 1997), quando vai fazer o nosso herói pedinchar pela vida.
Quando totalmente carregado, Max já mostrou ser mais que capaz de vencer não apenas Spider-Man, mas igualmente pesos-pesados como o Thor ou Nate Grey.
10 - Mysterio
Outro membro dos Sinister Six, Quentin Beck foi um dos primeiros oponentes de Spidey, fazendo a sua estreia nas páginas de Amazing Spider-Man #13 (Vol 1, de 1964).
Um mestre ilusionista, Beck assumiu a identidade de Mysterio e tentou virar a cidade de Nova Iorque contra Peter, ao incriminá-lo por uma onda de assalto que secretamente estava a perpetuar.
Mysterio foi o primeiro vilão a forjar a morte da Tia May, numa tentativa de ficar com o tesouro escondido na velha habitação dos Parkers (em Amazing Spider-Man #196, Vol 1, de 1979).
Mysterio foi ainda um dos poucos vilões desta lista a enfrentar múltiplos aranhiços, uma vez que o Mysterio do Universo Ultimate é uma criação sua.
9 - Vulture
Adrian Toomes é visto como um velho.
Alguém frágil e incapaz de ferir quem quer que seja.
Contudo, tal não poderia estar mais longe da verdade.
Desde o seu primeiro encontro com o aranhiço (em Amazing Spider-Man #2, Vol 1, de 1963), que o Vulture tem sido um dos seus mais perigosos oponentes.
É raro o nosso herói sair ileso de uma batalha com este vilão.
Por mais que uma vez, o Vulture teria nas suas mãos a vida de Spidey, falhando em o matar por um mero acaso (a certa altura, o Vulture roubou mesmo a juventude de Peter).
Parte dos Sinister Six, o Vulture foi ainda o responsável pela morte de um dos namorados da Tia May, o igualmente idoso, Nathan Lubensky, assim como por ter colocado um ponto final na vida da mãe de Parker (embora esta fosse apenas um autómato).
8 - Lizard
Mais do que um professor, o Dr. Curt Connors é um amigo pessoal tanto de Peter Parker, como de Spider-Man.
Por mais que uma vez, o bom doutor foi instrumental para que Spidey consegui-se triunfar nas suas batalhas.
Contudo, Curt tem outro lado.
O do selvático Lizard.
Como Lizard, Curt tem tentado eliminar Spider-Man desde o primeiro encontro entre ambos nas páginas de Amazing Spider-Man #6 (Vol 1, de 1963).
E não é apenas o Spidey que ele tenta matar.
Por mais que uma vez o Lizard tentaria colocar um ponto final na família de Curt, sendo impedido por Spidey.
Contudo e após a morte da sua mulher (devido a cancro), Curt ficará mais e mais instável.
Eventualmente, o Lizard tomará controlo sobre Curt, apagando a personalidade do bom doutor e matando o filho deste, Billy Connors.
7 - Jackal
Miles Warren era o professor de Peter e Gwen na Universidade de Empire State, quando a morte desta última, durante uma batalha entre o Green Goblin e o aranhiço, o levou à loucura.
Secretamente apaixonado pela sua aluna e culpando Spider-Man pelo sucedido, Warren assumiria a identidade de Jackal.
Uma das maiores figuras no campo da clonagem, Warren desenvolveu inúmeros clones, com o intuito de atormentar e destruir, Spidey.
A descoberta de que Spider-Man e Peter Parker eram a mesma pessoa apenas serviu para aumentar o seu já enorme ódio pelo aranhiço.
Jackal empregaria os serviços de mercenários (como o Tarantula) e anti-heróis (como o Punisher), numa primeira tentativa de aniquilar o nosso herói.
Isto, antes de enviar um clone de Gwen para atormentar Peter.
Na batalha final com Spidey, nas páginas de Amazing Spider-Man #149 (Vol 1, de 1975), Jackal lançaria contra Spider-Man, um clone deste último.
Mesmo após a sua aparente morte, Jackal continuaria a atormentar Spidey, através de vilões como o Carrion e o Spidercide.
Miles entretanto regressou à vida e tem sido visto a aliar-se ao Green Goblin e à Queen.
6 - Kingpin
Wilson Fisk é a figura que imaginámos quando pensamos em senhores do crime de Nova Iorque.
Apresentado nas páginas de Amazing Spider-Man #50 (Vol 1, de 1964), a figura volumosa que ficaria conhecida como Kingpin é um dos maiores combatentes do Universo Marvel.
Uma prova disso reside na sua capacidade de combater contra Spider-Man de igual para igual, apesar de não dispor de quaisquer super-poderes.
No entanto, não é pela força que Fisk é temido, mas antes pela sua mente estratégica.
Muitos foram os vilões lançados contra Spidey, a mando do Kingpin.
É certo que o vilão tem atormentado mais outros heróis (nomeadamente o Daredevil e o Punisher), mas a verdade é que ele arranja sempre um tempinho para o nosso aranhiço.
O Kingpin é o responsável pelo atentado que quase vitimou a Tia May e que levaria ao fim do casamento entre Peter e Mary Jane (em Amazing Spider-Man #539-545, Vol 1, de 2007).
5 - Kraven
O caçador fez a sua estreia nas páginas de Amazing Spider-Man #15 (Vol 1, de 1964).
Tido durante muito tempo como um vilão menor de Spidey, Sergei Kravinoff ganharia respeito renovado aquando da sua última de derradeira caçada (vista em Web of Spider-Man #31-32, Amazing Spider-Man #293-294 e The Spectacular Spider-Man #131-132).
