Zebediah Kilgrave foi criado por Stan Lee e Joe Orlando e apresentado pela primeira vez nas páginas de Daredevil #4, corria o agora distante ano de 1964.
Um físico, tornado espião internacional, este jovem croata sofreu um acidente durante uma das suas missões que mudaria para sempre a sua vida.
O estranho químico que o banhou deu-lhe mais que a peculiar coloração púrpura da sua pele. Dotou-o de estranhos poderes de persuasão que podiam ser acedidos pela via verbal.
Kilgrave, cujo carácter não era dos melhores, decidiu servir-se dos seus novos dotes para iniciar uma longa e relactivamente prolífera carreira criminosa.
Um dos primeiros vilões de Daredevil, Kilgrave passaria a dar-se pelo nome de Purple Man.
Após diversos anos a defrontar, quase exclusivamente, o vigilante cego, Kilgrave iria mudar-se para outras paragens e tentar outros opositores, sem nunca, contudo, alterar os seus grandes objectivos de vida, que passavam pela obtenção de poder, glória, dinheiro e reconhecimento pessoal.
O seu desejo em se mostrar melhor do que todos torná-lo-iam num mestre manipulador, capaz dos actos mais desprezíveis e inumanos, sobretudo contra as mulheres.
Nas páginas de Alpha Flight # 41, em 1986, foi revelado que Kilgrave tinha uma filha ilegítima, concebida a partir de uma mulher da qual abusou mentalmente e fisicamente.
A rapariga, que herdaria os poderes de seu pai, passaria a atender pelo nome de Purple Girl, mais tarde Persuasion, contudo conseguiria escapar às malhas do crime, tornando-se numa integrante dos heróicos Alpha Flight.
No entanto, esse caso de abuso não foi único, muito pelo contrário.
Jessica Jones, uma heroína novata chamada Jewel, seria alvo da mesma humilhação e degradação física e psicológica,sofrida pela mãe da Purple Girl, mas durante meses.
O seu período de cativeiro terminaria após um violento encontro com os Avengers, que acabaria por a libertar da influência do Purple Man de uma vez por todas.
É certo que o vilão voltaria a tentar dominá-la de novo, mas desta feita a força de vontade de Jones revelar-se-ia mais forte que os poderes de persuasão de Kilgrave.
Outra amostra da imoralidade de Kilgrave iria ser revelada no seu regresso às páginas de Daredevil (nrº8. vol 4), com a aparição dos seus Purple Children.
Estas crianças, concebidas recorrendo ao tradicional modus operandi de Kilgrave, tinham como propósito serem um meio para a obtenção do domínio global.
No entanto, o seu mais ambicioso plano de sempre acabaria por falhar quando os cinco filhos se voltam contra ele, forçando-o, mentalmente, por muito irónico que possa parecer, a tentar o suícidio.
Kilgrave sobrevive, graças às suas habilidades curativas e volta a confrontar os filhotes.
Contudo as crianças são salvas graças à intervenção atempada de Daredevil.
Para além dos embates com Jones e Murdock, Purple Man teria variados confrontos com Luke Cage, sendo que um dos mais emblemáticos teria lugar em New Avengers #1 a 3, em 2005, no qual Kilgrave ameaça a integridade física da filha e da mulher de Cage.
O antigo Power Man responde de forma violenta, espancando Kilgrave.
Por vezes, Kilgrave é, também ele, e contra a sua vontade, um peão no tabuleiro de vilões maiores que ele próprio.
Em Emperor Doom, de 1987, Kilgrave é usado por Doctor Doom, cuja extraordinária força de vontade supera a verborreia hipnótica do Purple Man, como arma de controlo global.
Em Thunderbolts #1 a 12, de 2005, um cosmicamente poderoso Baron Zemo vai usá-lo como teste para a equipa de vilões reformados.
Raramente um jogador de equipa, apesar das suas participações frugais em Masters of Evil e Villains for Hire, Kilgrave é um daqueles vilões que gosta de agir a solo.
Interpretado por David Tennant na nova série da Netflix, "Jessica Jones", naquela que é a primeira representação do vilão em Live Action, após breves passagens pelo universo da animação, Purple Man promete ser um sério empecilho para a heroína e protagonista da dita série.
Que acham?
0 comments:
Enviar um comentário