A maior organização terrorista do Universo Marvel pode ter sido criada por um homem, contudo isso não impediu que o seu cargo máximo, o de Supreme Hydra, tivesse sido várias vezes ocupado por uma mulher.





     A primeira, e uma das suas líderes mais relevantes, foi Ophelia Sarkissian. 
Criada por Jim Steranko, Ophelia surgiu originalmente nas páginas de Captain America #110, corria o ano de 1969. 

     Dando-se pelo nome de Madame Hydra, Ophelia, aprendiz de um dos fundadores da organização, o Kraken, subiu a pulso.
 A morte do líder anterior, o Baron Strucker, bem como a destruição da HYDRA Island, permitiu a Ophelia assumir-se como a chefe absoluta do grupo terrorista. 

     Inimiga mortal do Captain America e da S.H.I.E.L.D, Ophelia, que mudaria o seu nome de Madame Hydra para Viper, acabaria por perder a liderança da organização após uma sucessão de eventos catastróficos. 

     Viper regressaria à HYDRA muitas vezes depois disso, quer na condição de líder, quer como sua melhor agente.  
Viper acabaria por falecer após um confronto com agentes de uma organização rival, a Leviathan. 
O corpo de Ophelia seria, contudo, "ressuscitado" para servir de serva para o vilão conhecido como The Hive. 





     Este status duraria pouco tempo e nos tempos recentes Viper já está de regresso à sua aparência tradicional, bem como no controlo total das sua faculdades mentais. 
Vilã icónica no Universo Marvel, Viper estreou-se nos cinemas como uma das antagonistas no filme "Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D" e regressaria à grande tela com "The Wolverine".






     A segunda mulher a ocupar a liderança da HYDRA foi-nos apresentada nas páginas de Secret Warriors. Trata-se de uma das mais antigas operativas da S.H.I.E.L.D e de uma das mais próximas aliadas de Fury, a Condessa de Fontaine. 

     O passado desta personagem, também ela criada por Steranko, é-nos revelado, juntamente com as ligações à antiga U.R.S.S e ao grupo subversivo Leviathan.
Valentine fez a sua estreia nas comics em Tales of Suspense # 159, em 1967.





     A terceira, e última, mulher a liderar a HYDRA na continuidade normal foi, até à data, Grace, a.k.a Queen Hydra. 
Apresentada nas páginas de Captain America #2, de 2011, Queen Hydra deve a sua existência a um supersoldado chamado Codename Bravo, que ficou preso num mundo onírico, depois de uma tentativa falhada de atacar a HYDRA durante a Segunda Guerra.

      O referido mundo é o resultado  dos sonhos do mutante chamado Jimmy Jupiter.
 Este conseguia dar forma física a mundos que de outra forma apenas existiam na sua mente. 
Bravo, preso nessa realidade, após Jupiter cair em um coma que durou décadas, apenas conseguiria reemergir no Mundo real, anos mais tarde. 

     Achando-o decrépito e com contas para ajustar com Steve Rogers, Bravo traz consigo Grace e a sua HYDRA. 
A Queen Hydra tem, desde esse momento, tentado conquistar o Mundo, ao mesmo tempo que procura livrar-se do Captain America, tendo para isso se aliado ao nefasto Baron Zemo.

     Noutras realidades alternativas existentes no vasto Multiverso da Marvel tivemos outras Madame Hydra a dirigirem a organização.
 De entre todas elas, o destaque recai sobre a She-Hulk e a Invisible Woman.





     A primeira surgiu na mini-série Earth X, de1999, que explora a ideia de uma Terra repleta de Inhumans e Mutantes, no qual a HYDRA não é tanto uma organização, mas mais uma espécie de colectivo de mentes. 

     O corpo da She-Hulk, há muito morta, serve de hospedeiro base para uma criatura que resultou de experimentos que a S.H.I.E.L.D fez com D.N.A alienígena. 
A criatura foi liberta por Norman Osborn e usada em Nova Iorque, onde consumiu grande parte da população, incluindo alguns membros dos Avengers e da S.H.I.E.L.D.

     Intitulada de de Hydra Queen, a criatura teria um violento confronto com os Iron Avengers de Tony Stark, antes de ser completamente obliterada pelo Neutralizador de ROM, o Cavaleiro do Espaço, que na época se encontrava na posse de Steve Rogers.





     A segunda surgiu nas páginas de Exiles #91, e ocorre na Terra 1720 da Marvel, na qual a HYDRA devastou o Mundo ao levar para a frente o seu plano de domínio global. 
Susan Storm, divorciada de Reed Richards e antiga associada dos Fantastic Four, assumiu o manto de Madame Hydra, mostrando-se uma líder cruel, inteligente e extremamente vingativa. 

     Para além de contar com Wolverine como braço-direito (e amante), Sue conta ainda com o assassino Slaymaster, bem como Captain Hydra (uma versão de Steve Rogers) e um exército de ninjas da HAND. 

     Contudo, nem isso, nem os seus poderes impedem a sua derrota à mãos dos Exiles. 
Humilhada, Sue persegue-os pelo Muliverso numa tentativa, vã, de se vingar. 
Esta versão alternativa de Susan Storm irá morrer em combate com a mutante Shadowcat.