A força de elite do mutante Apocalypse foi criada por Walter Simonson e Louise Simonson, fazendo a sua primeira aparição em Marvel Age Annual #3, de 1987. 

Inseridos na saga "Fall of the Mutants", a formação original dos Horsemen era constituída por War, Famine, Pestilence e Death, retirando inspiração da sua contraparte bíblica. 

Apocalypse vai recrutar mutantes que se encontravam em situações difíceis e vai geneticamente alterá-los, dando-lhes mais poder do que alguma vez tiveram, em troca de obediência cega.



O primeiro Horseman a ser recrutado é uma Morlock que sobreviveu aos eventos de "Mutant Massacre".

 Capaz de adoecer quem quer que toque, Plague seria a escolha perfeita para a posição de Pestilence. 



O segundo Horseman a ser escolhido será um antigo soldado paralisado. 

Abraham Kieros, capaz de produzir ondas explosivas com as mãos, tornar-se-à em War. 



De seguida, En Sabah Nur escolhe a jovem anorética Autumm Rolfson, que destrói matéria orgânica através do uso de raios energéticos, para servir de Famine. 



Por último, e depois de salvar Warren Wortinghton III de um atentado levado a cabo pela organização anti-mutante, The Right, Apocalypse transforma o antigo X-Man em Death, devolvendo-lhe algo que havia perdido em "Mutant Massacre"...as asas. 

A primeira formação dos Horsemen é liderada por Death e tem o seu primeiro grande teste contra o poder combinado do X-Factor e dos Power Pack. 

Eventualmente Death revolta-se contra Apocalypse, tornando-se no heroico Archangel e Pestilence morre durante o combate de Nova Iorque. 



Nesse mesmo conflito, Apocalypse consegue um novo aliado na forma do Morlock Caliban, o qual transforma no sucessor de Warren.

Após os eventos de "Onslaught", os quais vão deixar a Terra desprovida da maioria dos seus heróis, Apocalypse vai capturar e transformar um Hulk selvagem (sem a persona do Bruce Banner) no novo War. 



Contudo e apesar de ter sido testado com êxito contra o poderio combinado de Absorving Man e do Juggernaut, o Hulk vai libertar-se da influência do vilão ao magoar acidentalmente o seu velho amigo Ricky Jones.



Com o começo da saga "The Twelve", que viu Apocalypse em busca de um novo hospedeiro, veio também uma nova fornada de Horsemen. 

A vilã alienígena Deathbird torna-se na nova War e o cyborg Ahab no novo Famine.

 Caliban é o único que regressa, mas desta feita para ocupar o papel de Pestilence, em vez de Death.



O papel de Death é atribuído a Wolverine, o qual Apocalypse havia raptado e substituído por um Skrull depois de uma missão dos X-Men no planeta-trono dos metamorfos alienígenas. 

Contudo Wolverine não era o único candidato ao papel. 

O mutante homicida, Sabretooth, era a outra possibilidade. Temendo as consequências de Sabretooth no papel de Death e confiante que a sua força de vontade seria o suficiente para vencer os condicionamentos de Apocalypse, Logan vai vencer o velho rival e com isso ascender à posição.



Wolvie vai ser particularmente eficiente no papel, vencendo o Hulk (como teste) e os X-Men, antes de Jubilee, Shadowcat, Archangel, Psylocke e Nightcrawler apelarem à sua Humanidade.



O Advento do M-Day, que vai resultar na dizimação global dos mutantes, vai levar Apocalypse a criar uma nova formação de Horsemen como forma de restabelecer a até então crescente dominância mutante. 

Curiosamente esta nova equipa inclui não um, mas três antigos X-Man, Polaris, Gambit e Solaris tornam-se em Pestilence, Death e Famine respetivamente.

 O outro Horseman, War, é um antigo astronauta Gazer. 

Seguir-se-á uma inevitável batalha com os X-Men que não terminará nada bem para o vilão e seus seguidores. 

Gazer é morto pelo servo de Apocalypse, Ozmandias, ao passo que os restantes três Horsemen revoltam-se contra o seu mestre. 

Apocalypse é morto no final da batalha, se bem que tal morte se demonstrará provisória.



Será precisamente aquando da ressurreição de Apocalypse na figura de uma jovem criança que surgirão os Final Horsemen, a versão definitiva dos Horseman of Apocalypse. 

Decimus Furius, Jeb Lee, Ichisumi e Sanjar Javeed assumem os papéis de War, Famine, Pestilence e Death respectivamente. 

Pela primeira vez, não existe qualquer ligação com os X-Men.



 O grupo enfrenta a X-Force, liderada pelo Wolverine, na base lunar de Apocalypse, quase conseguindo matar alguns dos heróis, até Fantomex acabar com a vida de En Sabah Nur e com isso encerrar o conflito.



Estes Final Horsemen vão servir Archangel quando a seed de Apocalyse despertar dentro dele, tornando-o efectivamente no novo hospedeiro do mutante eterno.

Os mesmos vão receber um reforço de peso na figura de Genocide, um poderoso mutante que é filho de En Sabah Nur e a Plague original (Autumm). 



Um novo embate com a X-Force irá levar à morte de Sanjar às mãos de Deathlock, bem com à transformação temporária de Psylocke na nova Death.

 Contudo, os heróis mutante serão bem sucedidos e a ameaça de Archangel (Dark Angel) vai ser parada, ainda que não sem custos elevados.



A formação mais recente de Horsemen foi criada pelos filhos de Archangel e Ichisumi, os Apocalypse Twins. 

O duo mutante vai criar a sua própria versão da infame força de ataque de Apocalypse com os Horsemen of Death, eliminado Lee e Furius pelo caminho. 

Servindo-se das seeds celestiais, os Apocalypse Twin vão ressuscitar o antigo Avenger Sentry, o vilão Grim Reaper, bem como o filho de Wolverine, Daken, e o X-Man Banshee para ocuparem as posições de Horsemen.



Embora bem sucedidos na primeira batalha contra a Avengers Unity Squad, os Horsemen vão acabar vencidos quando o plano dos seus jovens mestres, em criar um mundo 100% mutante, falhar, muito graças aos esforços de Wasp e Havok.



Recentemente, em mais um futuro apocalíptico, foi revelada a existência de uma nova formação de Horsemen, os quais servem um novo Apocalyse (Genesis dos X-Men). 

Os Horsemen em questão são Colossus, Venom, Moon Knight (versão feminina) e Deadpool.