Aqui, Kraven venceu Spider-Man, enterrou-o vivo e tentou ocupar o seu lugar, como o novo Spidey.
No final, e contente por ter finalmente vencido o seu oponente, Kraven tomou a sua própria vida.
O seu legado continuaria com o resto da sua família: Alyosha, Vladimir, Anna e o Chameleon.
Todos eles tentaram continuar a caçada.
Sergei seria ressuscitado durante a saga Grim Hunt (de 2009-2010).
Desde o seu regresso, Kraven tem enfrentado não apenas Peter, mas também os seus aliados aracnídeos, Venom (Flash Thompson) e Scarlet Spider (Kaine Parker).
4 - Hobgoblin
Um verdadeiro mestre do crime e o derradeiro oportunista, Roderick Kingsley, a.k.a o Hobgoblin, foi o principal oponente de Spider-Man durante grande parte da década de 80, altura na qual se havia unido ao Rose para tentar controlar o crime organizado em Nova Iorque.
Roderick modificou o equipamento do Green Goblin para se tornar no seu próprio vilão.
Com uma força equiparável à de Norman Osborn e Peter Parker, o que distingue este Hobgoblin é a sua facilidade em usar outros no seu lugar.
Lefty Donovan, Ned Leeds, Daniel Kingsley e até mesmo Flash Thompson, foram todos peões seus, numa ou noutra altura.
Kingsley arrasou com a vida de muitos amigos de Peter, até ser finalmente exposto como um vilão e preso nas páginas de Hobgoblin Lives, de 1997.
3 - Venom
Apresentado nas páginas de Amazing Spider-Man #299 (Vol 1, de 1988), Venom é um dos mais poderosos oponentes do Spidey.
Tudo começou quando o jornalista Eddie Brock, que havia visto a sua carreira arruinada pelo Spidey (quando este último expôs as notícias fabricadas do primeiro), teve um encontro imediato com o simbionte rejeitado por Peter.
A união dos dois deu origem a um vilão movido pelo mais puro ódio.
Conhecedor da identidade secreta de Spider-Man e invisível ao sentido aranha do mesmo, Venom era uma ameaça constante para Peter e para a sua família e amigos.
Muito mais forte que o aranhiço, Venom estaria por diversas vezes muito próximo de derrotar o herói, sendo apenas detido com recurso a subterfúgios, distracções ou interferências de outros (normalmente dos Fantastic Four).
2 - Doctor Octopus
Um choque de intelectos. Octopus foi o primeiro vilão a impor um derrota esmagadora a Spider-Man.
Octopus não apenas o venceu, mas desmascarou-o, não se importando com a identidade do herói e descartando-o como lixo (Amazing Spider-Man #3, Vol 1, de 1963).
Peter ponderou mesmo acabar a sua carreira, ainda curta, após tão colossal derrota.
Felizmente, não o fez e venceu o Doctor Ock da segunda vez que se encontraram.
Uma das maiores mentes científicas do Universo Marvel, Octopus esteve por detrás da formação dos Sinister Six e chegou mesmo a liderar os Masters of Evil.
Por duas vezes, Octopus (junto com os Sinisters) ameaçou o mundo.
Na segunda, chegou mesmo a bater os Avengers, mas em ambas acabaria por ser vencido pelo Spidey.
Octopus esteve por detrás da morte do Capitão Stacy e do violento espancamento da Black Cat (em Peter Parker: The Spectacular Spider-Man, Vol 1, de 1983).
Em 2012, Ock conseguiria a vitória definitiva sobre o nosso herói, transferindo a sua mente para o corpo de Peter.
A mente de Peter ficaria aprisionada no corpo de um terminalmente doente Ock, enquanto que o vilão assumiria o papel de Superior Spider-Man.
Esta fase chegaria ao fim em 2015, com o regresso de Peter ao seu próprio corpo.
1 - Green Goblin
De entre os múltiplos duendes na vida de Peter Parker, aquele que mais o atormentou e cuja influência se fez sentir mesmo quando ausente, foi Norman Osborn, o Green Goblin original.
Pai do melhor amigo de Peter, Norman viu a sua vida mudar após um violento acidente de laboratório.
Já de si um empresário frio e sem escrúpulos, Norman sairia daí com a inteligência e forças ampliadas, assim como com um grau elevado de insanidade.
Assumindo a identidade de Green Goblin, Norman tentou ganhar reputação junto da comunidade criminosa de Nova Iorque, tentando derrotar Spider-Man.
Contudo, o vilão falharia o seu intento, ganhando um ódio visceral ao jovem herói, que culminaria com o assassinato de Gwen Stacy (em Amazing Spider-Man #122, Vol 1, de 1973).
Norman seria ainda o responsável pela morte, décadas mais tarde, do mais próximo que Peter alguma vez teve como um irmão.
Falo do Scarlet Spider original, Ben Reilly (em Peter Parker: Spider-Man, Vol 1, de 1996).
Norman seria a mente por detrás da suposta morte da Tia May, pela perda da criança da Mary Jane e por todos os eventos da convulsa Clone Saga, entre muitas outras coisas.
Seria por sua causa que Harry assumiria o papel de Green Goblin (em 1974).
Norman tentaria inclusive transformar Peter Parker no seu sucessor (como visto em The Revenge of The Green Goblin, em 2000).
Há portanto muito de pessoal nesta rivalidade, como podem ver.
Olá Ivo :)
ResponderEliminarSó faltou dizer que o Fisk levou uma das tareias mais monumentais e castigadoras da Marvel, dada pelo Spider-Man em Back in Black.
Abraço
Olá Nuno. :)
EliminarSim, é verdade. Faltou isso.
XD