Um dos seis Robot Masters originais, Cut Man fez a sua estreia no jogo Mega Man,para a NES, corria o ano de 1987. 

Originalmente designado por DLN-003, Cut Man foi criado pelo Doctor Light com o simples intuito de ser usado como um lenhador robótico (daí a enorme tesoura no topo da sua cabeça). 

Contudo, e juntamente com os restantes Robot Masters, Cut Man acabaria nas mãos do maléfico Doctor Willy, que vai modificar consideravelmente a sua programação. 

Tornado num vilão, Cut Man vai ser usado por Willy em diversos dos seus planos de dominação global, marcando presença, na figura de boss, directo ou secreto, em mais oito jogos da longa série Mega Man. 


 


Falo de Mega Man Powered Up, Dr. Willy's Revenge, Power Battle ou Power Fighters, por exemplo. 

Um dos mais populares Robot Masters (embora seja alvo de inúmeras piadas levadas a cabo por diversos fãs), Cut Man é também um dos mais fracos e ingénuos. 

Cut Man é particularmente vulnerável ao Super Arm, Ice Wave, Water Balloon, Mega Ball, Flame Sword e Thunder Claw (tudo ataques de outros Robot Masters). 

Como seu ataque principal, Cut Man tem o Rolling Cutter, no qual atira a tesoura na direcção do adversário como se de um bumerangue se tratasse. 


 


Em 1989, Cut Man fez a sua estreia no mundo da animação, surgindo como vilão na série Captain N: The Game Master. 

Esta versão da personagem não poderia ser mais diferente do original, sendo consideravelmente maior e mais musculado e tendo um padrão de cores a pender mais para o verde, roxo e laranja (enquanto que o Cut Man dos jogos de vídeo é vermelho e rosa). 

Como se essas diferenças não fossem suficientes, em Captain N, o vilão é chamado de Cuts Man. 

Também aqui Cut Man surge como servo de Dr. Willy e inimigo mortal de Mega Man. 

Uma versão mais fiel ao original surgiria em 1994, com a primeira série televisiva de Mega Man. 

Presente em todos os episódios da série, que foi transmitida de 1994 a 1996, Cut Man teve inclusive direito à sua própria action-figure. 

Uma versão actualizada da personagem surgiria na sub-série Battle Network, uma vez mais na figura de antagonista. 

Esta versão, que era digital e não robótica, dava pelo nome de Cutman e seria destruída pelo herói titular em Mega Man Battle Network II, lançado em 2001 para o GBA.






O vilão, que detesta o popular jogo nipónico Janken (conhecido no Ocidente como o jogo da pedra, papel e tesoura), marcou ainda presença em diversas mangas e comics, nomeadamente Rockman (manga de 1992), Mega Man Megamix (comic da Udon, de 2010) e Mega Man (comic da Archie Comics, de 2011). 

Para além do seu papel recorrente de vilão, Cut Man é jogável em diversos jogos. 

A primeira vez que tal aconteceu foi em Mega Man Soccer, para a SNES, em 1994. 

Ao vencermos Cut Man este torna-se uma das personagens seleccionáveis. 

Esta trend seria seguida em Rockman Strategy, de 2001 e cinco anos mais tarde em Mega Man Powered Up. 

A personagem surgiria ainda na condição de adjuvante dos heróis nos jogos Super Adventure Rockman e Rockman Tennis, de 1998 e 2010, respectivamente. 


 


Cut Man, que teve direito ao seu próprio mini-jogo, em Chokkan! Rockman (lançado em 2008 para os telemóveis), é o único, para além de Roll e Mega Man, a poder usar o Rush Adapter, o que aumenta consideravelmente o seu poder e faz com que assuma o nome de Super Cut Man. 

Em tempos mais recentes e para além das múltiplas aparições nas comics, Cut Man foi uma das muitas personagens a marcar presença em Street Fighter vs All Capcom (mais uma vez para o telemóvel), jogo que apenas viu a luz do dia no Japão, em 2013.