Introdução:

Nesta retrospectiva vamos analisar o percurso de um dos mais conhecidos místicos do mundo ficcional, Doctor Strange. 

Desde as comics, até aos filmes e passando pela animação e jogos de vídeo, vamos ver tudo o que há para ver acerca de Stephen Strange.

Boa leitura!





Os Midnight Sons e os Secret Defenders

Após o cancelamento da sua comic, que termina com o Sanctum Santorum parcialmente destruído e com grande parte dos seus artefactos místicos perdidos, Doctor Strange voltaria a partilhar as páginas de uma comic, após a sua primeira experiência nos anos 60. 


 


De 1987 a 1988, Strange faria "parceria" em Strange Tales, volume dois, com o duo mutante Cloak and Dagger. 

Esta passagem pela Strange Tales terminaria passados 19 números, e mostraria um Strange não só em busca daquilo que perdeu, como também a tentar ressuscitar os Defenders, que haviam falecido em New Defenders #152 (Vol 1), de 1986. 

Doctor Strange regressaria ao seu próprio título com Doctor Strange: Sorceror Supreme, em 1988. 

O título em questão duraria 90 issues, prolongando-se até 1996. 

Esta seria uma época de grandes mudanças para Stephen Strange. 

Logo no primeiro número, numa altura em que a saga Inferno decorria, Strange vai ter o seu corpo possuído pelo seu arqui-inimigo, Dormammu. 

Vão ser Clea e Topaz a parar o vilão dessa vez. 


 


O número 15 da sua comic vai revelar-se problemática devido ao uso da face da cantora católica Amy Grant na capa, sem a sua autorização. 

Isto levaria a queixas de algumas instituições católicas que temiam que Amy fosse associada a bruxaria.

 Um processo seria instaurado e acabaria em 1991, com um acordo a ser estabelecido entre as partes. 

Strange, que permanecia aparte dos grandes eventos da Marvel, teve uma participação na Dire Wraiths Saga.

 Embora não tenha sido uma participação directa, Strange foi fundamental na batalha contra um quase omnipotente Mephisto (energizado pela maldade dos Dire Wraiths), que acabaria "destruído" pelo jovem Franklin Richards, em Fantastic Four #277 (Vol 1). 


 


Esta fase final da década de 80 vai ficar marcada por uma ligeira alteração na aparência de Stephen. 

O mago passa a usar um patch sobre o seu olho direito. 

De salientar que nesta altura, grande parte da comunidade heroica acreditava que Doctor Strange estava morto, após os eventos de Strange Tales (Vol 2). 

Doctor Strange #9 (Vol 3) vai actualizar a origem do feiticeiro, ao passo que os números 48 e 49 vão vê-lo perder o estatuto de mago supremo após recusar lutar em nome dos Vishanti. 

Nesta altura, a comic do Doctor Strange, juntamente com a de Ghost Rider, Morbius, Nightstalkers, Darkhold e Spirits of Vengeance, vai ser enquadrada numa nova linha desenvolvida pela Marvel, a dos Midnight Sons. 


 


Esta linha de títulos sobrenaturais começará em 1993, terminando em 1995, altura em que é substituída pela ainda mais curta Marvel Edge, destinada aos títulos mais adultos da companhia (no qual se inseria o Doctor Strange). 

O fim desta linha iria curiosamente coincidir com o último número de Doctor Strange, em 1996. 

Contudo e antes disso, podemos ver um Doctor Strange que pela primeira vez na sua carreira fazia uso da poderosa e instável chaos magic. 

Um Strange cada vez mais sombrio, que viria a recuperar o seu título de mago supremo no número 80 da sua comic, em 1995. 

Entretanto a década de 90 viu Strange ter um papel bastante relevante em muitas das principais sagas da Marvel, nomeadamente em Infinity Gauntlet, War e Crusade. Igualmente importante seria também o seu papel no combate com o deus ancestral, Set, durante o épico Atlantis Attacks. 


 


Em 1993, e depois de marcar presença pela primeira vez num jogo de vídeo (foi como conselheiro de Spidey em The Amazing Spider-Man vs The Kingpin para a Master System, em 1991), Strange irá reunir os Secret Defenders, em Doctor Strange #50 e Fantastic Four #374 (Vol 1). 

Uma equipa cujos membros eram rotativos, os Secret Defenders ganhariam o seu próprio título e um novo líder, com Strange a ser substituído por Doctor Druid, outro aprendiz do Ancient One, em Secret Defenders #15. 

Doctor Strange fez ainda algumas aparições em muitas das séries de animação da Marvel, durante os anos 90, nomeadamente em Spider-Man, Hulk e X-Men. 

O mago foi protagonista de quatro graphic novels entre 1986 e 1997, das quais se destacaria o seu encontro com Doctor Doom e novo confronto com Mephisto. 

Em 1999, Strange irá protagonizar a sua primeira série limitada de quatro números, The Flight of Bones, com a participação de Dormammu, Topaz e Jack Russell (Werewolf by Night).



New Avengers e a Secret War

Em 2001, Strange voltaria a reunir-se com os Defenders originais, em Defenders #1 ( Vol 2), numa união que duraria doze issues e veria a equipa enfrentar vilões como os Headmen, Pluto e Oorgo.


 


 The Order #1, de 2002, que serviu de sequela ao segundo volume dos Defenders, viu Strange abraçar o caminho da vilania, juntamente com o Hulk, Namor e Silver Surfer, fruto do controlo mental de Yandroth. 

