Sensible Soccer, também conhecido por Sensi, é um jogo de futebol desenvolvido pelo estúdio Sensible Software e lançado em 1992 para a Mega Drive, entre muitos outros sistemas. 

Provavelmente um dos melhores jogos dentro do género e uma alternativa válida aos mais realistas Fifa 96 e Kick-Off, Sensible Soccer destaca-se pelo seu feel mais arcade, mas isso é algo que veremos já a seguir.


Sensible Soccer é um daqueles jogos onde a história não é de todo relevante ou, como é o caso, existente. 

O que interessa aqui é escolher a nossa selecção ou clube favoritos e conduzi-los à glória. 

Existem 64 clubes licenciados, entre eles os nossos três grandes, e 29 selecções, Portugal incluído. Temos de tudo aqui, desde campeonatos e taças nacionais, até às afamadas competições da UEFA e da FIFA. 

 

E se porventura algum campeonato nacional faltar, nada melhor que recorrer ao modo edit e criá-lo. Este modo é um dos grandes pontos que Sensible Soccer conta a seu favor, pois podemos pegar numa das inúmeras equipas falsas (são 64 no total) e substituí-la com outra da nossa preferência, seja ela real ou fruto da nossa imaginação.

 Fazemos isso editando o equipamento (mudar a cor, se tem riscas ou é liso) e o nome da equipa, país, treinador e jogadores, bem como as características físicas destes últimos (cor de pele, cabelo). 

Como noutros títulos de futebol também aqui é possível alterar o clima e escolher o tipo de relvado onde se pretende jogar. 

Isto terá influência directa num aumento ou diminuição da dificuldade (ex: tempo chuvoso, campo mais pesado, logo maior possibilidade de a bola ficar presa, perdendo-se fluidez de passe). 

 

Outro ponto chave de Sensible Soccer reside no seu fantástico gameplay. Intuitivo e frenético, Sensible Soccer não busca ser realista, mas antes assume-se claramente como um jogo arcade. 

O ritmo acelerado pode apresentar-se como uma séria dificuldade para os iniciantes, contudo, com o tempo e a prática esta diminuirá consideravelmente.

 É certo que mesmo assim, um perito em Sensible Soccer pode ser sempre surpreendido, sobretudo se facilitar com equipas com quatro estrelas ou mais.

 Sensible Soccer exige-nos a máxima concentração sob pena de vermos um resultado de 4-0 a favor, virar para uma derrota de 4-6 em poucos instantes.

 No entanto, este jogo não vive apenas da sua componente single player. Na verdade, Sensible é um daqueles jogos que é ainda melhor se for jogado a dois, pois o seu já referido ritmo e estilo arcade garantem diversão imediata. 

Como complemento perfeito para o jogo temos ainda a sua excelente banda-sonora, maravilhosamente adaptada a todos os momentos do jogo. 

Calma nos menus de escolha e no edit. 

Mais acelerada e ritmada durante as partidas. 

 

Vejamos agora alguns pontos menos favoráveis. Graficamente o jogo fica um pouco à quem de outras propostas no género, com animações muito simplistas quando comparados com um Fifa por exemplo.   

Sensible Soccer adopta uma bird's-eye perspective, o que torna, sobretudo se as cores dos equipamentos forem similares, difícil distinguir companheiros e opositores.

 

 No geral, Sensible Soccer é um dos maiores jogos da década de 90, simples é certo, mas sempre desafiante e sobretudo divertido. 

Recomendável mesmo para aqueles que não são fãs do género.


Análise feita por Tiago Silva
Escrito por Ivo Silva