Strange e os restantes seriam eventualmente restaurados graças aos restantes Defenders liderados por Nighthawk. 

Entre 2004 e 2006, Strange iria ter mais três séries limitadas, sendo que estas serviram não só para fazer um novo update à origem da personagem e falar mais acerca do seu passado como médico, como também para o colocar no papel de mentor das Witches, um grupo de jovens feiticeiras (Satana, Jennifer Kale e Topaz). 

Em 2005, os Defenders originais voltam a reunir-se, novamente, desta feita para batalhar Dormammu e Umar na mini-série mais cómica Indefensible Defenders. 


 


Entretanto seria revelado que Strange fazia parte de um grupo secreto de heróis, constituído também pelo Professor X, Mister Fantastic, Iron Man, Black Bolt e Namor, os chamados Illuminati. 

O grupo reuniria-se pela primeira vez em New Avengers #7 (Vol 1), de 2005. 

Os Illuminati são revelados como estando operacionais desde os eventos da Kree/Skrull War, sendo responsáveis, entre outras coisas, pelo exílio espacial do Hulk. 

Strange, não participou na Civil War, contudo integraria os New Avengers, liderados por Luke Cage, na conclusão do conflito, em New Avengers #27, de 2007, com o Sanctum Santorum a tornar-se na nova base do grupo. 


 


Gravemente ferido após uma missão no Japão, na qual o grupo descobriria que os Skrulls estavam infiltrados em diversas instituições terrestres, um ainda combalido Strange vai ter que recorrer a magia negra, nomeadamente aos poderes demoníacos de Zom, por duas vezes, a primeira para conseguir parar a Hood's Gang, em New Avengers Annual #2 (Vol 1) e a segunda durante o embate com o World Breaker Hulk, na mini-série World War Hulk. 

Ciente que não é merecedor do título de feiticeiro supremo, Strange inicia a busca pelo seu sucessor, que acaba por ser revelado como sendo Brother Voodoo, em New Avengers #54 (Vol 1). 

Mesmo sem o seu título, Strange permanece como membro dos New Avengers auxiliando-os contra Norman Osborn e os seus Dark Avengers, durante período conhecido como Dark Reign. 

Em 2011, e após a queda do regime de Osborn, os New Avengers deparam-se com uma poderosa e ameaçadora entidade mística, Agamotto. 

Os heróis irão vencer, com um custo elevado, o da vida do Brother Voodoo. 

Em New Avengers #33 (Vol 2), Strange regressa ao familiar papel de mago supremo, isto depois  de ter auxiliado os Avengers em batalhas com a nova HYDRA, a Serpent of Midgard e a Phoenix Force. 

Ao mesmo tempo, Stephen voltou-se a reunir com os Defenders, após o Fear Itself, confrontado com eles os Dark Celestials.

 Pelo meio, Strange continuou a trabalhar secretamente com os Illuminati, tentando evitar as devastadoras Incursions que ameaçavam aniquilar toda a realidade. 

Em New Avengers #21 (Vol 3), Strange que havia sido possuído por uma poderosa entidade demoníaca, outra vez, usa o seu poder para aniquilar a Great Society, um grupo de heróis de uma Terra alternativa, para impedir a destruição da Terra 616. 

Esse será o primeiro passo para que Strange se torne no líder dos perigosos Black Priests, que já haviam aparecido em New Avengers #5 (Vol 3).





 Durante o evento Secret Wars, após o fim do antigo universo Marvel, Strange vai ocupar a posição de Sheriff do Battleworld, braço-direito do Deus Doom (Dr Doom com o poder dos Beyonders). 

Contudo, o aparecimento de um grupo de sobreviventes das Terras 616 e 1610, fará com que Strange se revolte contra Doom, com este último a matar o antigo feiticeiro supremo. 

Strange seria ressuscitado por Reed Richards no final do conflito, renascendo no New Marvel Universe. 


 


Para além dos comics, Strange protagonizaria um filme de animação em 2007, que relata a origem do mago e o seu primeiro confronto com Mordo, para além de ter participações esporádicas nas diferentes séries animadas da Marvel. 

Strange apareceu como personagem jogável pela primeira vez num jogo em 2006 no Marvel Ultimate Alliance. 


 


Este ano o mago supremo irá ter direito a um novo filme, com Strange a ser representado pelo actor Benedict Cumberbatch.

 Sendo uma das personagens mais relevantes do Universo Marvel, Strange conta com diferentes variações espalhadas pelo Multiverso, das quais se destacam as versões da Mangaverse, Ultimate, Marvel 1602, Age of Apocalypse e Amalgam. 


 


Na primeira Strange é bastante mais jovem, assistindo Tigra, Falcon e Scarlet Witch na criação de uma nova equipa de Avengers, após a original ter sido morta pelo Doctor Doom. 

Este Strange acabaria assassinado, anos mais tarde, pelos ninjas da Hand.

 No Universo Ultimate, Strange desapareceu à muito, perdido numa das dimensões que jurou proteger. 

É o seu filho quem carrega o título de mago supremo, não sendo, contudo, capaz de vencer Dormammu, que o mata durante a saga Ultimatum. 

Na Marvel 1602, Strange serve como conselheiro real da Rainha de Inglaterra, enquanto que na Age of Apocalypse, o mago já morreu à muito, passando o seu legado para o Brother Voodoo.


 


 A versão Amalgam de Strange dá pelo nome de Strangefate e é uma mistura de Stephen com o mago da DC Comics, Fate. 

E assim termina a história de Strange.

Espero que tenham gostado.